Conteúdo especial

Lotus 97T de 1985: o carro mais bonito da história da Fórmula 1

Com McLarens de Senna e Brabham de Piquet, disputa pelo prêmio de carro mais belo da história terminou verde e amarela

Ayrton Senna, Lotus Renault

Sutton Motorsport Images

Vocês pediram, o Motorsport.com atendeu, e a grande vencedora da enquete de carro mais bonito da história da Fórmula 1 é a Lotus 97T. Pilotado por Ayrton Senna e Elio de Angelis na temporada de 1985, o monoposto criado por Gérard Ducarouge 'deu' ao brasileiro as primeiras de suas 41 vitórias na categoria máxima do automobilismo mundial.

Leia também:

A eleição da Lotus foi por uma grande margem sobre os demais modelos. O carro preto e dourado da equipe britânica alcançou 16,1% dos votos, bem mais do que os 7,7% do segundo mais votado, a McLaren de 1993.

O top-5 ainda teve as McLarens de 1991, do tricampeonato de Senna (6%), e de 1988 (6%), além da Brabham com que Nelson Piquet alcançou o bi-mundial em 1983 (5,9%). Mas as honras da casa ficam para o campeão, então rememoramos a temporada em que a Lotus 97T desfilou por 16 circuitos de 4 continentes diferentes. 

A temporada de 1985 da F1

Senna chegou à Lotus naquele ano como uma grande promessa, após guiar pela Toleman em seu ano de estreia, 1984. A bordo da Lotus, o brasileiro venceu pela primeira vez na carreira. E não podia ser diferente: o primeiro triunfo aconteceu de baixo de chuva, em Estoril, onde o jovem de 25 anos superou rivais como Alain Prost, Nelson Piquet e Niki Lauda, grandes estrelas da F1.

Em 1985, Alain Prost dominou o campeonato, superando Michelle Alboreto, da Ferrari, por 20 pontos na classificação final. Em segundo plano, a parceria da Williams com a Honda, que voltara à categoria poucos anos antes como fornecedora de motores, começava a dar frutos e a equipe mostrava sinais de que seria uma das grandes forças nas próximas temporadas.

Senna brilhou na Lotus, confirmando que era uma estrela em ascensão ao vencer provas em Portugal e na Bélgica. Ao contrário do que muitos pensam, seu experiente companheiro Elio de Angelis não fez feio e terminou o campeonato apenas cinco pontos atrás do jovem prodígio, com direito a uma vitória em San Marino.

A dupla conseguiu somar 71 pontos para a Lotus ao longo do ano, a mesma somatória da Williams. No entanto, a equipe de Nigel Mansell e Keke Rosberg ficou em terceira no mundial por ter vencido uma corrida a mais do que a Lotus. Apesar de oito pilotos terem ganho corridas por cinco equipes diferentes, a McLaren venceu o campeonato de construtores sem grandes dificuldades.

A Lotus 97T

Concebido por Ducarouge, o carro da equipe sediada em Hethel contava com um chassi de fibra de carbono que pesava apenas 540kg. O motor era um Renault V-6 turbo de quase 1500 cilindradas, controlado por um câmbio manual de cinco marchas. O combustível utilizado pela equipe, por recomendação da Renault, era o da marca francesa Elf.

Com essa máquina, de Angelis subiu ao pódio no GP do Brasil, disputado em Jacarepaguá, na abertura da temporada, que teve abandono de Senna. Os problemas mecânicos foram, aliás, o grande obstáculo do brasileiro ao longo do ano. 

Enquanto o piloto italiano conseguiu manter certa regularidade, Senna sofria com quebras e abandonos, alternados com atuações de gala, que lhe garantiram seis pódios nas nove provas que completou.

Embora mais regular, de Angelis só subiu três vezes ao pódio. Já Senna levou o modelo 97T ao terceiro degrau na Holanda e na Itália, além de terminar em segundo na Áustria e em Brands Hatch, sem contar as duas vitórias em Spa e Estoril. 

Abaixo, você confere as melhores imagens do carro da Lotus, eleito o mais belo de todos os tempos na F1. De lambuja, deixamos algumas fotos de outros carros daquela temporada, encontrados em nossos arquivos exclusivos da temporada 1985. Deleite-se:

Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna lidera largada
Ayrton Senna
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna, Lotus 97T
Ayrton Senna
Vencedor Ayrton Senna com  Patrick Tambay no pódio
Ayrton Senna
Alain Prost, McLaren MP4/2B
Michele Alboreto, Alain Prost e Elio de Angelis
Nigel Mansell, Williams FW10, seguido de perto por Nelson Piquet
Nigel Mansell
Michele Alboreto
Michele Alboreto, Elio de Angelis e Alain Prost
Jacques Laffite (FRA) Ligier JS25
Francois Hesnault, Renault RE60
Ayrton Senna, Lotus 97T
Alan Jones, Lola THL1
Alain Prost, McLaren MP4-2B
Enzo Ferrari com Niki Lauda
Teo Fabi, Toleman TG185 Hart
Thierry Boutsen (BEL) Arrows A8,
Ayrton Senna, Lotus 97T, Elio De Angelis, Lotus 97T
40

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Williams: Russell é alvo de ódio de fãs de Kubica nas redes sociais
Próximo artigo Chefe da Haas praticamente descarta Pietro Fittipaldi na F1 em 2020: ''Um novato não te ajuda"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil