F1 2022: Veja tudo que você precisa saber sobre ano 'revolucionário' na categoria

Novas regras, duplas de pilotos, questões orçamentários, calendário e muito mais; confira

The 2022 Formula 1 car launch event on the Silverstone grid. Front detail

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

A temporada 2022 da Fórmula 1 está chegando e promete marcar uma revolução na categoria, que terá novas regras e um padrão de carro significativamente alterado. Mas você sabe tudo que mudará no ano que vem? O Motorsport.com explica.

O editor recomenda:

A F1 terá uma de suas maiores 'revoluções técnicas', com grandes mudanças nos regulamentos aerodinâmicos que prometem trazer mais equilíbrio ao grid e podem fazer com que a hierarquia de forças se altere entre as equipes.

Além disso, haverá novas duplas nos times, com o ingresso de um novato e o retorno de um antigo titular. Ademais, novidades no calendário da elite do esporte a motor global. De todo modo, comecemos pelos pilotos:

Veja a formação das equipes para a temporada 2022 da F1:

Equipe

Piloto 1 

Piloto 2 

Mercedes 

Lewis Hamilton 

George Russell 

Red Bull 

Max Verstappen 

Sergio Pérez 

Ferrari 

Charles Leclerc 

Carlos Sainz 

McLaren 

Lando Norris 

Daniel Ricciardo 

Alpine 

Fernando Alonso 

Esteban Ocon 

Alpha Tauri 

Pierre Gasly 

Yuki Tsunoda 

Williams 

Nicholas Latifi 

Alex Albon 

Aston Martin 

Sebastian Vettel 

Lance Stroll 

Alfa Romeo 

Valtteri Bottas 

Guanyu Zhou 

Haas 

Mick Schumacher 

Nikita Mazepin 

Datas de lançamento dos carros de 2022

Por enquanto, nenhuma escuderia confirmou a data de lançamento do modelo de 2022. Entretanto, sabe-se que os testes de pré-temporada têm seu pontapé inicial nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, então, é claro que os times farão seus eventos de divulgação dos bólidos antes disso.

Características do carro de 2022

Carro conceito da F1 2022

Carro conceito da F1 2022

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

A maior diferença em relação a 2021 será o retorno do efeito-solo, proibido na F1 desde 1982. Com a categoria buscando reduzir a importância das asas na geração de pressão aerodinâmica, já que os spoilers geram turbulência, a elite do esporte a motor recorreu a um 'recurso antigo'.

Através de uma grande entrada de ar no assoalho, o fluxo se move por 'túneis' (chamados de 'Venturi') embaixo do carro. Depois, essa 'corrente' vai até o ponto mais próximo ao solo, o que cria uma área de extrema baixa pressão e também uma grande 'sucção' sob o bólido.

Assim, o assoalho ganha importância na geração de pressão aerodinâmica (downforce, que 'gruda' o carro ao chão). Com as asas 'perdendo' a importância que têm até os dias de hoje, também se diminui a turbulência -- ou ar sujo --, que dificulta persigação na pista. Outra mudança importante está nos aros: a partir de 2022, o padrão será de 18 polegadas, bem maior do que até 2021. Ademais, simplificação dos bargeboards a fim de minimizar o impacto nas rodas, que terão calotas.

O DRS (asa móvel) continua. De todo modo, o fato é que as estimativas são boas: segundo estudos, em circunstância de perseguição de um carro ao outro, o novo modelo manterá 86% de downforce, frente a 55% do bólido de 2021.

Para limitar custos de Pesquisa & Desenvolvimento, as caixas de câmbio -- assim como as unidades de potência -- serão congeladas até o fim de 2025. Até lá, pode haver somente uma atualização na peça.

As suspensões também serão alteradas, de modo que o uso 'solitário' de barras de torção não será mais permitido. Tudo o 'conjunto' deve ser montado no espectro dos aros, sem a utilização de pontos externos de montagem.

A asa dianteira será diferente e poderá ser composta por até quatro elementos. Os endplates (placas da extremidade) serão simplificados e terão uma estrutura 'única', parecida com a asa de uma aeronave. Além disso, o bico será diretamente preso na asa, similarmente a meados dos anos 1990.

No caso da asa traseira, também houve um redesign, e o que veremos pode ser descrito quase como uma peça sem endplate. Ela terá uma montagem de 'viga', com o objetivo de reduzir os vórtices produzidos na parte traseira do carro -- que geram turbulência. Tempos de volta deve ser maiores.

Calendário de 2022

Data

Grand Prix 

Local

20 de março

Bahrein 

Sakhir 

27 de março

Arábia Saudita

Jeddah 

10 de abril

Austrália 

Albert Park 

24 de abril

Emilia-Romagna 

Ímola 

8 de maio

Miami 

Miami Gardens 

22 de maio

Espanha

Barcelona 

29 de maio

Mônaco 

Monte-Carlo 

12 de junho

Azerbaijão

Baku 

19 de junho

Canadá 

Montréal 

3 de julho

Grã-Bretanha

Silverstone 

10 de julho

Áustria 

Red Bull Ring 

24 de julho

França

Paul Ricard 

31 de julho

Hungria

Hungaroring 

28 de agosto

Bélgica 

Spa-Francorchamps 

4 de setembro 

Holanda

Zandvoort 

11 de setembro

Itália

Monza 

25 de setembro

Rússia 

Sóchi 

2 de outubro

Singapura

Marina Bay 

9 de outubro

Japão

Suzuka 

23 de outubro

EUA

Austin

30 de outubro

México

Hermanos Rodríguez

13 de novembro

São Paulo 

Interlagos 

20 de novemro

Abu Dhabi 

Yas Marina 

Quando são os testes de pré-temporada?

Eles serão realizados em dois circuitos, com os três primeiros dias em Barcelona (23 a 25 de fevereiro) e os três últimos no Bahrein (11 a 13 de março), antes do GP inaugural da temporada 2022.

Outras mudanças de regras para 2022

Túnel de vento da McLaren

Túnel de vento da McLaren

Photo by: Vodafone McLaren Mercedes

Além das novas regulamentações técnicas, a F1 introduzirá mudanças em relação ao túnel de vento e ao CFD (Computational Fluid Dynamics, normalmente chamado de testes de túnel de vento virtual), de modo que as equipes mais bem colocadas terão menos tempo de trabalho do que as piores.

Num período de trabalho (são, no máximo, seis em uma temporada), as equipes poderão fazer 320 testes em túnel de vento, com limite de 80 horas a 15m/s, com os times autorizados a passar um total de 400 horas dentro do túnel (considerando o todo do processo).

Em relação ao 'BoP', o seguinte exemplo ajuda a entender: o campeão de construtores (Mercedes) poderá realizar 70% do trabalho 'padrão'. Já o 10º colocado, por outro lado, terá direito a 115%. A mesma lógica vale para o CFD.

Corridas sprint

Para 2022, haverá uma ampliação de tais eventos: de três realizados em 2021, a expectativa é que ocorram seis no ano que vem. Bahrein, Ímola, Canadá, Áustria, Holanda e Brasil devem ter as corridas sprint. 

Teto de gastos

No próximo campeonato, também haverá o endurecimento do limite de custos. Após um máximo de 145 milhões de dólares (mais 822 milhões de reais segundo a cotação atual) em 2021, o valor será de 140 milhões de dólares (aproximadamente 795 milhões de reais) em 2022.

Mari Becker revela bastidores de tretas de Hamilton x Verstappen na F1 2021

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #154 - Giaffone analisa polêmica de Abu Dhabi e ano de Verstappen e Hamilton

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Em meio a rumores sobre vaga como titular, de Vries fala de seu futuro
Próximo artigo F1: 'Mago' da Red Bull, Newey quase morreu em acidente no meio de 2021, revela esposa

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil