Últimas notícias

Equipes enviam carta à FIA pedindo testes no Bahrein

Grande parte do grid da categoria assinou uma carta endereçada à Federação Internacional de Automobilismo dizendo que apoia a mudança das sessões de teste de pré-temporada para o Bahrein

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing

Foto de: XPB Images

Um teste em temperaturas mais elevadas: este é o desejo da Pirelli para a pré-temporada da Fórmula 1 em 2017, para avaliar em condições mais exigentes os compostos mais largos e o maior nível de downforce que os carros terão no próximo ano.

Apesar de Barcelona exigir níveis altos de pressão aerodinâmica, a Pirelli crê que precisa testar os pneus em temperaturas mais elevadas para explorar os limites dos compostos. Inicialmente, os times entraram em um acordo para que as duas sessões de quatro dias cada fosse na pista espanhola, mas a Mercedes tem feito uma campanha para mover as sessões para o Bahrein.

Inicialmente, a ideia teve pouco suporte devido aos custos, mas agora mais times se levantaram a favor do teste em Sakhir. Uma fonte revelou ao Motorsport.com que o Bahrein fornece "melhor custo-benefício", com o adicional de exigir mais dos sistemas de refrigeração e ser garantia de pista seca.

No regulamento atual da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), é exigido um apoio majoritário das equipes para que se realize um teste fora da Europa. As equipes, então, enviaram uma carta para Charlie Whiting, diretor de prova da F1, confirmando que apoiam a ideia.

Entende-se que entre os que querem o teste em Sakhir estão Mercedes, Ferrari, McLaren, Renault, Haas e Force India. Red Bull e Williams estão entre as equipes que querem a manutenção das sessões em Barcelona.

A carta enviada à FIA diz: "Afirmamos, através desta, nosso acordo para que os dois testes de pré-temporada para 2017, de acordo com o artigo 10.6(g) do Regulamento Esportivo da F1, sejam realizados no Bahrein." 

"Como o circuito fica fora da Europa, enviamos através desta carta nosso pedido, seguindo o que pede o artigo 10.6(d). Fizemos este acordo para apoiar o pedido da Pirelli por testes de pista mais exigentes para os pneus de 2017."

Testes em locais diferentes

Embora o regulamento atual não permita tal possibilidade, a FIA pensa em abrir uma exceção e permitir que os testes sejam realizados simultaneamente tanto em Barcelona quanto em Sakhir, com os times decidindo em qual estarão.

Entende-se que Whiting discutirá a questão sobre o Bahrein com Paul Hembery, chefe da Pirelli na F1, antes de se reunir com os chefes de equipe, no domingo.

Paddy Lowe, diretor técnico da Mercedes, acredita que os times precisam apoiar o pedido da Pirelli para a mudança dos testes para o Bahrein, relembrando o fiasco da Michelin em Indianápolis, em 2005, como exemplo do que pode acontecer caso os novos compostos não sejam testados em condições mais exigentes.

"Vivemos a maior mudança no regulamento de pneus em uma ou duas décadas, e a Pirelli perguntou à FIA se haveria apoio para testes no Bahrein, que não fica na Europa", disse.

"Vimos o que pode acontecer, por exemplo, com a situação vivida em Indianápolis, em 2005. Não podemos nos esquecer do risco que corremos aqui, em corridas com 300 quilômetros de extensão. Por isso nós apoiamos a ideia", afirmou.

Por outro lado, o diretor técnico da Williams, Pat Symonds, deixou claro porque o time de Grove é contra a medida.

"O custo de um teste fora da Europa é enorme. Uma equipe como a Mercedes pode bancar coisas assim, mas um time como a Williams não pode. Isso consumiria uma parcela significativa de nosso orçamento e creio que não é a coisa certa a se fazer", completou.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Verstappen: "uma das melhores sextas-feiras do ano"
Próximo artigo Na mira da Renault, Hülkenberg desconversa sobre futuro

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil