Empresário de Schumacher critica alemão por volta à F1: "Desnecessário"
Willi Weber falou sobre como que foi o processo de volta de Schumacher à F1 e porque o alemão não teve sucesso entre 2010 e 2012
Michael Schumacher, Ferrari talks to manager Willi Weber
Steve Etherington / Motorsport Images
O heptacampeão Michael Schumacher surpreendeu o mundo do automobilismo em 2009 quando anunciou seu retorno às pistas, como piloto da Mercedes, na volta da montadora alemã à Fórmula 1. Mas sua performance passou muito longe daquela que fez história entre 1992 e 2006.
Nos três anos de seu retorno, entre 2010 e 2012, Schumacher subiu apenas uma vez ao pódio, com um terceiro lugar no GP da Europa de 2012.
Leia também:
Para Willi Weber, que foi empresário do alemão durante a maior parte de sua carreira, o grande problema foi que o heptacampeão não conseguiu adaptar seu estilo de pilotagem aos carros daquele período, que haviam passado por grandes modificações entre 2006 e 2010.
Quando Schumacher aposentou pela primeira vez, os carros eram mais leves e curtos, além de usar pneus com sulcos. Em sua volta, os modelos já eram mais longos e pesados, devido ao tamanho do tanque de gasolina, após a proibição do reabastecimento, e passaram a usar pneus slick.
"Michael tinha esse acerto especial de carro para o seu estilo, e não conseguiu isso na Mercedes", disse Weber ao jornal Kolner Express. "Os carros mais novos haviam se desenvolvido para uma direção diferente, e Michael não conseguia influenciar a tecnologia, como fez na Benetton e na Ferrari".
GALERIA: Relembre a carreira de Michael Schumacher na Fórmula 1
1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
Foto de: LAT Images
1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
Foto de: Sutton Motorsport Images
1992: Benetton - 3º lugar, 1 vitória, 53 pontos, 16 GPs
Foto de: LAT Images
1993: Benetton - 4º lugar, 1 vitória, 52 pontos, 16 GPs
Foto de: Sutton Motorsport Images
1994: Benetton - Campeão, 8 vitórias, 92 pontos, 16 GPs
Foto de: Sutton Motorsport Images
1995: Benetton - Campeão, 9 vitórias, 102 pontos, 17 GPs
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari - 3º lugar, 3 vitórias, 59 pontos, 16 GPs
Foto de: XPB Images
1997: Ferrari - Desclassificado (2º lugar), 5 vitórias, 78 pontos, 17 GPs
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari - 2º lugar, 6 vitórias, 86 pontos, 16 GPs
Foto de: Sutton Motorsport Images
1999: Ferrari - 5º lugar, 2 vitórias, 44 pontos, 10 GPs
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
2000: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 108 pontos, 17 GPs
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2001: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 123 pontos, 17 GPs
Foto de: Ercole Colombo
2002: Ferrari - Campeão, 11 vitórias, 144 pontos, 17 GPs
Foto de: Brousseau Photo
2003: Ferrari - Campeão, 6 vitórias, 93 pontos, 16 GPs
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari - Campeão, 13 vitórias, 148 pontos, 18 GPs
Foto de: Sutton Motorsport Images
2005: Ferrari - 3º lugar, 1 vitória, 62 pontos, 19 GPs
Foto de: XPB Images
2006: Ferrari - 2º lugar, 7 vitórias, 121 pontos, 18 GPs
Foto de: Sutton Motorsport Images
2010: Mercedes - 9º lugar, 72 pontos, 19 GPs
Foto de: XPB Images
2011: Mercedes - 8º lugar, 76 pontos, 19 GPs
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
2012: Mercedes - 13º lugar, 49 pontos, 20 GPs
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
"Isso é verdade, mas depois que Ross [Brawn] não conseguiu melhorar o carro muito depois de 2009 e [Nico] Rosberg foi de repente o mais rápido. Michael não conseguiu compensar isso. Era uma tecnologia e geração de pilotos diferentes, apesar de Michael estar mais em forma do que nunca".
Weber ainda revelou que tentou convencer Schumacher que não era uma boa ideia voltar à F1 após o convite da Mercedes. Mas ele acredita que a presença de Schumacher foi importante na construção da equipe.
"Michael falhou na Mercedes. Se ao menos ele tivesse meu ouvido... Ele tentou de tudo e, junto com Rosberg, eles aceleraram o carro para que a Mercedes pudesse ser campeã mundial tantas vezes. Mas [voltar] ainda era desnecessário".
Cerca de um ano após sua segunda aposentadoria, em dezembro de 2013, Schumacher sofreu o acidente que causou graves lesões cerebrais. Mesmo sendo uma pessoa muito presente na vida do alemão, Weber nunca teve a permissão para visitá-lo desde então.
GALERIA: Todas as 91 vitórias de Schumacher na F1
GP da Bélgica 1992
Foto de: LAT Images
GP de Portugal 1993
Foto de: LAT Images
GP do Brasil 1994
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Pacífico 1994
Foto de: LAT Images
GP de San Marino 1994
Foto de: LAT Images
GP de Mônaco 1994
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Canadá 1994
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP da França 1994
Foto de: LAT Images
GP da Hungria 1994
Foto de: LAT Images
GP da Europa 1994
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP do Brasil 1995
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP da Espanha 1995
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Mônaco 1995
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP da França 1995
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Alemanha 1995
Foto de: LAT Images
GP da Bélgica 1995
Foto de: LAT Images
GP da Europa 1995
Foto de: LAT Images
GP do Pacífico 1995
Foto de: LAT Images
GP do Japão 1995
Foto de: LAT Images
GP da Espanha 1996
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Bélgica 1996
Foto de: LAT Images
GP da Itália 1996
Foto de: Ercole Colombo
GP de Mônaco 1997
Foto de: LAT Images
GP do Canadá 1997
Foto de: LAT Images
GP da França 1997
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Bélgica 1997
Foto de: LAT Images
GP do Japão 1997
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Argentina 1998
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Canadá 1998
Foto de: LAT Images
GP da França 1998
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Grã-Bretanha 1998
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Hungria 1998
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP da Itália 1998
Foto de: Ercole Colombo
GP de San Marino 1999
Foto de: Ercole Colombo
GP de Mônaco 1999
Foto de: Ercole Colombo
GP da Austrália 2000
Foto de: LAT Images
GP do Brasil 2000
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de San Marino 2000
Foto de: LAT Images
GP da Europa 2000
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP do Canadá 2000
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Itália 2000
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP dos EUA 2000
Foto de: LAT Images
GP do Japão 2000
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Malásia 2000
Foto de: LAT Images
GP da Austrália 2001
Foto de: LAT Images
GP da Malásia 2001
Foto de: Ercole Colombo
GP da Espanha 2001
Foto de: LAT Images
GP de Mônaco 2001
Foto de: Ercole Colombo
GP da Europa 2001
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da França 2001
Foto de: Ercole Colombo
GP da Hungria 2001
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Bélgica 2001
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Japão 2001
Foto de: Ercole Colombo
GP da Austrália 2002
Foto de: LAT Images
GP do Brasil 2002
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de San Marino 2002
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Espanha 2002
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Áustria 2002
Foto de: LAT Images
GP do Canadá 2002
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Grã-Bretanha 2002
Foto de: LAT Images
GP da França 2002
Foto de: Ercole Colombo
GP da Alemanha 2002
Foto de: LAT Images
GP da Bélgica 2002
Foto de: LAT Images
GP do Japão 2002
Foto de: Ferrari Media Center
GP de San Marino 2003
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
GP da Espanha 2003
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP da Áustria 2003
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP do Canadá 2003
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
GP da Itália 2003
Foto de: Ercole Colombo
GP dos EUA 2003
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Austrália 2004
Foto de: LAT Images
GP da Malásia 2004
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP do Bahrein 2004
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP de San Marino 2004
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP da Espanha 2004
Foto de: Peter Spinney / Motorsport Images
GP da Europa 2004
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP do Canadá 2004
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP dos EUA 2004
Foto de: LAT Images
GP da França 2004
Foto de: Ferrari Media Center
GP da Grã-Bretanha 2004
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP da Alemanha 2004
Foto de: Lorenzo Bellanca / Motorsport Images
GP da Hungria 2004
Foto de: Lorenzo Bellanca / Motorsport Images
GP do Japão 2004
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP dos EUA 2005
Foto de: LAT Images
GP de San Marino 2006
Foto de: Michael Cooper / Motorsport Images
GP da Europa 2006
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP dos EUA 2006
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
GP da França 2006
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
GP da Alemanha 2006
Foto de: Ercole Colombo
GP da Itália 2006
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da China 2006
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
VÍDEO: Os 5 pilotos da F1 que mereciam ter sido campeões e ficaram sem título
PODCAST Motorsport.com: Quais pilotos brasileiros não tiveram sorte na F1?
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments