'Esnobado' por Senna, Massa usou episódio para dar lição em Schumi
Piloto brasileiro da Venturi contou emocionantes histórias envolvendo dois dos maiores ídolos da história da F1
Felipe Massa, Scuderia Ferrari and Michael Schumacher, Test Driver, Scuderia Ferrari
XPB Images
Vice-campeão da Fórmula 1 pela Ferrari em 2008 e atualmente na Fórmula E, Felipe Massa concedeu entrevista exclusiva ao Motorsport.com via live de Instagram e revelou que, quando criança, foi esnobado por Ayrton Senna ao pedir um autógrafo ao tricampeão mundial.
O editor recomenda:
O piloto da Venturi também disse que usou o episódio para dar uma espécie de lição de moral no alemão Michael Schumacher, que foi seu companheiro na Ferrari. No vídeo abaixo, você confere o relato incrível de Massa com Senna e com o heptacampeão da F1. Veja:
"Quando eu era criança, infelizmente o Senna me negou um autógrafo. Aquilo foi muito difícil para mim porque eu era uma criança com o papelzinho na mão junto com outras duas ou três que estavam comigo", relatou Massa
"Fiquei sem o autógrafo do Senna e foi algo que eu levei para a minha vida inteira. Cheguei na F1, consegui ser piloto de F1, consegui correr em equipes grandes, como a Ferrari, e ter sempre muita gente pedindo autógrafo".
Felipe Massa, Scuderia Ferrari, dá autógrafos a fãs
Foto de: XPB Images
Michael Schumacher e fãs
Foto de: XPB Images
"E eu nunca consegui falar não para uma criança, porque sempre me lembrei daquele momento. E uma vez a gente estava em um jantar com o Schumacher em Barcelona. Estava tendo a corrida de F1 e a gente foi jantar numa cidadezinha ali perto de Montmeló".
"Era uma cidadezinha bem pequena e estávamos eu, ele, o Jean Todt, o Nicolas Todt. E aí, na hora que a gente estava saindo do restaurante, o Schumacher entrou no carro e estava a cidade inteira atrás dele", seguiu o brasileiro.
Michael Schumacher, Ferrari, Felipe Massa, Ferrari
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Michael Schumacher e Felipe Massa
Foto de: Ferrari Media Center
Felipe Massa e Michael Schumacher
Foto de: Alessio Morgese
Felipe Massa e Michael Schumacher
Foto de: XPB Images
Felipe Massa e Michael Schumacher
Foto de: LAT Images
Michael Schumacher, Mercedes GP,Felipe Massa, Scuderia Ferrari
Foto de: XPB Images
"Ele saiu, entrou no carro, eu entrei junto. Ele sempre guiava, estava no volante e esperando todas as pessoas entrarem no carro para a gente sair. E em volta do carro um monte de gente esperando e batendo na janela para pedir autógrafo e ele nem se mexia".
"Tinha um menininho com a cara colada no vidro pedindo ‘pelo amor de Deus, me dá um autógrafo, faz alguma coisa, abre o vidro’, sei lá, qualquer coisa. E aquele menininho estava me deixando maluco".
"[Eu pensava] não é possível, não é possível que ele não vá abrir. Aí eu cutuquei ele [Schumacher] e falei assim: ‘Michael, pelo amor de Deus, pelo menos para o menininho. Faz isso, por favor’", relembra. Recorde a carreira do piloto do Brasil na F1 na galeria abaixo:
Massa conquistou seu primeiro ponto na F1 logo em sua segunda corrida no mundial, na Malásia em 2002. Um sexto posto.
Foto de: Sauber Petronas
Em 2002, Massa foi ordenado a ceder posição para o parceiro Nick Heidfeld por duas vezes, no GP da Europa (onde não obedeceu) e no GP da Alemanha (quando acatou). Com clima ruim, ele saiu do time no fim do ano.
Foto de: Sauber Petronas
Massa liderou uma corrida pela primeira vez no GP do Brasil de 2004, por duas voltas, já de volta a Sauber.
Foto de: Bridgestone Corporation
Conquistando um sexto lugar em sua despedida da Sauber na China em 2005 – naquela que foi a última corrida da Sauber antes da entrada da BMW - Felipe Massa ganhou seu carro de presente do chefe, Peter Sauber.
Foto de: XPB Images
Ele conquistou 41 pódios na carreira. O primeiro foi no GP da Europa de 2006.
Foto de: XPB Images
A 1ª vitória de Massa na F1 (Turquia/2006) foi possibilitada apenas devido a uma rodada de Vitantonio Liuzzi. Com um Safety Car, ele e Schumacher foram para o box ao mesmo tempo, com o alemão saindo em 3º, atrás de Alonso. A Ferrari não pôde inverter as posições.
Foto de: XPB Images
De todas as 11 vitórias na F1, em nenhuma Felipe Massa saiu de uma posição pior que o segundo lugar no grid.
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Em 2007, Massa dividiu o recorde de pole positions com Lewis Hamilton: seis para cada um.
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Massa ficou a um ponto do título de 2008, mas foi quem mais venceu provas na temporada: seis contra cinco do campeão, Lewis Hamilton.
Foto de: LAT Images
Massa liderou o mundial por duas vezes na carreira, se tornando o único brasileiro a conseguir a façanha após Ayrton Senna. Foi após os GPs da França de 2008 e da Malásia de 2010.
Foto de: Eric Gilbert
O acidente mais sério de sua carreira foi no GP da Hungria de 2009, quando uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou sua cabeça. Massa só voltou a correr em 2010.
Foto de: Sutton Motorsport Images
Massa é o brasileiro que mais subiu ao pódio no GP do Brasil. Foram cinco vezes, duas como vencedor.
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Sua última de 16 pole positions foi conquistada no GP da Áustria de 2014. Foi a única vez que um carro que não fosse Mercedes, Ferrari ou Red Bull largou em primeiro na era turbo-híbrida da F1.
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
O último pódio de Massa (e também ultimo do Brasil na F1) foi no GP da Itália de 2015.
Foto de: Mercedes AMG
Massa foi desclassificado em dois GPs: GP do Canadá 2007 (por sair do box com a luz vermelha acesa) e GP do Brasil 2015 (por seu pneu traseiro ultrapassar a temperatura limite durante a prova).
Foto de: XPB Images
A última vez que Massa liderou uma corrida foi na Inglaterra, em 2015. Foi por 19 voltas. Ao todo ele liderou 936 voltas na carreira.
Foto de: XPB Images
"Aí ele olhou, baixou o vidro, deu o autógrafo para o menininho, logicamente deu mais uns dez autógrafos e aí a gente foi embora. Aí eu contei a história para ele do que tinha acontecido e ele gostou de ouvir a história".
"Ele falou: ‘É, você tinha razão mesmo’. Só que isso mostra o jeito do cara. O jeito do cara é isso, não tem emoção. E a gente tem muita emoção, o brasileiro. Então, no final, foi uma história interessante que aconteceu que vale a pena contar".
Schumacher era fechado, mas ficava descontraído no Brasil
Felipe Massa, Michael Schumacher e Rubens Barrichello
Foto de: XPB Images
Felipe Massa, Michael Schumacher e Rubens Barrichello
Foto de: Shell Motorsport
"Ele gostava muito do Brasil. Ele tinha uma relação comigo muito próxima, né... Não só comigo, mas com a minha família, com o meu irmão Dudu. Ele sempre tinha um carinho muito grande. E é impressionante como ele gostava do Desafio das Estrelas, uma corrida de kart [no Brasil]".
"Ele sempre foi muito ligado ao kart, ele sempre foi apaixonado por kart. Sempre que ele tinha um tempo livre, ele andava de kart. Ele era mecânico e piloto ao mesmo tempo. E no Desafio das Estrelas, ele era um cara que você via que estava gostando", conta Massa.
"Ele ficava até diferente, mais aberto, falava, curtia. Tava em todos os almoços e jantares com todos os pilotos. Ele realmente gostava muito daquilo, então a gente se divertia muito no Desafio das Estrelas de kart com ele aqui no Brasil".
GALERIA: Relembre todos os carros e a carreira de Michael Schumacher na F1
1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
Foto de: LAT Images
1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
Foto de: Sutton Motorsport Images
1992: Benetton - 3º lugar, 1 vitória, 53 pontos, 16 GPs
Foto de: LAT Images
1993: Benetton - 4º lugar, 1 vitória, 52 pontos, 16 GPs
Foto de: Sutton Motorsport Images
1994: Benetton - Campeão, 8 vitórias, 92 pontos, 16 GPs
Foto de: Sutton Motorsport Images
1995: Benetton - Campeão, 9 vitórias, 102 pontos, 17 GPs
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari - 3º lugar, 3 vitórias, 59 pontos, 16 GPs
Foto de: XPB Images
1997: Ferrari - Desclassificado (2º lugar), 5 vitórias, 78 pontos, 17 GPs
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari - 2º lugar, 6 vitórias, 86 pontos, 16 GPs
Foto de: Sutton Motorsport Images
1999: Ferrari - 5º lugar, 2 vitórias, 44 pontos, 10 GPs
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
2000: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 108 pontos, 17 GPs
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2001: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 123 pontos, 17 GPs
Foto de: Ercole Colombo
2002: Ferrari - Campeão, 11 vitórias, 144 pontos, 17 GPs
Foto de: Brousseau Photo
2003: Ferrari - Campeão, 6 vitórias, 93 pontos, 16 GPs
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari - Campeão, 13 vitórias, 148 pontos, 18 GPs
Foto de: Sutton Motorsport Images
2005: Ferrari - 3º lugar, 1 vitória, 62 pontos, 19 GPs
Foto de: XPB Images
2006: Ferrari - 2º lugar, 7 vitórias, 121 pontos, 18 GPs
Foto de: Sutton Motorsport Images
2010: Mercedes - 9º lugar, 72 pontos, 19 GPs
Foto de: XPB Images
2011: Mercedes - 8º lugar, 76 pontos, 19 GPs
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
2012: Mercedes - 13º lugar, 49 pontos, 20 GPs
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
"Em Madonna di Campiglio, que a Ferrari organizava junto com a Philip Morris, era um evento incrível e ele amava aquilo também, se divertia. Mas ele era um cara duro, fechado. Se ele não conhecesse a pessoa, não tinha esse negócio de risada".
"Ele era um cara fechado, ele era realmente um alemão fechado, então você tinha que conhecê-lo, entendê-lo, para que, na hora que ele relaxasse com você, aí ele iria demonstrar realmente tudo aquilo que ele era".
GALERIA: Relembre todas as vitórias da carreira de Michael Schumacher na F1
GP da Bélgica 1992
Foto de: LAT Images
GP de Portugal 1993
Foto de: LAT Images
GP do Brasil 1994
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Pacífico 1994
Foto de: LAT Images
GP de San Marino 1994
Foto de: LAT Images
GP de Mônaco 1994
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Canadá 1994
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP da França 1994
Foto de: LAT Images
GP da Hungria 1994
Foto de: LAT Images
GP da Europa 1994
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP do Brasil 1995
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP da Espanha 1995
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Mônaco 1995
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP da França 1995
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Alemanha 1995
Foto de: LAT Images
GP da Bélgica 1995
Foto de: LAT Images
GP da Europa 1995
Foto de: LAT Images
GP do Pacífico 1995
Foto de: LAT Images
GP do Japão 1995
Foto de: LAT Images
GP da Espanha 1996
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Bélgica 1996
Foto de: LAT Images
GP da Itália 1996
Foto de: Ercole Colombo
GP de Mônaco 1997
Foto de: LAT Images
GP do Canadá 1997
Foto de: LAT Images
GP da França 1997
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Bélgica 1997
Foto de: LAT Images
GP do Japão 1997
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Argentina 1998
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Canadá 1998
Foto de: LAT Images
GP da França 1998
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Grã-Bretanha 1998
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Hungria 1998
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP da Itália 1998
Foto de: Ercole Colombo
GP de San Marino 1999
Foto de: Ercole Colombo
GP de Mônaco 1999
Foto de: Ercole Colombo
GP da Austrália 2000
Foto de: LAT Images
GP do Brasil 2000
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de San Marino 2000
Foto de: LAT Images
GP da Europa 2000
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP do Canadá 2000
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Itália 2000
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP dos EUA 2000
Foto de: LAT Images
GP do Japão 2000
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Malásia 2000
Foto de: LAT Images
GP da Austrália 2001
Foto de: LAT Images
GP da Malásia 2001
Foto de: Ercole Colombo
GP da Espanha 2001
Foto de: LAT Images
GP de Mônaco 2001
Foto de: Ercole Colombo
GP da Europa 2001
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da França 2001
Foto de: Ercole Colombo
GP da Hungria 2001
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Bélgica 2001
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Japão 2001
Foto de: Ercole Colombo
GP da Austrália 2002
Foto de: LAT Images
GP do Brasil 2002
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de San Marino 2002
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Espanha 2002
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Áustria 2002
Foto de: LAT Images
GP do Canadá 2002
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Grã-Bretanha 2002
Foto de: LAT Images
GP da França 2002
Foto de: Ercole Colombo
GP da Alemanha 2002
Foto de: LAT Images
GP da Bélgica 2002
Foto de: LAT Images
GP do Japão 2002
Foto de: Ferrari Media Center
GP de San Marino 2003
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
GP da Espanha 2003
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP da Áustria 2003
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP do Canadá 2003
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
GP da Itália 2003
Foto de: Ercole Colombo
GP dos EUA 2003
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Austrália 2004
Foto de: LAT Images
GP da Malásia 2004
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP do Bahrein 2004
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP de San Marino 2004
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP da Espanha 2004
Foto de: Peter Spinney / Motorsport Images
GP da Europa 2004
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP do Canadá 2004
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP dos EUA 2004
Foto de: LAT Images
GP da França 2004
Foto de: Ferrari Media Center
GP da Grã-Bretanha 2004
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP da Alemanha 2004
Foto de: Lorenzo Bellanca / Motorsport Images
GP da Hungria 2004
Foto de: Lorenzo Bellanca / Motorsport Images
GP do Japão 2004
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP dos EUA 2005
Foto de: LAT Images
GP de San Marino 2006
Foto de: Michael Cooper / Motorsport Images
GP da Europa 2006
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
GP dos EUA 2006
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
GP da França 2006
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
GP da Alemanha 2006
Foto de: Ercole Colombo
GP da Itália 2006
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da China 2006
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
VÍDEO: Barrichello relembra o dia em que Senna deu soco em Irvine na F1; confira
PODCAST Motorsport.com: Quais pilotos mereciam ganhar títulos da F1 e não levaram?
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
"Muito triste": Massa dedica vitória na Stock a Márcio Fonseca, que foi assessor do piloto e morreu neste sábado, aos 68
Sette Câmara deixa 'porta aberta' para saída da ERT após erro da equipe que causou desclassificação no eP de SP de F-E
F1: Massa atualiza relação com Ecclestone após processar Bernie
F1: Coulthard aponta maior desafio de Hamilton na ida para a Ferrari
Vettel relembra última conversa com Schumacher antes do acidente: "Disse a ele que seria pai"
Conheça os maiores salários de pilotos da história da F1
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments