Últimas notícias

Diretor técnico da Alfa Romeo voltará para a Ferrari após um ano

Simone Resta havia deixado a equipe para se juntar à Sauber em 2018, antes do time mudar de nome para Alfa Romeo

Beat Zehnder, Sauber Manager and Simone Resta, Sauber Designer

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A Alfa Romeo anunciou nesta quarta-feira que Simone Resta vai deixar a equipe no fim de julho e que o atual chefe de aerodinâmica, Jan Monchaux, assumirá o cago de diretor técnico. Não houve menção ao futuro de Resta, mas conversas nos bastidores indicam que ele está retornando à Ferrari, apesar da equipe não ter confirmado a informação.

O italiano havia deixado Maranello e se juntado à Alfa Romeo em 2018. Liderar uma equipe deu mais responsabilidades e experiência a Resta, mas desde o princípio não se esperava que fosse um acordo de longa duração. No entanto, cláusulas contratuais podem impedir que ele se junte à Ferrari ainda neste ano, abrindo a possibilidade de que ele trabalhe em projetos de carros de rua da empresa até o fim de 2019.

Ainda não se sabe qual papel Resta ocupará, mas ele já atuou na equipe italiana como chefe do projeto de veículos e compartilhou responsabilidades como designer chefe. A configuração atual da Ferrari é bem diferente daquela em que Resta atuava quando ele deixou a equipe e suas responsabilidades, que foram assumidas por três pessoas: Fabio Montecchi, David Sanchez e Enrico Cardile.

O ex-diretor do departamento técnico, Mattia Binotto, agora é o chefe da equipe e sua posição anterior não foi diretamente ocupada por ninguém, o que poderia permitir que Resta se tornasse o responsável técnico da Ferari.

Os rumores de que Resta voltaria para Maranello surgiram depois do difícil começo da Ferrari nesta temporada, Binotto chegou a admitir que “nós estamos avaliando trazê-lo de volta em algum momento”.

O chefe da Alfa Romeo, Frederick Vasseur, agradeceu a Resta pelo papel desempenhado no rápido progresso da equipe de volta ao pelotão intermediário e ajudando o time a marcar pontos regularmente.

 Jan Monchaux, Head of Aerodynamics, Alfa Romeo Racing

Jan Monchaux, Head of Aerodynamics, Alfa Romeo Racing

Photo by: Sauber F1 Team

Enquanto isso, a sucessão de Resta por Monchaux é um movimento natural para o aerodinamicista que atuou na Ferrari e na Toyota. Assim como Resta, ele se juntou à equipe em 2018, quando o time ainda operava como Sauber, se tornando chefe de aerodinâmica após ter exercido o mesmo papel na Audi no programa de Le Mans da marca.

“Eu quero agradecer a Simone por sua contribuição para o progresso da equipe e desejo a ele tudo de melhor em seus próximos desafios”, disse Vasseur. “E com relação a Jan, estou feliz em vê-lo avançar e assumir o papel de diretor técnico. Ele tem feito um trabalho brilhante até agora e estou confiante de que ele será capaz de liderar nosso grupo técnico a medida que a equipe continue a avançar em sua jornada”.

Monchaux acrescentou: “Os proprietários, a equipe e os chefes estão enviando uma mensagem simples e poderosa para toda a companhia: eles valorizam a continuidade e acreditam na equipe e no trabalho que temos feito. Agora cabe a nós provar o nosso valor, mas estou convencido de que nosso futuro é brilhante”.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Há quatro anos, F1 perdia Jules Bianchi, última vítima das pistas na categoria
Próximo artigo Efeito solo: Solução empolgante ou risco à segurança dos pilotos?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil