Fórmula 1
04 set
Próximo evento em
24 dias
R
GP da Toscana
11 set
Próximo evento em
31 dias
R
GP de Singapura
17 set
Canceled
R
GP da Rússia
25 set
Próximo evento em
45 dias
R
GP do Japão
08 out
Canceled
R
GP dos Estados Unidos
23 out
Canceled
R
GP do México
30 out
Canceled
R
GP do Brasil
13 nov
Canceled
R
GP de Abu Dhabi
27 nov
Próximo evento em
108 dias

Constituição, Bahia campeão e internet no Brasil: o mundo em 1988

compartilhar
comentários
Constituição, Bahia campeão e internet no Brasil: o mundo em 1988
Por:
, Repórter
3 de mai de 2020 12:30

Veja os principais fatos do ano em que Ayrton Senna conquistou seu primeiro título mundial

Prova que rendeu ao piloto brasileiro Ayrton Senna seu primeiro título mundial na Fórmula 1 com a McLaren, o GP do Japão de 1988 será reprisado na manhã deste domingo, às 9h45, pela TV Globo, durante o programa Esporte Espetacular. Por isso, o Motorsport.com resolveu relembrar como era o mundo antes da realização daquela corrida, disputada no circuito de Suzuka. É o que você confere na galeria abaixo:

Leia também:

 

Galeria
Lista

O Brasil já era campeão mundial de F1, já que Nelson Piquet venceu a temporada 1987. Em 1988, Nelsão trocou a Williams pela Lotus

O Brasil já era campeão mundial de F1, já que Nelson Piquet venceu a temporada 1987. Em 1988, Nelsão trocou a Williams pela Lotus
1/20

Foto de: LAT Images

No Brasil, a moeda era o Cruzado

No Brasil, a moeda era o Cruzado
2/20

Foto de: Divulgacao

Ayrton Senna fazia sua primeira temporada na McLaren. Antes, o piloto guiara por Toleman e Lotus

Ayrton Senna fazia sua primeira temporada na McLaren. Antes, o piloto guiara por Toleman e Lotus
3/20

Foto de: LAT Images

No futebol, a Holanda era campeã da Eurocopa

No futebol, a Holanda era campeã da Eurocopa
4/20

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

Lewis Hamilton tinha apenas 3 anos

Lewis Hamilton tinha apenas 3 anos
5/20

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Sebastian Vettel tinha 1 ano

Sebastian Vettel tinha 1 ano
6/20

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

'O Último Imperador', que conta a história arrebatadora da vida de Pu Yi, o último imperador da China, era o vencedor do Oscar daquele ano

'O Último Imperador', que conta a história arrebatadora da vida de Pu Yi, o último imperador da China, era o vencedor do Oscar daquele ano
7/20

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Jean-Marie Balestre era o presidente da FIA

Jean-Marie Balestre era o presidente da FIA
8/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

Forças de manutenção da paz das Nações Unidas ganharam o Nobel da Paz de 1988

Forças de manutenção da paz das Nações Unidas ganharam o Nobel da Paz de 1988
9/20

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Valentino Rossi tinha 10 anos

Valentino Rossi tinha 10 anos
10/20

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Eddie Lawson foi o campeão do mundial de motovelocidade

Eddie Lawson foi o campeão do mundial de motovelocidade
11/20

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Nos games, o Mega Drive era lançado naquele ano

Nos games, o Mega Drive era lançado naquele ano
12/20

Foto de: Paul Foster

Piquet era tricampeão e Prost bi

Piquet era tricampeão e Prost bi
13/20

Foto de: LAT Images

Em 1988, a Constituição era promulgada

Em 1988, a Constituição era promulgada
14/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

O Papa era João Paulo II. Nesta foto, o atual pontífice, Francisco, confere um carro de Fórmula E

O Papa era João Paulo II. Nesta foto, o atual pontífice, Francisco, confere um carro de Fórmula E
15/20

Foto de: FIA Formula E

O Bahia foi o campeão brasileiro de futebol de 1988

O Bahia foi o campeão brasileiro de futebol de 1988
16/20

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

Campeão da F-E e ex-F1, Sébastien Buemi nascia em 1988

Campeão da F-E e ex-F1, Sébastien Buemi nascia em 1988
17/20

Foto de: Dan Bathie / Motorsport Images

Bill Elliott foi o campeão da NASCAR naquele ano

Bill Elliott foi o campeão da NASCAR naquele ano
18/20

Foto de: Alexander Trienitz

A internet chegava ao Brasil em 1988. As conexões inicialmente foram feitas em setor acadêmico e somente anos depois foi destinada a usuários domésticos e empresas

A internet chegava ao Brasil em 1988. As conexões inicialmente foram feitas em setor acadêmico e somente anos depois foi destinada a usuários domésticos e empresas
19/20

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

O Gol era o carro mais vendido; o carro ficou na liderança de 1987 até 2010

O Gol era o carro mais vendido; o carro ficou na liderança de 1987 até 2010
20/20

Foto de: Divulgacao

VÍDEO: Barrichello relembra em detalhes o dia em que Senna socou Irvine na F1

PODCAST Motorsport.com: Senna foi o melhor esportista do Brasil?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

GALERIA: Veja todos carros de Ayrton Senna na F1

Galeria
Lista

1984: Toleman TG183B

1984: Toleman TG183B
1/12

Foto de: Camille De Bastiani

Foi seu primeiro carro na Fórmula 1, apesar de Senna ter usado o monoposto apenas nas primeiras quatro corridas daquela temporada 1984, somando dois sextos lugares na África do Sul e na Bélgica.

1984: Toleman TG184

1984: Toleman TG184
2/12

Foto de: Camille De Bastiani

Foi com o novo carro da Toleman que o brasileiro conseguiu o famoso pódio na corrida chuvosa em Mônaco. Além disso, conquistou mais dois terceiros lugares, na Grã-Bretanha e em Portugal.

1985: Lotus 97T

1985: Lotus 97T
3/12

Foto de: Camille De Bastiani

A Lotus carregava um motor Renault. Com o monoposto, ele conseguiu uma vitória já em sua segunda corrida, em Portugal, antes de cair em uma sequência de sete provas consecutivas sem pódios. Voltou ao top-3 na Áustria com o segundo lugar, iniciando uma série de cinco pódios, incluindo uma vitória na Bélgica.

1986: Lotus 98T

1986: Lotus 98T
4/12

Foto de: Camille De Bastiani

Em sua segunda temporada com a Lotus, a equipe usou novamente o motor Renault V6. Os resultados chegaram: seis pódios, incluindo vitórias de Espanha e Detroit, nas oito primeiras corridas. No final, Senna somou 11 pódios para terminar em quarto entre pilotos.

1987: Lotus 99T

1987: Lotus 99T
5/12

Foto de: Camille De Bastiani

Com o Lotus 99T, já com motor Honda, o piloto ficou em terceiro lugar no campeonato de pilotos. Durante o ano, ele somou duas vitórias, quatro segundos lugares e dois terceiros. Essa foi a melhor posição de qualificação até então para o brasileiro.

1988: McLaren MP4/4

1988: McLaren MP4/4
6/12

Foto de: Camille De Bastiani

Em seu primeiro ano com a McLaren, seu carro foi o MP4/4, com motor Honda. Já em sua segunda corrida, Senna venceu o GP de San Marino. Depois de abandonar em Mônaco, obteve um segundo lugar no México, iniciando série de oito pódios consecutivos, incluindo seis vitórias. No GP do Japão, ele subiu novamente ao topo do pódio e conquistou seu primeiro campeonato na F1.

1989: McLaren MP4/5

1989: McLaren MP4/5
7/12

Foto de: Camille De Bastiani

Em sua segunda temporada com a McLaren, Senna guiou o MP4/5, impulsionado pela Honda. Foi o ano da intensificação da rivalidade com Alain Prost. No decorrer da temporada, ele somou seis vitórias e um segundo lugar na Hungria.

1990: McLaren MP4/5B

1990: McLaren MP4/5B
8/12

Foto de: Camille De Bastiani

A terceira temporada de Senna pela McLaren marcou a saída de Alain Prost para a Ferrari, o que fez com que os números dos carros britânicos fossem alterados. O francês levou consigo o projetista Steve Nichols. Por isso, a McLaren fez alterações no seu carro do ano anterior, com novidades no corpo e na asa traseira. Deu certo: ganhou o Mundial de Construtores e Senna reconquistou o título.

1991: McLaren MP4/6

1991: McLaren MP4/6
9/12

Foto de: Camille De Bastiani

O MP4/6 impulsionado por um Honda V12 foi o último carro com o qual Senna brigou frequentemente por vitórias na McLaren. O início da temporada deu-lhe quatro vitórias. Depois, dois terceiros lugares, no México e na França. Os triunfos na Hungria, Bélgica e Austrália, com os segundos lugares de Itália, Portugal e Japão, deram a ele seu terceiro e último título mundial na Fórmula 1.

1992: McLaren MP4/7

1992: McLaren MP4/7
10/12

Foto de: Camille De Bastiani

A McLaren começou a temporada com uma atualização do chassi de 1991 na África do Sul e no México, onde Senna conseguiu o terceiro lugar. No Brasil, veio o novo carro MP4/7, para as restantes 14 datas do campeonato. Senna ainda ganhou três GPs (Mônaco, Hungria e Itália) e três pódios (San Marino, Alemanha e Portugal), terminando em quarto no campeonato vencido por Nigel Mansell.

1993: McLaren MP4/8

1993: McLaren MP4/8
11/12

Foto de: Camille De Bastiani

Com o novo motor Ford, Senna começou sua última temporada com a McLaren ao volante do MP4/8. O início da temporada permitiu-lhe três vitórias e dois pódios nas primeiras seis corridas de 1993. No fim do ano, ainda venceu no Japão e na Austrália.

1994: Williams FW16

1994: Williams FW16
12/12

Foto de: Camille De Bastiani

Em seu desejo de vencer seu quarto campeonato mundial, Ayrton Senna mudou para a Williams em 1994. Entretanto, perdeu a suspensao eletrônica de seu antecessor em virtude das novas regras da F1 e ficou desvantagem. Em seu terceiro GP com o FW16, Senna faleceu após forte batida na curva Tamburello, em Imola.

 

Ayrton Senna: 60 fatos e feitos do tricampeão mundial de F1

.

Veja os motivos que fizeram a Globo escolher o GP do Japão de 1988 como 1ª reprise da F1

Artigo anterior

Veja os motivos que fizeram a Globo escolher o GP do Japão de 1988 como 1ª reprise da F1

Próximo artigo

Japão-88: Com Galvão, Massa e cia, reprise de título de Senna na Globo resgata era de ouro da F1 e emociona

Japão-88: Com Galvão, Massa e cia, reprise de título de Senna na Globo resgata era de ouro da F1 e emociona
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Carlos Costa