A pandemia de coronavírus já levou ao cancelamento ou adiamento das oito primeiras provas do ano na F1, com a primeira corrida programada para o Canadá, no dia 14 de junho.
Mas, apesar das grandes dúvidas sobre a retomada das corridas, mesmo com o verão no hemisfério norte, o atual CEO da F1, Chase Carey, disse no início desta semana que ainda acreditava poder ter um calendário de até 18 eventos.
O ex-comandante da F1, Bernie Ecclestone, disse que nem tentaria isso e que teria cancelado toda a temporada, por motivos de segurança.
Falando à agência de notícias Reuters, ele disse: “O que eu faria hoje? Eu diria que encerraria a conversa sobre ter corridas este ano.”
"Essa é a única coisa que você pode fazer com segurança para todo mundo, para que ninguém comece a fazer acordos tolos que podem não ser capazes de cumprir."
Ecclestone disse que, embora essa situação pareça dramática, é o que tem acontecido com outros grandes eventos, como a Euro 2020 e as Olimpíadas.
"É uma pena, mas é assim que é", acrescentou Ecclestone.
Questionado sobre a sugestão de Carey, de um calendário de 15 a 18 corridas, Ecclestone disse: "Eu ficaria muito, muito, muito surpreso se eles conseguissem alcançar isso.”
“Espero que sim. Eu realmente espero que eles consigam. Eles poderiam realizar três ou quatro corridas no início do próximo ano e ainda contar para o campeonato de 2020.”
“O problema é onde você terá essas corridas, onde as equipes poderão ir e onde o promotor quer fazer uma corrida.”
"É bom fazer o calendário, é o que você pode fazer enquanto espera. O grande problema é conseguir que os promotores desejem fazer a corrida."
Veja como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo
Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
Foto de: FIA Formula E
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Foto de: Akhil Puthiyedath
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina e Espanha também foram suspensas, com adiamento. No momento, o GP da França é o primeiro da temporada. Mas o multicampeão Valentino Rossi acredita que as etapas de França e Itália dificilmente serão realizadas na data inicial
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Foto de: FOM
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Foto de: Tim Biesbrouck / Motorsport.com
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado. No momento, o GP do Canadá está marcado para ser o primeiro da temporada, no meio de junho
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
Foto de: Marc Fleury
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
Foto de: Rainier Ehrhardt
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
Foto de: Dave Kneen
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images
Sobrou até para as 500 Milhas de Indianápolis, que foi adiada para o dia 23 de agosto.
Foto de: IndyCar Series
O GP de Indianápolis foi transferido para 4 de julho, em um evento conjunto com a NASCAR.
Foto de: IndyCar Series
Para suportar as mudanças em Indianápolis, as corridas da Indy agendadas para 16 e 22 de agosto foram remarcadas. A etapa de Mid-Ohio está programada agora para 9 de agosto e a de Gateway está agendada para 30 de agosto.
Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
Foto de: NASCAR Media
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
Foto de: Duda Bairros
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
Foto de: Duda Bairros
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Foto de: Luca Bassani
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
Foto de: Duda Bairros
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