Da estreia ao hexa: a metamorfose de Hamilton na Fórmula 1
Britânico passou por diversas mudanças desde que estreou na categoria, passando inclusive por mudança na dieta e troca de religião

No último domingo, Lewis Hamilton venceu o mundial de Fórmula 1 pela sexta vez em seus 13 anos na categoria. Alcançar tamanho sucesso não foi tarefa fácil e para chegar e se manter no topo, o britânico precisou passar por diversas mudanças ao longo da carreira. Nessa matéria especial, vamos revisitar alguns pontos da metamorfose de Hamilton ao longo dos anos.
Leia também:
O talento de Hamilton, sua habilidade de se adaptar a diferentes carros e estilos de pilotagem, além de sua crescente maturidade podem ser apontados como fatores cruciais para suas conquistas. Mas as transformações mais radicais são provavelmente as que aconteceram fora das pistas.
Não é possível apontar em que medida as mudanças na vida privada de Hamilton refletem sua evolução como profissional, ou se suas transformações é que influenciam seu comportamento dentro do carro. De todo modo, eis a metamorfose do hexacampeão:
2007 - O jovem Hamilton, então com 22 anos, comemora sua terceira vitória na carreira.

Foto de: XPB Images
2007 - Hamilton perdeu o título por 1 ponto para Kimi Raikkonen. Sua imaturidade foi apontada por muitos como a causa de sua derrota. O pai do britânico, Anthony Hamilton, era também seu empresário e buscava proteger o filho dos deslumbramentos da F1 para ajudá-lo a focar nas pistas.

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Em uma decisão dramática contra Felipe Massa, Hamilton sagrou-se campeão em 2008. Apesar do título, ainda era considerado um piloto 'afoito', que precisava ser lapidado.

Foto de: James Moy
No ano do título, Hamilton assumiu sua relação com a cantora Nicole Scherzinger, do grupo Pussycat Dolls. Na época, o jovem britânico dava os primeiros sinais de que gostava de uma viver uma vida agitada e cercada de celebridades.

Foto de: XPB Images
Depois de um período de enfraquecimento da McLaren, Hamilton decidiu encerrar a relação empresarial com o pai, buscando ter mais liberdade em sua vida pessoal e cuidar de sua própria vida. Surgiam as primeiras mudanças visuais do britânico, como o uso de brincos.

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Apesar de vencer corridas em todas as temporadas, Hamilton não conseguiu disputar o título entre 2009 e 2013. Cuidando de sua vida pessoal sozinho e sem o pai por perto, Hamilton passou a exibir pequenas mudanças de comportamento e estilo.

Foto de: XPB Images
Em 2012, Hamilton fez sua última temporada pela McLaren e assinou com a Mercedes para o ano seguinte. Seu estilo de vida agitado, que incluía centenas de horas em vôos em busca de festas e compromissos pelo mundo, tornava-se conhecido. O britânico também passou a fazer tatuagens em lugares visíveis, mostrando sentir-se mais a vontade consigo mesmo.

Foto de: XPB Images
A mudança para a Mercedes pareceu liberar Hamilton para explorar suas características, e o piloto passou a experimentar diferentes cortes de cabelo, fazer tatuagens e buscar atividades variadas fora das pistas.

Foto de: XPB Images
Uma das principais mudanças do britânico em sua fase de transição foi a troca do catolicismo pela cientologia, religião que mistura elementos de outras crenças e que tem muitos seguidores em Hollywood.

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Apesar das críticas e questionamentos ao estilo de vida, Hamilton venceu um campeonato atrás do outro a partir de 2014.

Foto de: XPB Images
Sem jamais esconder sua atração por supercarros, motocicletas, luxo e festas, Hamilton passou a 'ostentar' suas conquistas materiais.

Foto de: Reprodução
O então tricampeão passou as férias de 2015 viajando por todo o mundo e participando de todo tipo de evento.

Foto de: Mercedes AMG
Hamilton também passou a ser visto com frequência em eventos de moda, uma das paixões do britânico.

Sem jamais deixar de se divertir e participar de festanças com os amigos.

Celebridades como Nicki Minaj, Neymar, Justin Bieber, Rihanna, entre outros, fazem parte do círculo de amizades do piloto.

Ao garantir a conquista do tricampeonato, o britânico saiu para celebrar com os colegas, calando os críticos. Hamilton festeja com Kevin Hart, Trey Songz e Ludacris.

E a série de aparições midiáticas do britânico seguiu firme e forte.

Hamilton concede entrevista durante férias

Hamilton durante passagem por Toronto

Hamilton exibe traje para festa de comemoração da Mercedes

Hamilton quando chegou a Toronto

A variação de estilos de Hamilton passou a ser cada vez mais frequente.

Foto de: XPB Images
Assim como a participação em variados tipos de festas.

Foto de: Neilson Barnard/Getty Images for Heidi Klum
E a ostentação de máquinas potentes.

Foto de: Reprodução
Hamilton também fez algumas participações em filmes e games. No cinema, participou de Carros 2, Carros 3 e Zoolander 2.

Foto de: Sutton Motorsport Images
O hexacampeão ainda foi transformado no oficial Carl Hamilton no jogo Call of Duty: Infinite Warfare.

Apesar das festas e badalações, Hamilton garante que não consome álcool e outras substâncias. Além disso, dedica-se muito a cuidar do corpo e da saúde.

E deixou de ser um rapaz franzino para se tornar um atleta.

Mostrando-se totalmente confortável consigo mesmo, Hamilton passou a estrelar campanhas de moda de marcas de grife.

Em meio a vitórias, títulos, festas e desfiles, Hamilton ainda achou tempo para fazer sua estreia (não confirmada) como cantor em um álbum de sua amiga Christina Aguilera.

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
A etapa mais recente de sua metamorfose foi a adesão à alimentação vegana, algo que o britânico leva tão a sério que decidiu abrir a própria franquia de restaurantes em parceria com um colega.

Foto de: Arquivo pessoal
Tatuagens, penteados ousados e inspirados na cultura afro, festas, ostentação, veganismo. Muitos podem criticar o britânico por seu estilo de vida, mas Hamilton parece ter encontrado um equilíbrio ideal em sua vida para continuar pilotando no mais alto nível.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Hamilton com sua MV Agusta personalizada em Mônaco.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Hamilton com sua MV Agusta personalizada em Mônaco.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Hamilton de patinete elétrico no paddock.

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Artigo anterior
Red Bull tem que manter bom momento para brigar por título em 2020
Próximo artigo
Vettel diz que rival Hamilton merece todo o sucesso na Fórmula 1

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Pilotos | Jon Hamilton |
Equipes | Mercedes , McLaren |