F1: Após pedidos de pilotos por regras mais claras, FIA publica diretrizes de conduta

Documento descreve o que pode e o que não podem ser feito quando se trata de ultrapassar um rival

Lewis Hamilton, Mercedes W13, Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, George Russell, Mercedes W13, Lando Norris, McLaren MCL36, Daniel Ricciardo, McLaren MCL36

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

A FIA finalmente publicou as diretrizes oficiais de conduta que o controle de corrida e comissários estão aplicando à Fórmula 1.

Em um documento enviado aos pilotos de Fórmula 3 antes do GP da Emilia Romagna para lembrá-los sobre o que eles podem e não podem fazer, o órgão regulador emitiu o documento que foi enviado às equipes e pilotos de F1 no início deste ano.

Leia também:

As 'Diretrizes de Padrões de Conduta' foram divulgadas antes do GP do Bahrein em resposta a um pedido dos pilotos para entender melhor quais fatores os comissários levam em consideração quando se tratava de julgar incidentes.

A FIA observou: “Para evitar dúvidas, estas são apenas diretrizes para auxiliar os comissários na tomada de decisões e não são vinculativas."

“Todas as decisões dos comissários serão tomadas de acordo com o Código Esportivo Internacional da FIA, lido em conjunto com todos os regulamentos relevantes aplicáveis à Fórmula 1.”

O documento descreve o que os pilotos podem e não podem fazer quando se trata de ultrapassar um rival.

Para ultrapassar no interior de uma curva

Para que um carro que está sendo ultrapassado seja obrigado a dar espaço suficiente para um carro que está ultrapassando, o carro que está ultrapassando precisa ter uma parte significativa do carro ao lado do carro que está sendo ultrapassado e a manobra de ultrapassagem deve ser feita de forma segura e controlada, enquanto permite que o carro permaneça claramente dentro dos limites da pista.

Ao considerar o que é uma 'porção significativa' para uma ultrapassagem na parte interna de uma curva, dentre os diversos fatores que serão observados pelos comissários no exercício de sua discrição, os comissários considerarão se os pneus dianteiros do carro que está ultrapassando estão ao lado dos demais até o ápice da curva.

Para ultrapassar fora de uma curva

Para que um carro que está sendo ultrapassado seja obrigado a dar espaço suficiente para um carro que está ultrapassando, o carro que está ultrapassando precisa ter uma parte significativa do carro ao lado do carro que está sendo ultrapassado e a manobra de ultrapassagem deve ser feita de forma segura e controlada, enquanto permite que o carro permaneça claramente dentro dos limites da pista.

Ao considerar o que é uma 'porção significativa', para uma ultrapassagem do lado de fora de uma curva, dentre os vários fatores que serão observados pelos comissários no exercício de sua discrição, os comissários considerarão se o carro que está ultrapassando está à frente do outro carro do ápice da curva. O carro que está sendo ultrapassado deve ser capaz de fazer a curva mantendo-se dentro dos limites da pista.

Em referência a chicanes e curvas em S

As diretrizes acima se aplicariam da mesma forma para cada curva.

Como já foi relatado anteriormente, as diretrizes também confirmaram que a FIA está impondo uma aplicação rigorosa dos limites da pista, de impedimento e como é responsabilidade de um piloto 'devolver claramente' qualquer vantagem obtida ao sair da pista.

VÍDEO: Vai ter chuva na Corrida Sprint de Ímola?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast debate classificação para o GP da Emilia Romagna, com Verstappen na pole

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Como a Mercedes tenta resolver problemas "dolorosos" que atrapalham Hamilton
Próximo artigo F1 AO VIVO: Verstappen passa Leclerc no fim e vence Sprint em Ímola; Hamilton termina apenas em 14º

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil