F1: Alonso esperava punição a Leclerc por “zig-zague” durante o GP da Grã-Bretanha

Espanhol utilizou punição levada por ele em Montreal para justificar a expectativa de sanção à Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Fernando Alonso, Alpine A522, Sergio Perez, Red Bull Racing RB18

Foto de: Drew Gibson/LAT

O bicampeão da Fórmula 1 Fernando Alonso lamentou o fato de não ter terminado o GP da Grã-Bretanha uma posição acima, dizendo acreditar que Charles Leclerc teria tomado punição por andar em zig-zague de forma excessiva na reta final da prova.

Alonso foi um observador atento da batalha espetacular nas voltas finais da corrida entre Leclerc, Sérgio Perez e Lewis Hamilton, enquanto o piloto da Ferrari tentava se manter à frente com pneus duros usados contra os pneus macios, e rápidos, dos adversários.

Leia também:

No fim, Leclerc caiu para quarto lugar. Ele cruzou a linha justamente à frente de Alonso, que ultrapassou Lando Norris durante o pit stop em decorrência do safety car.

Contudo, logo após a corrida, Alonso estava convencido que subiria para o quarto lugar já que ele esperava que Leclerc fosse penalizado por fazer mais de um “zig-zague” durante a batalha contra Hamilton.

Em Montreal, Alonso foi penalizado com cinco segundos e acabou perdendo duas posições devido a movimentos de defesa feitos contra Valtteri Bottas na volta final e por isso, ele esperava que Leclerc sofresse uma sanção semelhante.

“Foi muito divertido no final,” ele disse quando perguntado pelo Motorsport.com a respeito da batalha no fim da corrida.

“Obviamente nós não estávamos na briga, mas estávamos atrás e vimos toda a ação.

“Éramos P5, então, eu estava esperando que talvez dois carros pudessem se tocar e o pódio acabaria acontecendo para nós. Mas no fim, eles fizeram uma dura corrida, mas com muito respeito. Foi divertido assistir.

“Foi bom ultrapassar o Lando no fim, como disse, o P5 foi incrível. Mas, mesmo assim, devo dizer que será um P4 porque eu vi Charles mudando sua direção três vezes na reta oposta, enquanto se defendia de Lewis.

“Eu fiz isso uma vez no Canadá e levei cinco segundos na última volta, então eu acredito que três movimentos não sejam permitidos.

“Depois da corrida sempre há movimentação, eu acho que hoje eu não irei até os comissários, então terei diversão do lado de cá, eu espero.”

No final, Alonso, que tem questionado regularmente a forma como as penalizações são distribuídas desde o seu retorno à Alpine, ficou desapontado. Não houve sanção para os pilotos da frente e dá a entender que o incidente de Leclerc nem sequer chegou aos comissários.

Fernando Alonso, Alpine A522, Lando Norris, McLaren MCL36

Fernando Alonso, Alpine A522, Lando Norris, McLaren MCL36

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Alonso foi encorajado pelo progresso feito pela Alpine com as últimas atualizações, especialmente em relação à batalha com a McLaren pelo quarto lugar no campeonato.

“Eu achei o carro muito bom hoje,” ele disse. “Vamos dizer em comparação com outras corridas, eu me senti mais competitivo do que nunca hoje. Nós estávamos no ritmo do Lando.

“Red Bull, Ferrari e Mercedes nós sabemos que são inalcançáveis no momento, mas acho que estamos um pouco à frente em relação aos outros carros do meio do grid.

“Então, definitivamente foi um progresso. E sei que para a McLaren, Silverstone foi um dos seus melhores circuitos e nós estávamos no mesmo ritmo. Então espero que as próximas semanas sejam fortes para a gente.”

Alonso também disse ter ficado contente em ver seu amigo pessoal, Carlos Sainz, conquistar sua primeira vitória na Fórmula 1.

“Muito feliz por ele, pole ontem e a vitória hoje, aqui, em Silverstone, um dos melhores lugares do campeonato. Será um dia que ele vai se lembrar para sempre.

“Então, muito feliz por Carlos e pelo pai do Carlos, que é um grande amigo meu, nos conhecemos há mais de 30 anos. Um dia que ele não irá se esquecer e espero que seja a primeira de muitas.”

PÓDIO: ESPETÁCULO em Silverstone! Sainz VENCE corrida com final ALUCINANTE; acompanhe DEBATE

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #184 - Felipe Kieling, da Band, revela como foi substituir Mariana Becker na cobertura da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Alfa Romeo vê destruição do santantônio como foco da investigação sobre acidente de Zhou
Próximo artigo F1: Foto do asfalto de Silverstone após acidente de Zhou impressiona; veja

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil