F1: Após pódio no Canadá, Red Bull responde duras críticas de Verstappen à equipe
Laurent Mekies acredita que os momentos do tipo “eu avisei” com o tetracampeão são necessários para que a escuderia austríaca evolua
A Red Bull conquistou seu primeiro pódio da temporada 2026 da Fórmula 1 em Montreal, embora o sábado não indicasse que esse resultado estivesse nos planos. Max Verstappen classificou-se apenas em sexto lugar e mostrou-se crítico depois da corrida, especialmente ao falar com a imprensa holandesa no paddock.
Um dia depois, o quadro acabou sendo mais positivo do que o esperado, embora Verstappen tenha enfatizado que o resultado no Canadá não refletia totalmente a hierarquia competitiva.
“Para ser honesto, eu me sentia melhor com o carro em Miami”, disse Verstappen. “Então, estou um pouco surpreso por estar no pódio aqui. Mas também é preciso levar em conta a desistência de George e o fato da McLaren ter estragado a estratégia".
No entanto, o chefe de equipe, Laurent Mekies, vê o resultado no Circuito Gilles Villeneuve como uma confirmação do progresso que a Red Bull fez em Miami.
“O panorama geral é que, no mínimo, confirmamos o avanço de Miami. Acho que fomos um pouco além do avanço de Miami, no sentido de que conseguimos tirar um pouco de desempenho dos pilotos da frente".
Mekies já havia indicado que o progresso ao longo da temporada não seria linear, e o mesmo se aplica aos fins de semana de corrida. “Aqui não temos fins de semana simples”, disse o francês, rindo.
Falando sério, isso se relaciona com os comentários de Verstappen após a classificação. O tetracampeão mundial disse que a Red Bull não havia ouvido sua opinião sobre a configuração do carro. Ele acabou concordando com a escolha da equipe, em parte para demonstrar que não funcionaria.
“Já apontei isso tantas vezes, mas às vezes você simplesmente tem que deixar que eles sintam por si mesmos que não funciona”, disse Verstappen.
Lewis Hamilton, Ferrari, Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Steven Tee / LAT Images via Getty Images
Por que a Red Bull continuará assumindo riscos nas configurações
Questionado pelo Motorsport.com sobre esses comentários, Mekies esclareceu que experimentar diferentes direções de configuração faz parte do DNA da Red Bull e que a equipe não tem intenção de parar.
“Assumimos riscos sempre que sentimos que não estamos no equilíbrio certo ou na distância certa em relação à concorrência”, disse Mekies. “E quando você assume riscos como esses, você explora diferentes configurações".
Mekies enfatizou que essa abordagem é especialmente importante no início de um novo ciclo de regulamentos, já que as equipes ainda estão aprendendo sobre seus pacotes.
“É apenas o começo do ano, e é o começo com esta geração de carros. Vamos tentar coisas com nossos pilotos para descobrir algo, mesmo que isso nos custe algo”, explicou o chefe da Red Bull.
“E então você aprende. Você aprende para as condições da classificação e aprende para as condições da corrida. Aprendemos muito neste fim de semana. Quão longe estávamos do potencial máximo do carro? Ninguém sabe ao certo".
Dito isso, há diferentes maneiras de assumir riscos. No passado, a Red Bull geralmente tendia a seguir a direção preferida de Verstappen; então, este fim de semana foi diferente nesse aspecto?
“De forma alguma”, respondeu Mekies com firmeza. “Por mais que possa ter parecido diferente, a realidade é que nossos pilotos estão totalmente integrados nas escolhas que fazemos".
Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
“Isso não significa que não tenhamos nossos joguinhos de perguntar ‘o que você acha e o que você acha’. Mas, no fim das contas, chegamos a um acordo sobre o que tentar. E então, às vezes, rola um pouco de ‘eu te disse’ [nesses joguinhos]".
Esse foi certamente o caso em Montreal após a classificação, mas, segundo Mekies, a equipe precisa exatamente desse tipo de dinâmica para seguir em frente: “Mas ainda aprendemos juntos. E o que está claro é que ambos os lados estão muito conscientes de que você precisa dessa dinâmica, precisa daquela sensação de ‘eu te disse’ às vezes para progredir".
Mekies concluiu enfatizando que correr riscos inevitavelmente significa que, às vezes, as coisas vão dar errado.
“Se você correr riscos, vai passar por dificuldades. E é para obter esse tipo de feedback dos pilotos, para que eles nos pressionem a dizer: ‘olha, pode ser apenas quatro ou cinco décimos atrás dos melhores carros, mas parecia que poderia ser muito melhor’. É apenas um incentivo para continuarmos a correr riscos e a explorar".
Dudu BARRICHELLO analisa VERSTAPPEN no endurance, F1 pré-Canadá, BORTOLETO, HAMILTON e mais
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários