F1 - AlphaTauri vota contra mudança da regra de limite de gastos: devem ser feitas de maneira adequada

2021 marca primeiro ano em que categoria corre com novo teto orçamentário e regulamentos financeiros

Franz Tost, Team Principal, AlphaTauri

Franz Tost, Team Principal, AlphaTauri

Steven Tee / Motorsport Images

O chefe dada AlphaTauri, Franz Tost, disse que as mudanças nos regulamentos financeiros na Fórmula 1 devem ser feitas "de maneira adequada", após votar contra as penalidades esportivas na semana passada.

A temporada de 2021 da F1 marca o primeiro ano em que a categoria está correndo com um novo teto orçamentário e regulamentos financeiros, limitando cada equipe a gastar US $145 milhões ( R$ 758 milhões). 

Leia também:

Dentro dos regulamentos financeiros, a F1 tem autoridade para sancionar as escuderias por meio de penalidades financeiras e esportivas por eventuais violações.

No entanto, foi divulgado na semana passada que as discussões sobre a introdução de penalidades esportivas fizeram com que três equipes - AlphaTauri, Red Bull e Ferrari - não mostrassem seu apoio.

O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, explicou mais tarde que a Scuderia queria mais clareza antes que pudesse dar seu apoio à mudança, mas que ele não era contra o uso de penalidades esportivas. 

O dirigente da AlphaTauri, Tost, concordou com os comentários de Binotto na sexta-feira, dizendo que a responsabilidade agora é da FIA esclarecer as mudanças propostas.

"É muito claro, esta é uma mudança durante a temporada, e o que pedimos é apenas um esclarecimento, e esperamos agora até que a FIA apareça com isso", disse Tost quando questionado pelo Motorsport.com sobre a posição da AlphaTauri sobre o assunto.

“Aí decidiremos como continuar. Não quero entrar em detalhes aqui, porque como você sabe, este é um conteúdo confidencial."

"A AlphaTauri não é contra o limite de custo ou contra qualquer alterações no limite de custo."

“Mas tem que ser feito de maneira adequada, e nós simplesmente precisamos definir em detalhes o que a FIA quer com isso. Por isso, solicitamos esse esclarecimento”.

As conversas entre as equipes e a FIA sobre os ajustes propostos nos regulamentos financeiros devem continuar nas próximas semanas.

Outra área que está sendo discutida pelos times no momento se refere a um teto salarial proposto para os pilotos.

Tost tem sido uma das principais vozes que pedem a mudança e disse na sexta-feira que considerava um bom ponto de partida uma soma de "30 milhões para ambos os pilotos".

“Isso está em discussão e depende, como sempre, de quantos recursos financeiros as diferentes equipes têm e em que direção iremos”, disse.

Sua sugestão foi apoiada pelo chefe da Aston Martin, Otmar Szafnauer, mas o dirigente da Haas, Gunther Steiner, sentiu que "muito mais trabalho" seria necessário antes que algo pudesse ser proposto.

ThePlayer.com, a maior comunidade de apostas esportivas do mundo, está lançando o Desafio F1, o fantasy game que promete agitar a internet e distribuir muitos prêmios.

Para participar, basta se inscrever no ThePlayer.com e entrar na página do Fantasy, clicando aqui. Os vencedores serão conhecidos durante o programa PÓDIO MOTORSPORT, transmitido ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube.

F1 AO VIVO: Mercedes DOMINA os treinos livres para o GP da Espanha; veja o DEBATE | SEXTA-LIVRE

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #103: TELEMETRIA - Tudo sobre o GP da Espanha com Rico Penteado

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Hamilton diz que é "incrível" ver evolução de McLaren, Ferrari e Alpine
Próximo artigo F1 avalia impacto do GP da Turquia após país ser colocado na lista vermelha do Reino Unido

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil