Últimas notícias

Chefe da Renault: Fórmula 1 deve colaborar melhorando as pistas

Cyril Abiteboul sugere envolvimento das equipes para melhorar o design das pistas da categoria máxima do automobilismo

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19, leads Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19, leads Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

Andy Hone / Motorsport Images

Em meio à definição do calendário de 2020 da Fórmula 1 (entenda em galeria especial no fim desta matéria), o chefe de equipe da Renault, Cyril Abiteboul, disse que a categoria deve focar mais em melhorar o desenho das pistas, com o intuito de permitir melhores corridas.

Como exemplo, o dirigente francês citou que seus engenheiros analisaram como os layouts alternativos do circuito de Paul Ricard poderiam ter propiciado um GP da França melhor neste ano, após críticas à tediosa prova.

Leia também:

A organização da F1 já fez esforços internos para otimizar os layouts dos circuitos: o chefe de desempenho da categoria, Craig Wilson, que trabalhou anteriormente na BAR, Honda, Brawn e Williams, esteve envolvido nos projetos do Vietnã e de Miami. Nesse sentido, Abiteboul disse que as equipes podem identificar possíveis mudanças nos locais já existentes.

"Uma coisa que eu acho que precisamos fazer um pouco mais é projetar as pistas", disse ele ao Motorsport.com. "Eu preferiria um pouco menos de engenharia excessiva dos regulamentos técnicos e um pouco mais de engenharia do layout da pista, em vez de investir em 20 carros que deveriam ser diferentes a cada ano”.

“Eu talvez mudasse uma ou duas curvas em cada pista. Seria muito mais eficiente em termos de custo e muito melhor para o esporte. Eu sei que eles colocaram muito esforço de engenharia no Vietnã. Mas isso é algo que todos poderíamos pensar coletivamente”.

Abiteboul disse que o circuito de Paul Ricard forneceu um interessante estudo de caso. "Houve algumas críticas duras após a corrida, porque ela se transformou em uma procissão. Tentamos torná-la um pouco interessante no final, e fomos penalizados por isso”, comentou, em referência a uma punição a Daniel Ricciardo.

"Então o que fizemos foram algumas simulações de configurações alternativas. Gostaria de ver mais novidades das equipes de engenharia em algumas soluções e melhorias para as pistas. Se 10 equipes colaborassem para melhorar, tenho certeza de que poderíamos chegar a resultados fantásticos, e não precisamos esperar por 2021 para isso. Isso já seria no ano que vem”.

Calendário de 2020 deve ser o maior da história da F1

Com a confirmação da permanência do GP do México e a provável manutenção do GP da Espanha por pelo menos mais um ano, a categoria deverá perder uma de suas melhores provas de 2019: o GP da Alemanha.

A organização da F1 pretendia manter o número de 21 provas para 2020, mas os planos acabaram mudando e a tendência é que a próxima temporada tenha 22 corridas, uma quantia recorde na história.

Entenda na galeria abaixo como o calendário de 2020 está se desenhando:

GP da Austrália

GP da Austrália

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

A etapa de Melbourne seguirá abrindo a temporada da F1. A prova de 2020 já tem data confirmada: 15 de março.
GP do Bahrein

GP do Bahrein

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Segunda etapa da temporada 2019, a prova de Sakhir foi marcada por grande decepção para Charles Leclerc e está confirmada para 2020.
GP da China

GP da China

Foto de: motosport.com

A etapa de Xangai de 2019 marcou a milésima corrida da história da F1 e segue no calendário em 2020.
GP do Azerbaijão

GP do Azerbaijão

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

A movimentada etapa de Baku se mantém no calendário do ano que vem.
GP do Vietnã

GP do Vietnã

Foto de: FOM

O GP do Vietnã (layout na foto) está confirmado em 2020 e deve ocorrer em abril, pouco antes da habitual data da corrida espanhola.
GP da Espanha

GP da Espanha

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Depois de governo voltar atrás e decidir apoiar financeiramente a etapa, GP deve ficar no calendário.
GP da Holanda

GP da Holanda

Foto de: motosport.com

Confirmado em 2020, o GP da Holanda será disputado em Zandvoort (foto) e deve ser realizado em maio.
GP de Mônaco

GP de Mônaco

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Tradicionalíssima prova de Monte Carlo segue na Fórmula 1.
GP do Canadá

GP do Canadá

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Palco de polêmica entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton neste ano, a etapa de Montreal segue no calendário para 2020.
GP da França

GP da França

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Alvo de duras críticas por conta de sua monotonia, a corrida de Paul Ricard também acontecerá no ano que vem.
GP da Áustria

GP da Áustria

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Responsável por reanimar os fãs da F1 com a espetacular vitória de Max Verstappen, a prova de Spielberg se mantém firme e forte para 2020.
GP da Grã-Bretanha

GP da Grã-Bretanha

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Recém-confirmada na F1 até 2024, a etapa de Silverstone é o berço da categoria, já que foi sede da primeira corrida da história do campeonato, em 1950.
A definir (GP da Alemanha)

A definir (GP da Alemanha)

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

A etapa de Hockenheim segue sem contrato para 2020 e deve ficar de fora da próxima temporada.
GP da Hungria

GP da Hungria

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

A tradicional prova de Hungaroring segue no calendário para 2020.
GP da Bélgica

GP da Bélgica

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A etapa de Spa-Francorchamps, famosa pela curva Eau Rouge (foto) é uma das favoritas de pilotos e fãs e se mantém na F1.
GP da Itália

GP da Itália

Foto de: Alessio Morgese / Luca Rossini

Outra corrida tradicional que segue no calendário é o GP da Itália, disputado em Monza. O circuito renovou com a F1 neste ano e segue pelo menos até 2024, como Silverstone.
GP de Cingapura

GP de Cingapura

Foto de: Lionel Ng / Motorsport Images

Palco de polêmicas, a exótica etapa de Marina Bay segue no calendário para 2020.
GP da Rússia

GP da Rússia

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Outra pista marcada por polêmica que segue na F1 é a de Sochi, que teve ordem de equipe da Mercedes em favor de Hamilton em 2018.
GP do Japão

GP do Japão

Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images

Outro histórico circuito que se mantém na categoria é o de Suzuka, palco de grandes decisões no fim dos anos 1980.
GP do México

GP do México

Foto de: Pirelli

A etapa de Hermanos Rodríguez teve problemas de financiamento, já que não terá mais apoio do governo. Assim, a negociação se arrastou, mas deu certo no fim.
GP dos Estados Unidos

GP dos Estados Unidos

Foto de: Bill Gulker

A etapa do Circuito das Américas segue no calendário da F1 em 2020.
GP do Brasil

GP do Brasil

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Até 2020, a corrida fica em Interlagos, famoso pelo S do Senna (foto). Depois, não se sabe: o Rio de Janeiro anunciou a construção de um autódromo e entrou na disputa com São Paulo pelo futuro da etapa brasileira da F1.
GP de Abu Dhabi

GP de Abu Dhabi

Foto de: James Gasperotti / Motorsport Images

A luxuosa prova que vai noite adentro vem fechando o calendário nos últimos anos e está confirmada para 2020.
23

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Verstappen: Lições com a McLaren deixaram Honda cautelosa na Red Bull
Próximo artigo F1: Hamilton nega que o hexacampeonato já esteja garantido

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil