F1: Azerbaijão descarta troca de datas com Turquia por restrições; imprensa turca dá GP como cancelado

País foi colocado na lista vermelha do Reino Unido, e a obrigatoriedade de uma quarentena de 10 dias no retorno cria uma grande dor de cabeça para a F1

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, Sebastian Vettel, Ferrari SF90, Sergio Perez, Racing Point RP19, Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, and the rest of the field at the start

Steve Etherington / Motorsport Images

A entrada da Turquia na lista vermelha do Reino Unido logo após o anúncio do retorno do GP em Istambul vem causando dores de cabeça à Fórmula 1, que tenta de tudo para manter a etapa no calendário. Uma das opções consideradas foi inverter as datas com o GP do Azerbaijão, mas a organização negou o pedido, para evitar conflitos com a Eurocopa.

O GP da Turquia foi adicionado ao calendário como substituto do Canadá no final de abril, ocupando a mesma data de 13 de junho, apenas uma semana após a etapa de Baku

Leia também:

Mas logo na sequência a etapa entrou em xeque após o Reino Unido adicionar o país em sua "lista vermelha". Isso significa que qualquer pessoa que retornar após passar pelo país será obrigado a fazer uma quarentena de 10 dias em um hotel indicado pelo governo.

Uma sugestão dada pela F1 para manter a prova, e assim seguir com 23 etapas para 2021, era a inversão de datas entre Azerbaijão e Turquia, garantindo que o pessoal do Reino Unido ficasse fora do país tempo o suficiente para evitar a quarentena na volta.

Mas Arif Rahimov, diretor executivo do Circuito de Baku, disse que a troca de datas não é possível, devido ao fato de Baku receber uma partida da Eurocopa na semana seguinte.

O país de Gales jogará contra a Suíça no Estádio Olímpico de Baku em 12 de junho, sendo o primeiro de cinco jogos do torneio na cidade.

"Houve conversas mas, em nosso caso, o final de semana está fixo", disse Rahimov em coletiva com veículos selecionados de imprensa, incluindo o Motorsport.com, na quarta. "Está meio que apertado entre os outros eventos acontecendo na cidade, porque o futebol está seguindo".

"O primeiro jogo será em 12 de junho, o primeiro sábado após a corrida. Então não há muito que possamos fazer porque não temos flexibilidade neste ano. Em qualquer outro ano seríamos o principal evento do calendário de Baku e isso seria uma opção. Mas não neste ano".

A F1 está avaliando opções para o GP da Turquia e potenciais substitutos, incluindo a realização de um evento adicional em alguma das etapas europeias já marcadas.

Por outro lado, a imprensa turca já dá o GP como cancelado. O canal S Sport, responsável pelas transmissões de F1 no país, publicou na terça-feira (11) em suas redes sociais que o evento não será realizado.

O Azerbaijão volta ao calendário da F1 neste ano após o cancelamento da etapa em 2020 por conta da primeira onda da pandemia, mas anunciou em março que o evento será realizado com portões fechados.

Rahimov explicou que a organização em Baku ficou responsável por "40% do trabalho"  devido ao tamanho e quantidade dos eventos com fãs tipicamente organizados ao longo do fim de semana.

"Fizemos tantas coisas com eles nos últimos anos, todo o entretenimento. Fizemos shows, geralmente três por ano apenas para a corrida, festas, passeios pelo pit lane. Há muito que é possível fazer pelo público, mas não vamos fazer isso neste ano".

"A única coisa que sobrou é lidar com as coisas em meio à pandemia, garantindo que todos estejam seguros. Isso corresponde às pessoas trabalhando para o circuito, como os envolvidos com a construção e investidores".

"Para isso, vamos seguir as precauções usuais, como uso de máscara, higiene pessoal, tudo que o país e a OMS nos obrigam a seguir. Não diria que é complicado. É apenas diferente e, infelizmente, do lado pior".

F1 2021: MERCEDES identifica PONTO FRACO da RED BULL; saiba qual

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #104 – Mercedes x Red Bull já pode ser considerada uma das maiores rivalidades da F1?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Wolff diz que disputa contra Red Bull é "luta de gigantes"
Próximo artigo F1: FIA introduz novos testes para limitar uso de "asas flexíveis" após polêmica com Red Bull na Espanha

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil