Entrevista

Designer de Hamilton quase não participa de concurso

Raí Caldato, brasileiro que elaborou pintura de capacete de Lewis Hamilton, afirmou que amigos tiveram que insistir para que participasse de competição

Raí Caldato - Vencedor do concurso da pintura do capacete de Lewis Hamilton
Raí Caldato - Vencedor do concurso da pintura do capacete de Lewis Hamilton
Lewis Hamilton
Lewis Hamilton
Lewis Hamilton
Lewis Hamilton
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1

Lewis Hamilton pediu aos fãs que elaborassem uma pintura de capacete especial para ser usada durante toda a temporada de 2017. Após milhares de propostas, o desenho de Raí Caldato foi anunciado como o grande vencedor. Como prêmio, o desenhista de Campinas, São Paulo, receberá das mãos do próprio Lewis Hamilton uma réplica de sua obra durante o GP do Brasil, além de ver sua obra em todas as etapas do campeonato.

Caldato é designer especialista em pinturas de carros e capacetes e já havia vencido competição semelhante quando Bruno Senna pediu aos fãs que desenhassem o layout para a prova de Interlagos de 2010, ano em que Ayrton Senna completaria 50 anos. A partir daí, ele começou a desenhar capacetes em associação com Alan Mosca, filho de Sid Mosca, lendário desenhista que cuidava dos cascos de Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, entre outros grandes nomes.

No dia seguinte à grande notícia, Raí conversou com exclusividade com o Motorsport.com Brasil e falou como ficou sabendo do concurso e de como quase não participou dele.

"Na verdade fiquei sabendo do concurso porque vários amigos me avisaram", disse Raí. "Eu estava em uma semana intensa de trabalho e, de repente, muitas pessoas me marcavam nas redes sociais para me avisar do concurso. Quase não participei, os amigos é que insistiram, inclusive o próprio Alan Mosca."

O trabalho intenso poderia ser um fator negativo na hora de criar uma pintura especial para um piloto tricampeão do mundo, mas, segundo Caldato, este foi um fator positivo. Além disso, o designer comentou como foi que pensou no desenho.

"A correria tem um lado bom. Como eu estava fazendo várias criações, a mente estava bem acelerada, no ponto certo de criar." 

"Acho sempre complicado você mexer na identidade de um piloto, o capacete é o segundo rosto dele. Fui no site do concurso e vi que ele pediu uma evolução do desenho. Então pensei: 'ele quer uma evolução e não uma revolução.' "

"A partir daí trabalhei em cima disso, como se estivesse aprimorando o desenho dele. Coloquei o amarelo e branco, em homenagem aos 10 anos de F1, já que ele já usou o amarelo e tem usado o branco e isso, de certa maneira, retrata todas as fases da carreira dele na categoria."

"Naturalmente, inclui um pouco de Ayrton Senna nas faixas laterais, que ele também já usava. Então a ideia foi evoluir o capacete dele, contando a história dele nesta pintura."

Ao contrário do que se imaginava, Raí ficou sabendo do resultado como todos os fãs de Hamilton, pelas redes sociais. Apenas depois da divulgação do resultado que o contato oficial foi realizado. 

"Fiquei sabendo que ganhei pelo Instagram mesmo, como todo mundo. Como Lewis havia anunciado na terça-feira que iria revelar o resultado no dia seguinte, então eu fiquei alerta, com o celular na mão a cada postagem no Instagram, super ansioso."

"Depois, o Daniel, amigo do Hamilton, passou uma mensagem de texto perguntando se eu estava feliz e dizendo que nos veríamos no GP do Brasil. Então o encontro com ele e a entrega da réplica vai ocorrer na corrida de Interlagos."

Além de Lewis Hamilton e Bruno Senna, Caldato já elaborou pinturas dos capacetes de Rubens Barrichello, Ricardo Zonta, Átila Abreu, Bebu Girolami, Emmo Fittipaldi - filho mais novo de Emerson Fittipladi -, entre outros nomes do automobilismo nacional.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Após vazamento, Mercedes exibe carro oficialmente
Próximo artigo Mercedes revisa regras de relacionamento após Abu Dhabi

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil