O milésimo GP da F1
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O milésimo GP da F1

GALERIA: Conheça as marcas mais aleatórias e bizarras da história da Fórmula 1

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GALERIA: Conheça as marcas mais aleatórias e bizarras da história da Fórmula 1
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, Editor General
23 de abr de 2019 15:31

Com acervo fotográfico exclusivo, Motorsport.com reúne, em galeria, os recordes mais interessantes da história da categoria

Além das glórias de pilotos e equipes campeãs mundiais da Fórmula 1 em seus quase 70 anos de história, com 1000 GPs completados na última corrida, na China, a categoria máxima do automobilismo também tem suas marcas bizarras.

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Com acervo fotográfico exclusivo, o Motorsport.com reuniu algumas dessas coincidências históricas, recordes infelizes e ocorrências únicas ao longo dos tempos na Fórmula 1. Estatísticas inúteis, mas curiosas. Confira na galeria abaixo:

Galeria
Lista

O pole position mais velho

O pole position mais velho
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Foto de: LAT Images

O piloto mais veterano a conseguir uma pole é Giuseppe Farina, com a Ferrari, aos 47 anos e 79 dias, no GP da Argentina de 1954.

O campeão mais velho

O campeão mais velho
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Foto de: Bernard Cahier / The Cahier Archive

A lenda argentina Juan Manuel Fangio conquistou seu quinto e último título aos 46 anos e 41 dias no GP da Alemanha de 1957, com a Maserati.

O piloto que usou quatro carros diferentes no mesmo fim de semana

O piloto que usou quatro carros diferentes no mesmo fim de semana
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Foto de: LAT Images

Fato inimaginável para os dias de hoje. Durante o fim de semana do GP de Mônaco de 1957, Peter Collins usou quatro carros diferentes. Nos treinos, pilotou um Cooper T43, uma Ferrari Dino 156 e uma Lancia-Ferrari D50. Na corrida, foi de Lancia-Ferrari 801.

A recuperação mais impressionante

A recuperação mais impressionante
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Foto de: LAT Images

Quando as 500 Milhas de Indianápolis faziam parte do calendário, o norte-americano Jim Rathmann conseguiu se recuperar de forma impressionante: largando em 32º, ele terminou em segundo na edição de 1957.

Resultado de Mônaco prenuncia o campeonato

Resultado de Mônaco prenuncia o campeonato
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Foto de: LAT Images

O GP de Mônaco de 1973 é o único em que o resultado dos seis primeiros correspondeu à classificação final do campeonato. Jackie Stewart venceu, seguido por Emerson Fittipaldi, Ronnie Peterson, François Cévert, Peter Revson e Denny Hulme.

Coincidência macabra

Coincidência macabra
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Foto de: LAT Images

Em 6 de outubro de 1973, François Cévert morreu na pista durante a qualificação para o GP dos Estados Unidos. O francês era visto como um potencial campeão do mundo, mas não pôde dar o primeiro título da F1 ao seu país. Curiosamente, na mesma data, mas 12 anos depois, a França finalmente teve seu primeiro campeão mundial, quando Alain Prost conquistou o campeonato no GP da Europa, disputado em Brands Hatch em 1985.

800 metros como piloto da Fórmula 1

800 metros como piloto da Fórmula 1
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Foto de: LAT Images

Em 1993, Marco Apicella disputou sua única corrida na F1 com a equipe Jordan, em Monza. Após largar em 23º, sofreu um acidente na primeira curva e terminou seu único GP com apenas 800 metros percorridos. Por isso, o italiano é tido por muitos como o piloto com a passagem mais curta na F1. A marca, porém, pertence a Ernst Loof. O alemão abandonou o GP de seu país de 1953 com falha na bomba de combustível dois metros depois da largada.

Quase meia década de reinado

Quase meia década de reinado
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Foto de: LAT Images

Michael Schumacher é o piloto que teve mais dias consecutivos como campeão mundial, com um total de 1.813 dias. O reinado foi de 8 de outubro de 2000 (GP do Japão) até 25 de setembro de 2005 (GP do Brasil).

Irmãos na primeira fila

Irmãos na primeira fila
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Foto de: LAT Images

O GP do Brasil de 2001 foi o primeiro em que dois irmãos ocuparam a primeira fila do grid, com Michael e Ralf Schumacher. Antes disso, no GP da Itália de 1998, eles estiveram juntos no pódio pela primeira vez, algo que aconteceria outras 15 vezes, incluindo três dobradinhas, a primeira no Canadá, em 2001.

Punição instantânea

Punição instantânea
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Sebastian Vettel tem vários recordes, inclusive um ruim, que aconteceu no GP da Turquia de 2006, em teste pela BMW Sauber. Ao deixar o box, ele esqueceu de pressionar o botão do limitador de velocidade, excedendo o limite e sofrendo a penalidade mais rápida da história.

GP com mais pilotos desclassificados

GP com mais pilotos desclassificados
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Foto de: BMW AG

O GP do Canadá de 2004 teve o maior número de desqualificações na história. As duas Williams de Juan Pablo Montoya e Ralf Schumacher e as duas Toyota de Cristiano Da Matta e Olivier Panis foram desclassificadas porque tinham dutos de refrigeração de freio que não estavam em conformidade com as regras. Todos, exceto Panis, haviam terminado dentro dos pontos. Curiosamente, Montoya sofreria uma segunda desqualificação consecutiva na semana seguinte, em Indianápolis, por ter saído do carro no grid de largada após o tempo permitido.

GP mais longo e com mais safety cars

GP mais longo e com mais safety cars
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Foto de: LAT Images

O GP do Canadá 2011 tem duas marcas curiosas: foi a corrida com mais entradas do Safety Car (6) e com a maior duração, com mais de 4 horas. Além disso, o vencedor Jenson Button ultrapassou Sebastian Vettel em na última volta.

Punições antes, durante e depois do GP: Hamilton e Maldonado

Punições antes, durante e depois do GP: Hamilton e Maldonado
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Foto de: LAT Images

Em 2011, o GP de Mônaco marcou a primeira vez que um piloto foi sancionado antes, durante e depois da corrida. Lewis Hamilton teve seu melhor tempo de qualificação desconsiderado, foi punido na corrida por um incidente com Felipe Massa e, em seguida, penalizado em 20s por um acidente com Pastor Maldonado. Já o venezuelano passou por algo semelhante em Abu Dhabi, no mesmo ano: 10 lugares de sanção no grid por uma troca de motor, um stop and go por ignorar bandeiras azuis na corrida e, em seguida, adição de 30s no tempo de prova pela mesma razão.

Campeão, bi e tri no pódio

Campeão, bi e tri no pódio
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Foto de: LAT Images

O GP da Austrália de 2013 teve a grande coincidência de ter no pódio o campeão mundial Kimi Raikkonen (sorrindo) em primeiro, o bicampeão Fernando Alonso em segundo e o tricampeão à época Sebastian Vettel em terceiro.

Temporada com mais vitórias, mas sem título

Temporada com mais vitórias, mas sem título
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Foto de: LAT Images

Hamilton tem muitas marcas positivas, mas também é o piloto com mais vitórias em um campeonato em que o título não veio. Foi na temporada 2016, quando o britânico venceu 10 GPs, mas perdeu para Nico Rosberg, que ganhou uma corrida a menos.

Mesmas equipes e pilotos durante o ano todo

Mesmas equipes e pilotos durante o ano todo
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Foto de: Jerry Andre / Sutton Images

A temporada 2018 da Fórmula 1 foi a primeira na história em que todos os pilotos que começaram o campeonato chegaram à última corrida, sem mudanças na formação das equipes.

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Categoria Fórmula 1
Autor Diego Mejía
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