Últimas notícias

Ericsson vence, Melker bate forte e Valsecchi empata com Razia

Nasr chega em oitavo e garante direito de largar na pole position neste domingo em Spa-Francorchamps

Calado, Ericsson e Valsecchi

Em uma corrida marcada por uma interrupção de quase uma hora, a GP2 viu Marcus Ericsson vencer e a disputa pelo campeonato entre Luiz Razia e Davide Valsecchi pegar fogo no circuito de Spa-Francorchamps.

A primeira prova do fim de semana acabou dividida em duas partes: antes e depois do acidente de Nigel Melker. O piloto da equipe Ocean perdeu o controle de seu carro no topo da subida da Eau Rouge e acertou os pneus em um ângulo perigoso, na diagonal.
 
A prova precisou ser interrompida para o atendimento médico e a reparação da barreira de pneus, que ficou bastante danificada. Melker foi levado de helicóptero para o hospital, mas passa bem.
 
Enquanto isso, os pilotos ficaram esperando no grid e foram surpreendidos por uma "pegadinha" da direção de prova. Bem na hora em que os carros foram liberados novamente, os comissários foram informados da ausência do helicóptero e o safety car sequer saiu do lugar. Nova espera.
 
Antes disso, a prova teve apenas duas voltas, mas suficientes para Ericsson. O sueco da iSport largou em quarto e passou a dupla da Lotus GP (James Calado e Esteban Gutierrez) logo na primeira curva, tomando a ponta do pole Rio Haryanto segundos antes do acidente de Melker.
 
Em seguida, o safety car ficou por quatro voltas na pista, o que provocou uma movimentação intensa nos boxes, com a maior parte do grid realizando a parada obrigatória. Por pouco não aconteceram acidentes, com Valsecchi sendo investigado por uma saída perigosa.
 
Ao contrário da maioria, Giedo Van der Garde, Stephane Richelmi, Stefano Coletti e Simon Trummer seguiram na pista e torciam para poder trocar os pneus quando a prova fosse interrompida, como já aconteceu na F-1. Mas a negativa dos comissários os colocaram em uma situação ruim para o restante da prova.
 
Na relargada, Garde manteve a liderança, enquanto Ericsson abria em relação a Calado e Valsecchi, só esperando os pilotos à frente realizarem o pit stop para garantir a segunda vitória da carreira. Garde ainda conseguiu garantir o quinto lugar ao fazer uma serie de ultrapassagens por conta dos novos pneus traseiros.
 
Na briga pelo campeonato, Razia e a equipe Arden salvaram um resultado improvável. Largando da 18ª posição, o brasileiro subiu para 15º e se valeu de um ótimo pit stop para se colocar entre os nove primeiros entre os que já pararam.
 
O baiano se valeu de confusões à frente para efetuar boas ultrapassagens e subir para quinto quando todos realizaram suas paradas, cedendo uma posição para Van der Garde no fim. Com o resultado, ele larga em terceiro na corrida do domingo, com Valsecchi em sexto. Na tabela de pontos, os dois estão iguais: ambos com 206.
 
Outro que fez bonito foi Felipe Nasr. Largou em nono, mas caiu muitas posições após o pit stop, pois teve de esperar o companheiro Valsecchi parar primeiro, e fez uma belíssima corrida de recuperação, conquistando a oitava posição e o direito de largar na pole position neste domingo com uma grande manobra na última curva.
 
Além da disputa pela liderança, outra batalha interessante é pelo terceiro lugar, com James Calado, segundo colocado, e Esteban Gutierrez, 11º após muitos erros, empatados em 150 pontos. A bateria complementar, de 18 voltas, está marcada para as 5h35 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.
 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Pole após 62 GPs de seca, Button busca primeira vitória em Spa
Próximo artigo Tráfego é tormento para turma do fundo do pelotão na classificação

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil