Dos 8 títulos na 'era de ouro', à crise de pilotos: a história do Brasil nos mil GP's da F1
País é responsável por 10% das vitórias da história da Fórmula 1 com oito títulos mundiais
Podium: race winner Nelson Piquet, Williams, second place Ayrton Senna, Team Lotus, third place Nigel Mansell, Williams
LAT Images
A Fórmula 1 chega a sua milésima corrida neste fim de semana, na China, e o Brasil faz parte de uma fatia imensa desses 1000 Grandes Prêmios até hoje.
Leia também:
São 8 títulos mundiais e 101 vitórias (praticamente 10% das corridas realizadas vencidas pelo Brasil) com 31 pilotos brasileiros na Fórmula 1.
O Motorsport.com Brasil relembra as fases dessa grandiosa história no automobilismo nacional na maior categoria do mundo.
OS PRIMÓRDIOS
O primeiro brasileiro a pilotar na Fórmula 1 foi Chico Landi. Ele fez sua estreia no GP da Itália em 1951 e correu em seis provas entre 51 e 56, marcando 1,5 ponto na categoria.
Até o fim da década de 50, o Brasil ainda teve mais três representantes na Fórmula 1: Gino Bianco (nascido na Itália), Nano da Silva Ramos (nascido na França), e Fritz D'Orey.
Mas ainda nos primórdios da categoria o Brasil não conseguiu resultados expressivos, conquistando mais 2 pontos apenas entre esses pilotos, com Ramos.
'O PAI DE TODO NÓS'
Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford
Foto de: Ercole Colombo
Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford
Foto de: LAT Images
Emerson Fittipaldi, Lotus 72
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Emerson Fittipaldi e Colin Chapman
Foto de: Autocourse
Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford
Foto de: LAT Images
Emerson Fittipaldi, Team Lotus
Foto de: Ford Motor Company
Emerson Fittipaldi, Copersucar FD04 Ford
Foto de: LAT Images
Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F5A Ford
Foto de: LAT Images
Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F7 Ford
Foto de: LAT Images
Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F7-Ford Cosworth
Foto de: LAT Images
Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth; e Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F7-Ford Cosworth
Foto de: LAT Images
Piquet, Emerson e Patrese no pódio de Long Beach, 1980
Foto de: LAT Images
Fittipaldi F8
Foto de: Jean-Philippe Legrand
Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F8
Foto de: Jean-Philippe Legrand
Keke Rosberg, Fittipaldi F8
Foto de: Jean-Philippe Legrand
A década de 70 começou com aquele que Galvão Bueno chamaria anos mais tarde de "pai de todos nós". O "nós", claro, se refere aos fãs de automobilismo. No GP da Grã-Bretanha em 1970, um jovem de 23 anos chamado Emerson Fittipaldi abriria portas jamais imagináveis para o país na Fórmula 1. Ele fez sua estreia em Brands Hatch com um oitavo lugar. E no mesmo ano, em Watkins Glen, conseguiria sua primeira vitória na categoria, dando o título a seu companheiro de Lotus e já falecido Jochen Rindt. Essa foi a primeira vez que um brasileiro subiria no pódio e a primeira das 101 vezes que o país estava no lugar mais alto do palanque.
Emerson foi bicampeão mundial em 1972 e 1974. E trouxe com ele uma legião de brasileiros na categoria: seu irmão, Wilson, José Carlos Pace (vencedor do GP do Brasil em 1975 e que dá nome ao autódromo de Interlagos), Ingo Hoffman, Luiz Pereira Bueno, Alex Dias Ribeiro e um então jovem Nelson Piquet.
Mais importante que os pilotos nessa época, foi o fato de que o Brasil teve sua única equipe a competir na Fórmula 1 até hoje. A Copersucar-Fittipaldi, fundada por Emerson e Wilson, fez sua estreia na categoria em 1975 e ficou na Fórmula 1 até 1982.
A equipe teve três pódios na categoria, dois deles com Emerson, e o outro com Keke Rosberg, no GP da Argentina de 1980. O finlandês seria campeão da Fórmula 1 dois anos mais tarde.
O AUGE
Nelson Piquet, Brabham BT49C-Ford Cosworth
Foto de: LAT Images
Nelson Piquet, Brabham BT49C-Ford Cosworth
Foto de: LAT Images
Podium: third place Nelson Piquet, Brabham BMW
Foto de: LAT Images
Podium: race winner Riccardo Patrese, Brabham BMW, third place Nelson Piquet, Brabham BMW
Foto de: LAT Images
Nelson Piquet, Brabham BMW
Foto de: LAT Images
Nelson Piquet, Brabham
Foto de: Ercole Colombo
Nelson Piquet, Brabham BMW
Foto de: LAT Images
Ayrton Senna, Lotus 97T and team mate Elio de Angelis, Lotus 97T
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Lotus 97T
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Lotus 97T
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Lotus 97T
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Lotus 97T
Foto de: LAT Images
Ayrton Senna, conversa na Lotus em 1987
Foto de: Sutton Motorsport Images
Peter Warr, Steve Hallam, e Ayrton Senna, com Osamu Goto, da Honda
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna conversa com equipe da Lotus em 1987
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Lotus
Foto de: LAT Images
Ayrton Senna
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Race winner Ayrton Senna on Lotus-Honda
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Ayrton Senna, McLaren, Steve Nichols, Gordon Murray, McLaren Designer, Osamu Goto, Honda Racing Team Leader
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, McLaren, Osamu Goto, Honda Racing Team Leader
Foto de: Sutton Motorsport Images
Podium: winner Ayrton Senna, McLaren
Foto de: Sutton Motorsport Images
Alain Prost, McLaren MP4/4 leads teammate Ayrton Senna, McLaren MP4/4 and Ivan Capelli, March 881 at the start
Foto de: LAT Images
Josef Leberer, McLaren Physio keeps an eye on Ayrton Senna, McLaren as he sits in the cockpit of his car
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, McLaren MP4/4
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, McLaren MP4/5
Foto de: LAT Images
Ayrton Senna, McLaren MP4/5
Foto de: Sutton Motorsport Images
Podium: race winner Ayrton Senna, McLaren
Foto de: Sutton Motorsport Images
Em termos de popularização, vitórias, títulos e qualidade técnica dos pilotos, os anos 80 representam o auge do automobilismo brasileiro na categoria.
A começar por Nelson Piquet, que conseguiu as três primeiras vitórias de sua carreira logo em 1980. No ano seguinte, ele seria campeão da categoria.
Piquet ainda conquistaria mais dois títulos, em 1983 e 1987, se tornando tricampeão da Fórmula 1.
Na década de 80, Raul Boesel, Chico Serra e Roberto Pupo Moreno também fizeram suas estreias na categoria, mas foi um jovem paulista que estreou em 1984 que marcaria história na Fórmula 1 e ficaria conhecido como o brasileiro mais popular da história do automobilismo: Ayrton Senna.
Senna foi o brasileiro que mais conquistou vitórias (41), pole positions (65) e pódios (80) na Fórmula 1, tendo seu nome eternizado na história do esporte brasileiro.
A ERA PÓS-SENNA
Ayrton Senna, Williams FW16
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Williams FW16
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Williams FW16
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Williams FW16
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Williams FW16
Foto de: LAT Images
Ayrton Senna, Williams FW16
Foto de: LAT Images
Ayrton Senna, Williams FW16
Foto de: LAT Images
Ayrton Senna, Williams FW16 behind the safety car
Foto de: LAT Images
Ayrton Senna, Williams FW16
Foto de: LAT Images
Ayrton Senna, Williams FW16
Foto de: LAT Images
Rubens Barrichello, Jordan 195 Peugeot
Foto de: LAT Images
Rubens Barrichello, Jordan 195 Peugeot
Foto de: LAT Images
Rubens Barrichello, Jordan 195 Peugeot
Foto de: LAT Images
Rubens Barrichello, Jordan 195 Peugeot
Foto de: LAT Images
A morte de Ayrton Senna em 1994 deixou um vazio nos fãs de Fórmula 1. Muitos desistiram de ver as corridas, e o Brasil ficou sem um piloto de ponta depois de 15 anos. As esperanças caíram sobre os ombros dos jovens Rubens Barrichello e Christian Fittipaldi, que haviam acabado de entrar na categoria. Outros brasileiros ingressaram na F1, mas nunca em boas equipes: Ricardo Rossett, Tarso Marques, Ricardo Zonta e Pedro Paulo Diniz.
Foram sete anos sem um brasileiro em uma equipe de ponta e sem o tema da vitória tocar nas transmissões da TV Globo. Até que Rubinho, pela Ferrari no GP da Alemanha de 2000, voltou a dar esperanças.
A VEZ DE MASSA E RUBINHO
Rubens Barrichello chora no pódio em sua primeira vitória
Foto de: Sutton Motorsport Images
Rubinho comemora vitória na Alemanha
Foto de: Sutton Motorsport Images
Rubens Barrichello
Foto de: Brousseau Photo
Felipe Massa, Ferrari F2008
Foto de: Sutton Motorsport Images
Felipe Massa, Ferrari F2008
Foto de: Sutton Motorsport Images
Lewis Hamilton, McLaren MP4-23 Mercedes, passes Felipe Massa, Ferrari F2008
Foto de: LAT Images
Podium: Felipe Massa, Ferrari
Foto de: LAT Images
Felipe Massa, Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Felipe Massa, Ferrari F2008
Foto de: Sutton Motorsport Images
Podium: race winner Jenson Button, Brawn GP, second place Rubens Barrichello, Brawn GP, and Ross Bra
Foto de: XPB Images
Enquanto esteve ao lado de Michael Schumacher, Rubinho na prática não chegou perto de disputar nenhum título. Mas obteve marcas importantes na era mais vitoriosa da história da Ferrari: 9 vitórias e dois vices (2002 e 2004).
Após Barrichello deixar a Ferrari, ele foi substituído por Felipe Massa, que por alguns segundos foi o campeão mundial de 2008, tendo o título levado por Lewis Hamilton. Massa conquistou 11 vitórias e 15 poles pela escuderia.
No ano seguinte, curiosamente, Barrichello chegou perto do título da Fórmula 1 também, mas pela Brawn GP, o maior conto de fadas da história da categoria. Rubinho conquistou mais duas vitórias na carreira li.
Ainda nos anos 2000, Luciano Burti, Cristiano da Matta, Enrique Bernoldi, Antonio Pizzonia e Nelsinho Piquet (este com um pódio) representaram o Brasil na categoria.
O DECLÍNIO ATÉ O HIATO SEM BRASILEIROS ATUALMENTE
Felipe Massa, Williams FW36
Foto de: Sutton Motorsport Images
Felipe Massa, Williams FW36 leads at the start of the race
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Polesitter Felipe Massa, Williams F1, second place Valterri Bottas, Williams F1, and third placeNico
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Podium: second place Felipe Massa, Williams, Toto Wolff, Executive Director, Mercedes AMG, Race winn
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Felipe Massa, Williams FW36
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pole sitter Felipe Massa, Williams celebrates in parc ferme
Foto de: Sutton Motorsport Images
Felipe Massa, Williams FW36
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pole sitter Felipe Massa, Williams celebrates in parc ferme
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team VF-19
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sergio Sette Camara, DAMS
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sergio Sette Camara, DAMS
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sergio Sette Camara, DAMS
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sergio Sette Camara, DAMS
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sergio Sette Camara, DAMS
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sergio Sette Camara, DAMS
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sergio Sette Camara, DAMS
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sergio Sette Camara, DAMS
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Felipe Massa não voltou a ser o mesmo após o seu forte acidente em 2009, Rubinho fez mais dois anos na F1 com a fraca Williams, e o Brasil atualmente está sem pilotos no grid da Fórmula 1 há dois anos, algo que não acontecia desde a década de 60.
Massa ainda teve bons momentos pela Williams em 2014 e 2015, conquistando uma pole e subindo ao pódio em diversas oportunidades, mas sua aposentadoria em 2017 deixou um vazio no automobilismo da categoria.
Há porém, esperanças. Sérgio Sette Câmara está em seu terceiro ano de F2 e é piloto de desenvolvimento da McLaren, e Pietro Fittipaldi, neto de Emerson, é piloto reserva da Haas.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Hamilton domina de ponta a ponta e fecha temporada da F1 com vitória em Abu Dhabi
Hamilton supera Verstappen e faz pole no GP de Abu Dhabi
Di Grassi busca novo título na F-E e lembra pioneirismo na categoria: "Hoje é a 2ª mais importante"
F1: Diretor da Aston lamenta por Vettel não ter corrido em 2023 e faz comparação com Barrichello; entenda
Lista de maiores campeões de construtores tem brasileiro no ‘pódio’; confira
F1: "Pérez precisa perceber que ele é Rubens e não Michael", dizem ex-piloto e comentarista
Últimas notícias
Bandsports é a casa das corridas da plataforma TCR na televisão brasileira
F1: Liberty Media se aproxima de acordo para compra da Dorna Sports, dona da MotoGP
F1: Norris revela fraqueza do carro da McLaren em 2024
Pista tradicional na NASCAR tem suposta destilaria clandestina descoberta; entenda
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments