F1: Alpine reestrutura equipe técnica com objetivo de lutar pelo título até 2025

Laurent Rossi, CEO da escuderia francesa, gostou dos avanços nos últimos anos, mas quer evolução que a coloque no topo dos construtores

Fernando Alonso, Alpine A521 , leaves his pit box

Fernando Alonso, Alpine A521 , leaves his pit box

Steven Tee / Motorsport Images

A Alpine reestruturou setores de sua equipe de Fórmula 1 como parte de uma revisão planejada de intertemporada. Com a escuderia de Enstone procurando fazer mudanças para acelerar seu progresso no grid e brigar por título até 2025, o CEO Laurent Rossi avalia ajustes na organização antes do campeonato de 2022.

Embora ainda não haja confirmação sobre um possível chefe de equipe, com Otmar Szafnauer - ex-Aston Martin - fortemente cogitado, a equipe finalizou algumas mudanças na frente técnica.

Leia também:

Pat Fry, que já ocupou cargos seniores na McLaren e Ferrari, foi promovido ao posto de diretor técnico e seu antigo papel será ocupado por Matt Harman. Nesta função, ele será responsável por atividades importantes da Alpine, que incluirão definir a meta de desempenho do carro, apontar os pontos fortes da equipe e descobrir onde fazer melhorias no futuro.

Harman, que anteriormente era diretor de engenharia, será encarregado de entregar a performance esperada do veículo e classificar a organização abaixo dele. Tendo trabalhado anteriormente na Mercedes de 2011 a 2018 como chefe de unidades de potência e design de transmissão, ele poderá ajudar a fortalecer ainda mais a integração do motor Renault dentro do chassi.

Sobre a reestruturação, Rossi disse: "Estamos fortalecendo consideravelmente o time ao ter Pat e Matt no comando da engenharia em Enstone".

"Pat é um dos engenheiros mais experientes na Fórmula 1 e a direção e a experiência de Matt serão fundamentais para extrair todo o potencial de nossos carros de corrida, graças em particular à sua experiência única combinando chassi e desenvolvimento de motores."

Marcin Budkowski, Executive Director, Alpine F1, and Laurent Rossi, CEO, Alpine F1

Marcin Budkowski, Executive Director, Alpine F1, and Laurent Rossi, CEO, Alpine F1

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

A Alpine estabeleceu o objetivo de lutar por vitórias, e potencialmente pelo título, até o final do atual ciclo de regras, em 2025.

Para conseguir isso, Rossi falou abertamente sobre a necessidade de mudar a forma como as coisas são conduzidas na equipe, depois de três anos consecutivos - dois como Renault - em quinto lugar no mundial de construtores.

Conversando com o Motorsport.com no final da temporada passada, ele reiterou: "Não está de acordo com o que queremos".

"Eu claramente desejo que a escuderia lute por pódios e vença até o final do próximo regulamento, ou seja, 2024/25, dependendo de quando decidirem mudar para o novo pacote de regras. Para isso, precisamos evoluir um pouco."

"O time avançou muito bem nos últimos anos, mas agora, passar para a próxima fase e se tornar o melhor dos melhores, em vez de apenas o melhor do resto, é outra evolução necessária", concluiu.

SERGIO MAURICIO: Rivalidade, BAND e Netflix fizeram F1 ACORDAR no coração e mente dos brasileiros

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #159 – O que esperar da temporada 2022 da F1?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Piloto mais vezes ultrapassado, maior punição, corrida mais quente e outras: as estatísticas inusitadas da F1
Próximo artigo F1: Aston Martin sela acordo de patrocínio com Aramco

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil