Últimas notícias

Cosworth prepara retorno à F1 para temporada de 2021

Diretor executivo da empresa garante que fornecedora estaria pronta para iniciar projeto caso haja mudanças na tecnologia da categoria

Logotipo Cosworth

Foto de: XPB Images

A Cosworth está s preparando para um retorno à F1 em 2021, já que se comprometeu a ajudar no desenvolvimento nas novas regras de motores para a categoria, apurou o Motorsport.com.

A fabricante, que já venceu 176 GPs na F1 e competiu pela última vez em 2013, com a Marussia, recentemente participou das reuniões para definir os rumos do regulamento de motores após 2020.

Apesar de não haver a confirmação oficial dos planos, a ideia de um motor V6 turbo híbrido mais simples e barato é suficiente para que a Cosworth se sinta pronta para voltar à F1.

Hal Reisiger, diretor executivo da Cosworth, confirmou que o otimismo com os rumos das regras, além de conversas positivas com equipes da F1, o deixaram convencido de que é preciso separar recursos para o projeto.

“Acho que temos apoio suficiente das equipes existentes, com conversas com algumas delas, o que nos permite ter o comprometimento para poder continuar”, disse Reisiger, em entrevista exclusiva ao Motorsport.com.

“Quanto mais equipes comprometidas em longo prazo, sempre é melhor. Mas temos alguns acordos verbais para parcerias com equipes existentes e futuras, o que nos permitiria ser um fornecedor sustentável.”

Novas regras

A Cosworth concordou em desempenhar um papel significativo no desenvolvimento das regras de 2021 e acredita que o que está sendo proposto é factível para uma empresa como ela.

Contudo, Reisiger acredita que a F1 precisa se afastar dos elementos de recuperação de calor das atuais unidades, o que se provou tão problemático para as fabricantes.

“Nós gostamos de estar envolvidos no processo. Acho que estamos prontos para voltar à F1 se o regulamento de motor mudar, e a mudança atrativa tem de ser com a recuperação de calor [do turbo] – esse é o elemento mais caro e que dá mais trabalho.”

“Se a F1 quiser uma nova fornecedora para 2021, deveria haver algumas mudanças nesse sentido. Fomos convidados a participar da reunião, e estamos felizes por isso, então estamos comprometidos com o processo e ansiosos para isso.”

Ligação com a Red Bull

Um cenário que pode funcionar para a Cosworth seria na ajuda da criação e fabricação do motor, para que uma nova fabricante se una para mais suporte e direito de nome. 

Pelo fato da Cosworth fornecer o motor para o Aston Martin Valkyrie, desenvolvido por Adrian Newey, já há especulações de que a Red Bull seria uma óbvia parceira.

Reisiger afirmou que nenhuma decisão precisa ser tomada até o ano que vem, mas, se o retorno à F1 de fato acontecer em 2021, seria necessário iniciar a criação do motor com 12 meses de antecedência.

“Nós iniciaremos normalmente em 2018. Sei que há algumas conversas para adiantar isso em um ano, e isso faria com que os trabalhos começassem logo.”

“Acho que uma de nossas foi vista no motor de LMP1, quando fomos da criação aos testes em dinamômetro em 11 meses. Nós somos muito velozes no que diz respeito a esse tipo de capacidade. Não sei se há muitas empresas que podem ser rápidas desse jeito, mas nós temos isso.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Sainz admite que aprendeu lição após confusão com Red Bull
Próximo artigo Mercedes e Ferrari rejeitam parceria com a McLaren em 2018

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil