Evolução da Ferrari, estreia de Albon e retomada da Renault em jogo no GP da Bélgica de F1

Prova disputada em Spa-Francorchamps pode beneficiar a escuderia italiana, mais adaptada a circuitos de alta

Spa-Francorchamps map

Foto de: Erik Junius

Depois das tradicionais férias de agosto, a Fórmula 1 volta à ativa neste fim de semana, no GP da Bélgica. A prova é disputada em Spa-Francorchamps, uma das pistas mais celebradas da história da categoria máxima do automobilismo mundial.

E o circuito belga pode beneficiar uma equipe de ponta que ainda está por vencer em 2019: a Ferrari. As características de alta velocidade do traçado devem beneficiar o carro italiano, que tem mais velocidade nas retas e menor downforce. Será que a primeira vitória vermelha vai chegar?

Leia também:

Em meio à caça do time de Maranello por vitórias, sua escuderia rival na briga pela vice-liderança do campeonato de construtores terá uma preocupação diferente neste final de semana. A Red Bull terá a estreia de Alexander Albon, que foi promovido à equipe austríaca após o rebaixamento de Pierre Gasly para a Toro Rosso. Será que o estreante se sairá bem ao lado de Max Verstappen?

No pelotão intermediário, uma escuderia está bastante pressionada: trata-se da Renault, que ocupa apenas o sexto posto entre os construtores e vem decepcionando. Vida difícil para o time francês - e para Nico Hulkenberg, que teve sua saída anunciada para a contratação de Esteban Ocon. Outro que tem dispensa cogitada é Romain Grosjean, em péssima fase na Haas. Com tudo isso em vista, o Motorsport.com compilou as principais questões em jogo no GP da Bélgica. Confira:

Evolução da Ferrari

Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Charles Leclerc, Ferrari SF90, Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Charles Leclerc, Ferrari SF90
Fã vê acidente de Charles Leclerc, Ferrari SF90
5

A equipe italiana não vence uma corrida na Fórmula 1 desde o triunfo de Kimi Raikkonen no GP dos Estados Unidos de 2018. No ano passado, a última glória de Sebastian Vettel se deu justamente na etapa belga. A pista de Spa-Francorchamps beneficia o carro vermelho, que tem menos pressão aerodinâmica e alcança maiores velocidades de reta. O SF90, portanto, é um dos favoritos para este fim de semana, mas terá a concorrência de Mercedes e Red Bull.

Estreia de Albon

Alex Albon, Red Bull Racing
Alexander Albon, Toro Rosso
Alexander Albon, Toro Rosso STR14
Alexander Albon, Toro Rosso
Alexander Albon, Toro Rosso
5

Promovido à Red Bull após boa temporada com a Toro Rosso no ano passado, Gasly não se encontrou na equipe principal e teve péssimo desempenho na primeira metade da temporada 2019. O francês acabou voltando ao time júnior durante as férias e teve que ver a ascensão de Albon. O novato tailandês ganha uma chance ao lado de Verstappen e precisará render para seguir na escuderia austríaca em 2020. O primeiro teste ocorre neste fim de semana, em Spa.

Melhora da Renault

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team
Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19
Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19
Equipe Renault F1 Team
Renault pit stop
5

Depois de terminar a última temporada no quarto lugar entre os construtores, a Renault pretendia se aproximar de Mercedes, Ferrari e Red Bull neste ano. O que se viu, porém, foi o contrário. Apesar da chegada do australiano Daniel Ricciardo, a equipe francesa perdeu força em 2019 e atualmente está apenas no sexto posto entre as escuderias. Por isso, seus pilotos colocam as etapas de Bélgica e Itália como fundamentais para uma retomada.

Reação de Hulkenberg

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
5

Tido como um piloto altamente consistente entre os nomes do grid da F1, o alemão deixará o time amarelo em 2020. Apesar de próximo, Hulk está atrás de Ricciardo na batalha interna e não apresentou resultados mais convincentes. Tudo isso levou à substituição por Ocon: reserva da Mercedes, o piloto francês quase assinou com a Renault em 2019 e agora consumou sua ida para a escuderia amarela. A ver como será a reação de Hulkenberg.

Sobrevida de Grosjean

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19
Romain Grosjean, Haas F1
Romain Grosjean, Haas F1
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19
Romain Grosjean, Haas F1
5

Hulkenberg não é o único piloto ameaçado no pelotão intermediário. Além do alemão, Grosjean é outro que está com a 'batata assando' na categoria máxima do automobilismo mundial. O francês tem desagradado a diretoria da Haas, principalmente Gunther Steiner, o polêmico chefe de equipe. Como se não bastasse, o piloto está atrás do companheiro dinamarquês Kevin Magnussen, com quem vem se estranhando na pista. Será que Grosjean dura mais um ano?

GALERIA: O que esperar da segunda metade da temporada 2019 da F1?

Mais um título de Lewis Hamilton– se alguém ainda tem esperança de que outro piloto, que não Lewis Hamilton, conquiste o título, é melhor tirar o cavalinho da chuva.
São 62 pontos de diferença entre o inglês e Valtteri Bottas (250 a 188), mas o finlandês terá que se preocupar em não perder o vice, já que vê de perto a reação da Red Bull de Max Verstappen. A questão deixou de ser se Hamilton será hexa, mas quando ele o sacramentará.
Briga pelo vice-campeonato – Max Verstappen vem de três top-2 nas últimas quatro provas, em uma crescente empolgante, enquanto Bottas tem uma oitava colocação na Hungria e um abandono no caótico GP da Alemanha.
A diferença entre eles é de apenas sete pontos, e se a tendência for mantida, a briga pelo vice será a maior atração do restante do campeonato.
Vitória da Ferrari – A escuderia italiana ficou em terceiro plano, após o crescimento de Red Bull, Honda e Verstappen. A Bélgica marca o aniversário da última vitória de Vettel na F1. O GP dos EUA de 2018 foi o último triunfo do time, com Kimi Raikkonen.
Resta saber se o jejum será quebrado e se será antes ou depois da corrida de Austin.
Desempenho de Alex Albon na Red Bull – A grande novidade das férias de verão foi a substituição do companheiro de equipe de Verstappen. Alex Albon fará sua primeira aparição como piloto da equipe oficial da marca de energéticos.
Dependendo do desempenho, a Red Bull pode chegar à conclusão de que o tailandês foi a melhor escolha ou se terá dois problemas para resolver, com Albon e Gasly.
Dança das cadeiras – Em relação às outras possíveis mudanças para 2020, a mais provável é a volta de Esteban Ocon à F1.
A equipe mais especulada é a Renault, com o francês saindo do programa da Mercedes e assumindo o lugar de Nico Hulkenberg.
Briga do meio de pelotão – Da quarta colocada, McLaren, até a nona, Haas, são apenas 56 pontos pelo mundial de construtores, restando nove corridas. A ex-equipe de Fernando Alonso vive grande fase, misturando a consistência de Carlos Sainz Jr. com a juventude de Lando Norris.
Em outras épocas massacrada pela mídia e fãs, o time britânico agora aparece como favorito para ser o “melhor do resto”.
Williams – Fora de qualquer briga, a Williams vive um drama no mundial de construtores, somando apenas um ponto, com a 10ª colocação de Robert Kubica na Alemanha, e a tendência é de que o time amargue a última posição.
George Russell deve se manter no time para o ano que vem, mas o futuro do polonês é incerto.
Vaga na Haas – A possível saída de Hulkenberg da Renault não significa que o alemão possa ficar de fora da F1 em 2020.
Rumores indicam que Romain Grosjean está de saída, de modo que o alemão pode assumir a vaga na Haas, frustrando a promoção do brasileiro Pietro Fittipaldi, atual piloto de testes do time norte-americano.
Decisão sobre GP do Brasil – Novembro é o prazo que o Consórcio Rio Motorsports tem para negociação exclusiva com a Liberty Media para levar o GP do Brasil para o Rio.
Após este período, Interlagos poderá voltar à briga, caso não haja acordo. O anúncio do futuro da prova brasileira pode acontecer perto do GP, que neste ano será realizado no dia 17 de novembro.
Briga Vettel X Leclerc – Charles Leclerc tirou Sebastian Vettel da zona de conforto que o alemão tinha com Kimi Raikkonen na Ferrari até o fim do ano passado.
A diferença entre os dois na tabela de classificação é de 24 pontos e ambos dependem de uma melhora significativa da Ferrari para ao menos tirar a terceira colocação de Max Verstappen. Resta saber se, caso ambos se aproximem do holandês, a escuderia adotará um procedimento mais explícito em ordens de equipe em favor do alemão.
20

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Mercedes renova com Bottas, que segue como companheiro de Hamilton em 2020
Próximo artigo F1: Renault anuncia Ocon para a vaga de Hulkenberg em 2020

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil