F1: Aposta da Ferrari em configuração de baixo downforce na Turquia se pagou na classificação

Equipe acertou o carro pensando na corrida e Leclerc esperava dificuldades neste sábado, mas foi ajudado por Sainz e largará em terceiro no GP

Charles Leclerc, Ferrari SF21

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Charles Leclerc disse que seu surpreendente terceiro lugar no grid para o GP da Turquia de Fórmula 1 veio apesar de uma aposta de baixo downforce que deixou as coisas complicadas para ele na qualificação. Embora a ação deste sábado (9) tenha ocorrido em um misto de condições úmidas e secas, a Ferrari optou por se comprometer com um acerto no carro do monegasco que ajudará a aumentar sua velocidade de reta na corrida de domingo.

Essa escolha tornou mais difícil para o piloto aquecer seus pneus durante o treino classificatório, mas depois de um vácuo útil do companheiro de equipe Carlos Sainz, ele avançou ao Q3 e conseguiu o quarto tempo mais rápido no final, ganhando uma posição com a penalidade de Lewis Hamilton, que caiu da pole para 11º.

Leia também:

Falando sobre a escolha da configuração das asas, Leclerc disse: "Eu sabia que seria uma sessão complicada para nós porque decidimos por um acerto de baixo downforce para esta qualificação. No geral, eu acho que é a escolha certa, mas por hoje seria complicado."

"Então, avançamos no Q2 graças ao Carlos pelo vácuo. Caso contrário, acho que teria sido um pouco mais difícil chegar ao Q3 com o tráfego que tive nas últimas três curvas", acrescentou.

Charles Leclerc, Ferrari SF21, recovers after a spin

Charles Leclerc, Ferrari SF21, recovers after a spin

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

O forte ritmo da Ferrari - já que o monegasco ficou a apenas 0s267 do pole "herdado" Valtteri Bottas - foi uma surpresa, pois normalmente as líderes Mercedes e Red Bull terminam frequentemente bem à frente.

Questionado sobre por que acha que a escuderia de Maranello estava tão bem em Istambul, Leclerc disse: "Não estou totalmente certo, para ser honesto. É um pouco estranho, porque o meio do pelotão também parece ter bom desempenho. Estamos muito perto da ponta, todo mundo está, é bom ver isso."

Embora esteja otimista para a corrida, Charles afirmou que não tentará nada arriscado contra os carros que lutam pelo título à sua frente.

"Não vou correr muitos riscos com os dois primeiros", disse ele. "Pois não vamos lutar com eles no campeonato. As largadas são sempre complicadas e vou ficar seguro."

F1 2021: Bottas HERDA POLE, Hamilton larga em 11º e Verstappen sai de 2º na Turquia; veja debate | Q4

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #136 – Ju Cerasoli faz raio-X da rivalidade Hamilton X Verstappen de quem acompanha direto do paddock

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Bottas diz que Mercedes não pediu que ajudasse Hamilton com pole na Turquia
Próximo artigo F1: Mercedes tem muito mais condições de disputar com Red Bull do que antes de agosto, diz Wolff

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil