F1: As consequências da asa traseira radical da Aston Martin

Mesmo com design inovador, equipe não deve usar peça em todas as etapas do ano por já ter feito seu conjunto de asas pricipais

Aston Martin AMR22 rear wing detail

Foto de: Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Embora as equipes tenham seguido fielmente a intenção do novo regulamento da Fórmula 1, isso não significa o fim de algumas abordagens inovadoras, uma vez que os designers criativos conseguem flexionar seus músculos e interpretam o regulamento de suas próprias maneiras.

Neste ponto, a Aston Martin entrou na conversa pouco antes da férias de verão começarem, quando introduziu um design de asa traseira fascinante. O novo design da placa terminal desafia a convenção estabelecida nos regulamentos para os quais foi formulada.

Leia também:
Asa traseira Aston Martin AMR22

Asa traseira Aston Martin AMR22

Foto por: Sem créditos

A abordagem adotada pelos responsáveis por criar os regulamentos é estética e aerodinâmica, com o design não apenas para ser mais atraente aos olhos do que o design mais convencional, mas também é uma das medidas destinadas a ajudar a reduzir a complexidade e alterar o perfil de um carro líder para que um carro medianpossa segui-lo mais de perto.

O design em questão é um retorno aos antigos regulamentos, com a parte dianteira da placa terminal estendida sobre o plano principal para criar uma junção entre os dois elementos e que estende a extensão do plano principal, sem introduzir condições de fluxo incrivelmente severas.

A borda superior enrolada para dentro, que parece um apóstrofo, é mais para atender às várias regras de raio e continuidade, mas também foi otimizada para atingir as metas gerais dos designers.

Placa final da asa traseira  Aston Martin AMR22

Placa final da asa traseira Aston Martin AMR22

Photo by: Uncredited

A introdução de um design tão complexo era obviamente algo que não poderia ser concluído da noite para o dia, com a equipe, não apenas tendo que fazer a asa controversa funcionar como previsto, mas, como explica o diretor de desempenho da equipe, Tom McCullough, teve que passar pela análise minuciosa da FIA em vários ocasiões para garantir que também estivesse em conformidade.

“Demorou vários meses desde o primeiro contato até a aprovação total da FIA”, disse ele. “E então, uma vez que você tenha a aprovação, nós projetamos e fabricamos e você envia todos os projetos antes da corrida no fim de semana.

“E novamente, a FIA tem que se certificar de que eles ainda estão felizes com isso, o que eles fizeram. Aí sim, você coloca no carro."
Placa final da asa traseira da Aston Martin AMR22

Placa final da asa traseira da Aston Martin AMR22

Photo by: Uncredited

No entanto, mesmo que esse novo recurso de design tenha resultado em um aumento quantificável de desempenho no GP da Hungria, não quer dizer que veremos a solução em todos os finais de semana de corrida, dadas as implicações do limite de custo e que a Aston Martin já construiu asas que eles esperam reutilizar ao longo dos próximos meses.

“Temos um conjunto completo de asas, que já fizemos”, acrescentou McCullough. “Muitos deles já usamos em todas as diferentes eficiências dos circuitos. Então, para então ir e refazer aqueles? É apenas uma questão de troca de dinheiro.”

A outra questão interessante é: quem seguirá os passos da Aston Martin e produzirá sua própria versão desta solução? Bem, isso vai se tornar uma narrativa interessante, em primeiro lugar, o design atrai outras equipes e seus alvos pretendidos com o conjunto de asas traseiras à sua disposição?

Em segundo lugar, ter executado simulações preliminares no projeto – o que certamente a maioria das equipes terá feito – fornece o aumento necessário no desempenho para garantir uma maior otimização e os recursos que isso implica?

Em terceiro lugar, ele se encaixará no cenário do orçamento restante, devido aos desafios colocados pelo teto de custos?

Por último, e talvez mais importante, a FIA intervirá e revisará os regulamentos para proibir o design para 2023?

Como isso provavelmente terá mais impacto nas decisões de outras equipes sobre se elas decidem produzir suas próprias versões daqui para frente.

VÍDEO EXCLUSIVO: DRUGOVICH admite que é “MUITO DIFÍCIL” entrar na F1 como piloto oficial e revela PARCERIA

Podcast #189 - Quem tem mais a perder com confusão contratual? Alpine, Piastri, McLaren ou F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Marko garante Gasly na AlphaTauri em 2023: "Não há cláusula de saída"
Próximo artigo Podcast #190: É o fim da linha para Ricciardo na F1?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil