Ex-presidente da FIA acredita que F1 foi muito "branda" com reclamações de equipes

Jean Todt usou exemplo do futebol para defender penalidades a comportamentos não aceitáveis e ressaltou organização da categoria

Jean Todt, FIA President

Foto de: Germain Hazard / DPPI

O agora ex-presidente da FIA, Jean Todt, sugeriu que o corpo diretivo do automobilismo pode ter sido muito brando na maneira como permitiu que pilotos e equipes da Fórmula 1 criticaram suas decisões. Em meio a um maior escrutínio sobre as ações do órgão regulador após a controvérsia do safety car do GP de Abu Dhabi, a FIA se viu tendo que defender sua posição sobre o ocorrido no fim de semana.

A Mercedes, em particular, tem sido especialmente franca ao acreditar que o que aconteceu por meio das decisões do diretor de provas, Michael Masi, foi apenas parte de uma falha mais ampla da federação em aplicar as regras de forma consistente.

Leia também:

O chefe da equipe alemã, Toto Wolff, disse: "Eu teria desejado uma tomada de decisão mais consistente, que pudesse ter evitado muitas das polêmicas ao longo do ano, mas a última foi uma que teve o maior impacto e, do ponto de vista esportivo, um desastre catastrófico porque decidiu o campeonato mundial".

Esta temporada também testemunhou o mandatário da Red Bull, Christian Horner, dizer que o esporte sentiu falta do falecido diretor de provas da F1, Charlie Whiting, já que ele sugeriu que algumas conversas com Masi pareciam algo do 'souk' [mercado ao ar livre árabe] às vezes.

No entanto, Todt, que está deixando seu cargo após 12 anos no comando da FIA, sugeriu que a F1 deveria olhar para a maneira que outros esportes têm uma abordagem de tolerância zero a qualquer estipulação dos regulamentos.

Em particular, ele cita a suspensão de dez partidas que o presidente do clube de futebol do Lyon, Jean-Michel Aulas, foi condenado por ameaçar um árbitro em uma tentativa de reiniciar o jogo.

Todt disse: "Li hoje na revista desportiva francesa L'Equipe que o presidente do Lyon Football Club, uma das equipes mais importantes, foi punido em dez jogos por falar mal do árbitro. Então, talvez tenhamos sido muito permissivos."

Embora Todt aceite que a F1 sempre operou de forma a garantir a contribuição das escuderias, da FIA e do detentor dos direitos comerciais, ele acha que há uma linha que precisa ser traçada sobre qual comportamento é aceitável.

Jean Todt, President, FIA

Jean Todt, President, FIA

Photo by: Erik Junius

"Acho importante haver um diálogo entre o corpo diretivo, equipes, pilotos e detentores dos direitos comerciais, mas não deve ser algo que se vire contra nós", comentou. "Eu estava assistindo a corrida [em Abu Dhabi] e vi o Max, depois da curva que Lewis passou por fora da pista, dizer que era perseguido. E ele não é, ninguém é, mas é uma percepção."

"No calor da ação, você tem seu próprio sentimento, mas por outro lado, há o diretor de prova, os comissários e muita organização. Nós somos perfeitos? Não."

Como resultado da polêmica sobre o reinício do safety car do GP de Abu Dhabi, Todt propôs que a FIA criasse uma comissão para examinar os eventos da final da F1 e ver quais melhorias podem ser feitas nas regras no futuro.

Final MANIPULADA? Giaffone OPINA sobre POLÊMICA de Abu Dhabi e analisa CONFUSÕES de MASI na F1 2021

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #152: Qual tamanho do título de Verstappen após derrotar Hamilton?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Marko compara Verstappen a Senna e não vê "perigo" da Mercedes em renovação de contrato
Próximo artigo F1: "Verstappen foi merecedor do título de 2021", diz ex-presidente da FIA

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil