Conteúdo especial

Dia de caos no automobilismo norte-americano envolve não só Ricciardo, mas também Vettel e até Michael Jordan

Na NASCAR, equipe da qual ícone do basquete é dono está no centro de uma controvérsia similar ao 'rolo' que fez Ricciardo se manifestar em plena folga da F1

Drivers parade Lewis Hamilton, Mercedes-AMG with Michael Jordan

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Em meio à 'novela' da IndyCar envolvendo a saída de Álex Palou da equipe Chip Ganassi rumo à McLaren, quem também se viu nos holofotes da polêmica foi Daniel Ricciardo, piloto do time de Woking na Fórmula 1.

O editor recomenda:

Em má fase na atração máxima do esporte a motor mundial, o australiano tem sua saída da McLaren especulada há semanas e a contratação de Palou reforçou os rumores de dispensa de Ricciardo por parte da equipe, especialmente porque a escuderia não confirmou o espanhol em seu time da Indy.

O CEO Zak Brown não deixou claro se o atual campeão da categoria norte-americana correrá pela McLaren na Indy ou na Fórmula 1, de modo que Ricciardo se viu obrigado a afirmar que não deixará a equipe ou a própria F1 em 2023.

Daniel Ricciardo, McLaren

Daniel Ricciardo, McLaren

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

"Há muitos rumores sobre meu futuro na Fórmula 1, mas quero que vocês ouçam isso de mim. Estou comprometido com a McLaren até o fim do próximo ano e não vou me afastar do esporte. Concordo que não tem sido fácil, mas também, quem gostaria de algo fácil! Estou dando o meu melhor com a equipe para melhorar e colocar o carro na frente, onde ele merece estar. Ainda quero isso, mais do que nunca", comunicou o vencedor de oito GPs da F1.

O posicionamento do australiano, porém, deve ser visto com ressalvas, uma vez que o próprio Brown já confirmou que há dispositivos contratuais que permitem a rescisão antes do prazo -- o vínculo vai até o fim de 2023, mas o dirigente norte-americano quer mais resultados por parte de Ricciardo.

Em meio a tudo isso, além do norte-americano Colton Herta -- que testou pela McLaren F1 em Portimão (POR) neste fim de semana e foi elogiado pelo time --, mais nomes de peso são especulados como possíveis substitutos de Daniel: o australiano Oscar Piastri, atualmente reserva da Alpine, e até o alemão Sebastian Vettel, embora sua saída da Aston Martin seja difícil caso o tetracampeão opte por não se aposentar. Se ele pendurar as luvas, Ricciardo até pode substitui-lo... 

Tony Kanaan, Chip Ganassi Racing Honda

Tony Kanaan, Chip Ganassi Racing Honda

Photo by: Geoffrey M. Miller / Motorsport Images

Na outra ponta, a insatisfação da Ganassi com Palou pode até gerar uma separação prematura entre piloto e equipe, o que poderia fazer com que o brasileiro Tony Kanaan assumisse a vaga de Álex em tempo integral -- tal possibilidade, porém, ainda é remota, segundo apurou o Motorsport.com.

Também nos Estados Unidos, caso da NASCAR se assemelha à 'treta' da Indy

Horas antes da 'novela' protagonizada por Palou, outro caso também havia balançado as estruturas do esporte norte-americano: bicampeão da Xfinity Series (segundo campeonato mais importante da NASCAR), Tyler Reddick revelou controversamente que trocará de time na Cup, a elite da categoria.

Michael Jordan

Michael Jordan

Photo by: Chris Sedgwick

Entretanto, a mudança para a 23XI Racing, que tem o norte-americano Michael Jordan, um dos maiores jogadores da história do basquete mundial, como sócio-proprietário, acontecerá somente em 2024. Assim, com um verdadeiro 'climão', o piloto dos Estados Unidos segue na Richard Childress, sua atual escuderia, até o fim de 2023. E a equipe não fez a menor questão de esconder a insatisfação com Reddick, que venceu recentemente pela primeira vez na Cup, em Road America. 

 

"Estamos orgulhosos do sucesso que Tyler Reddick encontrou na Richard Childress Racing. Estamos focados em ganhar um campeonato em 2022 e 2023, embora o momento deste anúncio não pudesse ser pior", postou o perfil oficial da equipe em reação à novidade do piloto na NASCAR.

Race winner Tyler Reddick, Richard Childress Racing, 3CHI Chevrolet Camaro

Race winner Tyler Reddick, Richard Childress Racing, 3CHI Chevrolet Camaro

Photo by: Matthew T. Thacker / NKP / Motorsport Images

Terça-feira agitada nos Estados Unidos, com polêmicas respingando na F1 e num astro da NBA... No caso da Indy, a Ganassi tinha até exercitado a opção de renovar com Palou, sendo desmentida pelo espanhol momentos depois, para ira do proprietário Chip. Agora é esperar os próximos capítulos, inclusive no mercado da F1.

 

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Dirigente diz que negocia participação de Castroneves na NASCAR
Próximo artigo NASCAR terá corrida de rua em Chicago na temporada de 2023

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil