Conteúdo especial

Dos 8 títulos na 'era de ouro', à crise de pilotos: a história do Brasil nos mil GP's da F1

País é responsável por 10% das vitórias da história da Fórmula 1 com oito títulos mundiais

Podium: race winner Nelson Piquet, Williams, second place Ayrton Senna, Team Lotus, third place Nigel Mansell, Williams

Podium: race winner Nelson Piquet, Williams, second place Ayrton Senna, Team Lotus, third place Nigel Mansell, Williams

LAT Images

A Fórmula 1 chega a sua milésima corrida neste fim de semana, na China, e o Brasil faz parte de uma fatia imensa desses 1000 Grandes Prêmios até hoje. 

Leia também:

São 8 títulos mundiais e 101 vitórias (praticamente 10% das corridas realizadas vencidas pelo Brasil) com 31 pilotos brasileiros na Fórmula 1.

O Motorsport.com Brasil relembra as fases dessa grandiosa história no automobilismo nacional na maior categoria do mundo.

OS PRIMÓRDIOS

O primeiro brasileiro a pilotar na Fórmula 1 foi Chico Landi. Ele fez sua estreia no GP da Itália em 1951 e correu em seis provas entre 51 e 56, marcando 1,5 ponto na categoria.

Até o fim da década de 50, o Brasil ainda teve mais três representantes na Fórmula 1: Gino Bianco (nascido na Itália), Nano da Silva Ramos (nascido na França), e Fritz D'Orey.

Mas ainda nos primórdios da categoria o Brasil não conseguiu resultados expressivos, conquistando mais 2 pontos apenas entre esses pilotos, com Ramos.

'O PAI DE TODO NÓS'

Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford

Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford

Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford

Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford

Foto de: Ercole Colombo

Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford

Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford

Foto de: LAT Images

Emerson Fittipaldi, Lotus 72

Emerson Fittipaldi, Lotus 72

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Emerson Fittipaldi e Colin Chapman

Emerson Fittipaldi e Colin Chapman

Foto de: Autocourse

Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford

Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford

Foto de: LAT Images

Emerson Fittipaldi, Team Lotus

Emerson Fittipaldi, Team Lotus

Foto de: Ford Motor Company

Emerson Fittipaldi, Copersucar FD04 Ford

Emerson Fittipaldi, Copersucar FD04 Ford

Foto de: LAT Images

Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F5A Ford

Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F5A Ford

Foto de: LAT Images

Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F7 Ford

Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F7 Ford

Foto de: LAT Images

Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F7-Ford Cosworth

Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F7-Ford Cosworth

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth; e Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F7-Ford Cosworth

Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth; e Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F7-Ford Cosworth

Foto de: LAT Images

Piquet, Emerson e Patrese no pódio de Long Beach, 1980

Piquet, Emerson e Patrese no pódio de Long Beach, 1980

Foto de: LAT Images

Fittipaldi F8

Fittipaldi F8

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Emerson Fittipaldi,  Fittipaldi F8

Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F8

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Keke Rosberg, Fittipaldi F8

Keke Rosberg, Fittipaldi F8

Foto de: Jean-Philippe Legrand

17

A década de 70 começou com aquele que Galvão Bueno chamaria anos mais tarde de "pai de todos nós". O "nós", claro, se refere aos fãs de automobilismo. No GP da Grã-Bretanha em 1970, um jovem de 23 anos chamado Emerson Fittipaldi abriria portas jamais imagináveis para o país na Fórmula 1. Ele fez sua estreia em Brands Hatch com um oitavo lugar. E no mesmo ano, em Watkins Glen, conseguiria sua primeira vitória na categoria, dando o título a seu companheiro de Lotus e já falecido Jochen Rindt. Essa foi a primeira vez que um brasileiro subiria no pódio e a primeira das 101 vezes que o país estava no lugar mais alto do palanque.

Emerson foi bicampeão mundial em 1972 e 1974. E trouxe com ele uma legião de brasileiros na categoria: seu irmão, Wilson, José Carlos Pace (vencedor do GP do Brasil em 1975 e que dá nome ao autódromo de Interlagos), Ingo Hoffman, Luiz Pereira Bueno, Alex Dias Ribeiro e um então jovem Nelson Piquet.

Mais importante que os pilotos nessa época, foi o fato de que o Brasil teve sua única equipe a competir na Fórmula 1 até hoje. A Copersucar-Fittipaldi, fundada por Emerson e Wilson, fez sua estreia na categoria em 1975 e ficou na Fórmula 1 até 1982.

A equipe teve três pódios na categoria, dois deles com Emerson, e o outro com Keke Rosberg, no GP da Argentina de 1980. O finlandês seria campeão da Fórmula 1 dois anos mais tarde.

O AUGE

Nelson Piquet, Brabham BT49C-Ford Cosworth

Nelson Piquet, Brabham BT49C-Ford Cosworth

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Brabham BT49C-Ford Cosworth

Nelson Piquet, Brabham BT49C-Ford Cosworth

Foto de: LAT Images

Podium: third place Nelson Piquet, Brabham BMW

Podium: third place Nelson Piquet, Brabham BMW

Foto de: LAT Images

Podium: race winner Riccardo Patrese, Brabham BMW, third place Nelson Piquet, Brabham BMW

Podium: race winner Riccardo Patrese, Brabham BMW, third place Nelson Piquet, Brabham BMW

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Brabham BMW

Nelson Piquet, Brabham BMW

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Brabham

Nelson Piquet, Brabham

Foto de: Ercole Colombo

Nelson Piquet, Brabham BMW

Nelson Piquet, Brabham BMW

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna, Lotus 97T and team mate Elio de Angelis, Lotus 97T

Ayrton Senna, Lotus 97T and team mate Elio de Angelis, Lotus 97T

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, Lotus 97T

Ayrton Senna, Lotus 97T

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, Lotus 97T

Ayrton Senna, Lotus 97T

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, Lotus 97T

Ayrton Senna, Lotus 97T

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, Lotus 97T

Ayrton Senna, Lotus 97T

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna, conversa na Lotus em 1987

Ayrton Senna, conversa na Lotus em 1987

Foto de: Sutton Motorsport Images

Peter Warr, Steve Hallam, e Ayrton Senna, com Osamu Goto, da Honda

Peter Warr, Steve Hallam, e Ayrton Senna, com Osamu Goto, da Honda

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna conversa com equipe da Lotus em 1987

Ayrton Senna conversa com equipe da Lotus em 1987

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, Lotus

Ayrton Senna, Lotus

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna

Ayrton Senna

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Race winner Ayrton Senna on Lotus-Honda

Race winner Ayrton Senna on Lotus-Honda

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Ayrton Senna, McLaren, Steve Nichols, Gordon Murray, McLaren Designer, Osamu Goto, Honda Racing Team Leader

Ayrton Senna, McLaren, Steve Nichols, Gordon Murray, McLaren Designer, Osamu Goto, Honda Racing Team Leader

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, McLaren, Osamu Goto, Honda Racing Team Leader

Ayrton Senna, McLaren, Osamu Goto, Honda Racing Team Leader

Foto de: Sutton Motorsport Images

Podium: winner Ayrton Senna, McLaren

Podium: winner Ayrton Senna, McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost, McLaren MP4/4 leads teammate Ayrton Senna, McLaren MP4/4 and Ivan Capelli, March 881 at the start

Alain Prost, McLaren MP4/4 leads teammate Ayrton Senna, McLaren MP4/4 and Ivan Capelli, March 881 at the start

Foto de: LAT Images

Josef Leberer, McLaren Physio keeps an eye on Ayrton Senna, McLaren as he sits in the cockpit of his car

Josef Leberer, McLaren Physio keeps an eye on Ayrton Senna, McLaren as he sits in the cockpit of his car

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, McLaren MP4/4

Ayrton Senna, McLaren MP4/4

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, McLaren MP4/5

Ayrton Senna, McLaren MP4/5

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna, McLaren MP4/5

Ayrton Senna, McLaren MP4/5

Foto de: Sutton Motorsport Images

Podium: race winner Ayrton Senna, McLaren

Podium: race winner Ayrton Senna, McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images

27

Em termos de popularização, vitórias, títulos e qualidade técnica dos pilotos, os anos 80 representam o auge do automobilismo brasileiro na categoria.

A começar por Nelson Piquet, que conseguiu as três primeiras vitórias de sua carreira logo em 1980. No ano seguinte, ele seria campeão da categoria.

Piquet ainda conquistaria mais dois títulos, em 1983 e 1987, se tornando tricampeão da Fórmula 1.

Na década de 80, Raul Boesel, Chico Serra e Roberto Pupo Moreno também fizeram suas estreias na categoria, mas foi um jovem paulista que estreou em 1984 que marcaria história na Fórmula 1 e ficaria conhecido como o brasileiro mais popular da história do automobilismo: Ayrton Senna.

Senna foi o brasileiro que mais conquistou vitórias (41), pole positions (65) e pódios (80) na Fórmula 1, tendo seu nome eternizado na história do esporte brasileiro.

A ERA PÓS-SENNA

Ayrton Senna, Williams FW16

Ayrton Senna, Williams FW16

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, Williams FW16

Ayrton Senna, Williams FW16

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, Williams FW16

Ayrton Senna, Williams FW16

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, Williams FW16

Ayrton Senna, Williams FW16

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, Williams FW16

Ayrton Senna, Williams FW16

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna, Williams FW16

Ayrton Senna, Williams FW16

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna, Williams FW16

Ayrton Senna, Williams FW16

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna, Williams FW16 behind the safety car

Ayrton Senna, Williams FW16 behind the safety car

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna, Williams FW16

Ayrton Senna, Williams FW16

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna, Williams FW16

Ayrton Senna, Williams FW16

Foto de: LAT Images

Rubens Barrichello, Jordan 195 Peugeot

Rubens Barrichello, Jordan 195 Peugeot

Foto de: LAT Images

Rubens Barrichello, Jordan 195 Peugeot

Rubens Barrichello, Jordan 195 Peugeot

Foto de: LAT Images

Rubens Barrichello, Jordan 195 Peugeot

Rubens Barrichello, Jordan 195 Peugeot

Foto de: LAT Images

Rubens Barrichello, Jordan 195 Peugeot

Rubens Barrichello, Jordan 195 Peugeot

Foto de: LAT Images

14

A morte de Ayrton Senna em 1994 deixou um vazio nos fãs de Fórmula 1. Muitos desistiram de ver as corridas, e o Brasil ficou sem um piloto de ponta depois de 15 anos. As esperanças caíram sobre os ombros dos jovens Rubens Barrichello e Christian Fittipaldi, que haviam acabado de entrar na categoria. Outros brasileiros ingressaram na F1, mas nunca em boas equipes: Ricardo Rossett, Tarso Marques, Ricardo Zonta e Pedro Paulo Diniz.

Foram sete anos sem um brasileiro em uma equipe de ponta e sem o tema da vitória tocar nas transmissões da TV Globo. Até que Rubinho, pela Ferrari no GP da Alemanha de 2000, voltou a dar esperanças.

A VEZ DE MASSA E RUBINHO

Rubens Barrichello chora no pódio em sua primeira vitória

Rubens Barrichello chora no pódio em sua primeira vitória

Foto de: Sutton Motorsport Images

Rubinho comemora vitória na Alemanha

Rubinho comemora vitória na Alemanha

Foto de: Sutton Motorsport Images

Rubens Barrichello

Rubens Barrichello

Foto de: Brousseau Photo

Felipe Massa, Ferrari F2008

Felipe Massa, Ferrari F2008

Foto de: Sutton Motorsport Images

Felipe Massa, Ferrari F2008

Felipe Massa, Ferrari F2008

Foto de: Sutton Motorsport Images

Lewis Hamilton, McLaren MP4-23 Mercedes, passes Felipe Massa, Ferrari F2008

Lewis Hamilton, McLaren MP4-23 Mercedes, passes Felipe Massa, Ferrari F2008

Foto de: LAT Images

Podium: Felipe Massa, Ferrari

Podium: Felipe Massa, Ferrari

Foto de: LAT Images

Felipe Massa, Ferrari F2008

Felipe Massa, Ferrari F2008

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Felipe Massa, Ferrari F2008

Felipe Massa, Ferrari F2008

Foto de: Sutton Motorsport Images

Podium: race winner Jenson Button, Brawn GP, second place Rubens Barrichello, Brawn GP, and Ross Bra

Podium: race winner Jenson Button, Brawn GP, second place Rubens Barrichello, Brawn GP, and Ross Bra

Foto de: XPB Images

10

Enquanto esteve ao lado de Michael Schumacher, Rubinho na prática não chegou perto de disputar nenhum título. Mas obteve marcas importantes na era mais vitoriosa da história da Ferrari: 9 vitórias e dois vices (2002 e 2004).

Após Barrichello deixar a Ferrari, ele foi substituído por Felipe Massa, que por alguns segundos foi o campeão mundial de 2008, tendo o título levado por Lewis Hamilton. Massa conquistou 11 vitórias e 15 poles pela escuderia.

No ano seguinte, curiosamente, Barrichello chegou perto do título da Fórmula 1 também, mas pela Brawn GP, o maior conto de fadas da história da categoria. Rubinho conquistou mais duas vitórias na carreira li.

Ainda nos anos 2000, Luciano Burti, Cristiano da Matta, Enrique Bernoldi, Antonio Pizzonia e Nelsinho Piquet (este com um pódio) representaram o Brasil na categoria.

O DECLÍNIO ATÉ O HIATO SEM BRASILEIROS ATUALMENTE

Felipe Massa, Williams FW36

Felipe Massa, Williams FW36

Foto de: Sutton Motorsport Images

Felipe Massa, Williams FW36 leads at the start of the race

Felipe Massa, Williams FW36 leads at the start of the race

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Polesitter Felipe Massa, Williams F1, second place Valterri Bottas, Williams F1, and third placeNico

Polesitter Felipe Massa, Williams F1, second place Valterri Bottas, Williams F1, and third placeNico

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Podium: second place Felipe Massa, Williams, Toto Wolff, Executive Director, Mercedes AMG, Race winn

Podium: second place Felipe Massa, Williams, Toto Wolff, Executive Director, Mercedes AMG, Race winn

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Felipe Massa, Williams FW36

Felipe Massa, Williams FW36

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pole sitter Felipe Massa, Williams celebrates in parc ferme

Pole sitter Felipe Massa, Williams celebrates in parc ferme

Foto de: Sutton Motorsport Images

Felipe Massa, Williams FW36

Felipe Massa, Williams FW36

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pole sitter Felipe Massa, Williams celebrates in parc ferme

Pole sitter Felipe Massa, Williams celebrates in parc ferme

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19

Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19

Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19

Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19

Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19

Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19

Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19

Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Sergio Sette Camara, DAMS

Sergio Sette Camara, DAMS

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Sergio Sette Camara, DAMS

Sergio Sette Camara, DAMS

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Sergio Sette Camara, DAMS

Sergio Sette Camara, DAMS

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Sergio Sette Camara, DAMS

Sergio Sette Camara, DAMS

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Sergio Sette Camara, DAMS

Sergio Sette Camara, DAMS

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Sergio Sette Camara, DAMS

Sergio Sette Camara, DAMS

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Sergio Sette Camara, DAMS

Sergio Sette Camara, DAMS

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Sergio Sette Camara, DAMS

Sergio Sette Camara, DAMS

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

23

Felipe Massa não voltou a ser o mesmo após o seu forte acidente em 2009, Rubinho fez mais dois anos na F1 com a fraca Williams, e o Brasil atualmente está sem pilotos no grid da Fórmula 1 há dois anos, algo que não acontecia desde a década de 60.

Massa ainda teve bons momentos pela Williams em 2014 e 2015, conquistando uma pole e subindo ao pódio em diversas oportunidades, mas sua aposentadoria em 2017 deixou um vazio no automobilismo da categoria.

Há porém, esperanças. Sérgio Sette Câmara está em seu terceiro ano de F2 e é piloto de desenvolvimento da McLaren, e Pietro Fittipaldi, neto de Emerson, é piloto reserva da Haas.

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior ESPECIAL: Carsughi viu F1 nascer, diz que Ecclestone é gênio e elege Fangio o maior de todos
Próximo artigo Russell: F1 deve estabelecer tamanho de cockpit padronizado

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil