Coluna do Felipe Massa: a corrida que eu poderia ter vencido

Em sua coluna exclusiva para o Motorsport.com, brasileiro analisa GP do Azerbaijão

Felipe Massa, Williams

Felipe Massa, Williams

Sutton Motorsport Images

Felipe Massa

Felipe Massa, piloto brasileiro de Fórmula 1 e que atualmente defende a Williams

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Sergio Perez, Sahara Force India F1 VJM10, Felipe Massa, Williams FW40, at the restart
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, battles, Felipe Massa, Williams FW40, at the restart
Felipe Massa, Williams FW40, Esteban Ocon, Sahara Force India F1 VJM10
Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Williams FW40 retires
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams FW40
Pierre Wache, Red Bull Racing Chief Engineer Performance Engineering, Race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 Daniel Ricciardo, Red Bull Racing and Lance Stroll, Williams

Houve um momento no GP do Azerbaijão em que pensei que seria uma das corridas mais memoráveis da minha carreira. Mas em vez disso, o resultado foi que eu estava na lista dos que não terminaram. Então fiquei com zero ponto e lamentando uma corrida em que havia a chance de ter um ótimo resultado.

Ao longo dos treinos e da classificação, tive uma sensação muito boa sobre o ritmo do meu carro. Tinha certeza de que nos classificaríamos facilmente entre os dez melhores, e isso foi confirmado com os resultados.

O que eu não poderia ter imaginado naquele ponto, no entanto, é que eu seria capaz de ganhar a prova. Esta possibilidade só surgiu durante a paralisação em bandeira vermelha.

Depois de algumas voltas da corrida, percebi que poderia começar a esperar por algo mais do que apenas alguns pontos. Passei os dois carros da Force India e Kimi Raikkonen com facilidade, e estava em terceiro lugar, atrás de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, quando a corrida foi interrompida.

Eu não sabia, nesse ponto, é claro, que ambos enfrentariam problemas inesperados. Estava certo de que depois da bandeira vermelha que eles desapareceriam da minha frente. Mas a ideia de estar no pódio já era muito boa.

Mas quando conseguimos voltar para a pista, senti imediatamente que algo não estava funcionando bem no carro. Esperava que fosse algo que pudesse ser corrigido, mas logo percebi que era uma falha mecânica letal. Uma vez nos pits, conseguimos descobrir qual era o problema: um amortecedor.

Então minha corrida terminou com muita decepção. Mas assisti as voltas restantes com a equipe, quando comemoramos o primeiro pódio do time em 2017 e de Lance Stroll na F1. Obviamente, eu teria gostado de estar lá, mas não posso lutar contra o inesperado, e no final eu estava feliz por toda a equipe e Lance.

Depois que ele marcou seus primeiros pontos no Canadá, a confiança de Lance aumentou e fico feliz que ele tenha decidido usar minhas escolhas de configuração e adaptar seu estilo de pilotagem. Ele começou a usar meus setups no primeiro dia e teve a capacidade de se adaptar muito bem sem cometer erros.

As primeiras corridas desta temporada foram difíceis para Lance, mas estou muito feliz que o ano dele tenha tomado uma direção diferente depois de Montreal e Baku.

A F1 deixou Baku, mas ainda há a repercussão sobre os incidentes na corrida entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Vi as imagens na TV. Lewis poderia estar devagar e isso pode ter sido um pouco inesperado para Sebastian, mas ainda estou um pouco surpreso com sua reação.

Agora estamos trabalhando duro para nos preparar para o GP da Áustria e o Red Bull Ring é uma pista na qual Williams sempre foi bem.

Deveremos ter algumas atualizações no carro, e espero que possamos confirmar nossa luta por posições próximas ao pódio. Quero corrigir o que perdi nas duas últimas corridas, onde não consegui a recompensa por performances muito rápidas.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Vandoorne: Briga de Vettel e Hamilton é o que os fãs querem
Próximo artigo Dennis vende ações e rompe em definitivo com a McLaren

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil