Obituário

Ecclestone: "A F1 não teria sobrevivido" sem Frank Williams

Ex-chefão da F1 foi rival de pista de Williams em seus anos de Brabham

Carlos Pace, Brabham, Frank Williams, Williams Team Owner and Bernie Ecclestone, Brabham Team Owner

Carlos Pace, Brabham, Frank Williams, Williams Team Owner and Bernie Ecclestone, Brabham Team Owner

David Phipps

As homenagens a Frank Williams, fundador da equipe que leva seu nome na Fórmula 1, continuam a aparecer após a sua morte no último domingo, aos 79 anos. Agora foi a vez de um ex-rival nas pistas: Bernie Ecclestone, que foi chefe de equipe antes de assumir a direção da categoria. Segundo o ex-mandatário da F1, o esporte não teria sobrevivido sem Williams.

A notícia do falecimento do fundador da Williams chocou o paddock da F1. Sua memória já foi saudada por vários pilotos do grid atual, como George Russell, Nicholas Latifi e Lewis Hamilton, além de nomes importantes da história do paddock, como é o caso de Ecclestone.

Leia também:

Antes do britânico assumir o campeonato nos anos 1980, Ecclestone comandava a Brabham, disputando na pista contra a Williams. Mas no início de sua trajetória, a equipe não teve muito sucesso frente à outras equipes e buscava patrocinadores. Por isso, Ecclestone lembra-se de um homem que jamais desistia, apesar das dificuldades.

"Frank era uma pessoa especial, isso mostrava sua disposição de nunca desistir", disse Ecclestone à Reuters. "Com Frank, não havia tempo ruim. Ele nunca reclamava e fazia o melhor que podia. É por isso que teve tanto sucesso. Era um verdadeiro competidor".

"Ele me perguntava: você pode me emprestar 2 mil libras? Eu aceitava e ele me respondia que pagaria em 10 dias. E você podia ter a certeza que ele voltaria 10 dias depois com 2 mil libras. Conversávamos sobre tudo e antes de sair ele diria: 'Você pode me ajudar? Acha que pode me emprestar 2.500 libras? Te pago em 10 dias'. Era assim que trabalhávamos com Frank. Confiaria a ele minha vida".

Em 1978, Williams se juntou a Patrick Head para fundar a equipe que segue no grid até hoje. Juntos, conquistaram 16 títulos mundiais, sendo sete de pilotos e nove de construtores e, segundo Ecclestone, deram uma contribuição significativa para a sobrevivência da F1.

"Sem pessoas como ele, a F1 não teria sobrevivido. A Ferrari certamente teria abandonado e tudo teria chegado ao fim. Não há mais pessoas como ele circulando por lá hoje, os que estavam quando as equipes começavam. Naquela época, você poderia comprar um motor e uma caixa de câmbio sem precisar de bilhões de dólares e mil pessoas trabalhando para você".

O ex-chefão da F1 ainda lembrou de uma conversa com o Professor Sid Watkins, que foi o médico da categoria por muitos anos, após o acidente que deixou Williams tetraplégico.

"Eu perguntei quanto tempo isso duraria, e Watkins disse: 'Acho que ele estará aqui por seis meses olhando para o teto'. Perguntei se ele sobreviveria a isso e ele respondeu 'Acho que não'. E Sid era uma pessoa que conhecia a ciência muito bem".

"Como sempre, Frank provou que todos estavam errados. Não há mais homens como Frank mais".

FRANK WILLIAMS morre aos 79 anos; FELIPE MASSA relembra aprendizado com “LENDA” da F1

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #148: O jogo virou a favor da Mercedes? Quem é o favorito ao título?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Raikkonen critica calendário com rodadas triplas de 2022: "Não vai ser bom para ninguém"
Próximo artigo F1: Como a Covid-19 pode afetar a definição pelo título de 2021?

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil