Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP
MotoGP
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Stock Car
Stock Car
A Definir
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
A Definir
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

F1 - Bortoleto 'abre o coração' sobre idolatria, evolução e cobranças: "Quero entregar um título mundial ao Brasil"

Aos 21 anos, o piloto estará pela primeira vez em Interlagos como titular da principal categoria do automobilismo mundial

Gabriel Bortoleto, Sauber

Foto de: Jayce Illman / Getty Images

Em seu ano de estreia na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto se prepara para um momento importante da carreira: correr em Interlagos como titular da principal categoria do automobilismo mundial pela primeira vez. Desde 2017, último ano de Felipe Massa na F1, os brasileiros não puderam torcer por um compatriota em São Paulo. 

Leia também:

Após um início de ano complicado, com uma Sauber pouco competitiva, Bortoleto tem conseguido mostrar seu talento e força. O brasileiro pontuou pela primeira vez na Áustria, com um oitavo lugar, e, no último fim de semana, no GP do México, chegou em décimo após ter largado de P16. Em entrevista à Folha de S. Paulo, o piloto de 21 anos admitiu que está "muito ansioso" pela etapa brasileira, reconhecendo que representar o país "é uma oportunidade única". 

Apesar dos problemas ao longo do ano, ele afirmou que está "muito feliz em como a temporada tem sido" e garante que está longe de se ver como um ídolo: "sou um piloto brasileiro na F1. Acho que ídolo é uma palavra forte que, um dia, se Deus quiser, pelos meus resultados, vou conquistar. Ainda estou na jornada para me tornar um ídolo. Espero realizar isso o quanto antes e entregar um título mundial ao Brasil", falou ao jornal brasileiro. 

Como estreante, é normal que Bortoleto cometa erros e passe por situações complicadas por causa do próprio julgamento. No entanto, pilotando um carro instável (atualmente, a Sauber é nona colocada entre 10 equipes), existe um limite que o piloto consegue alcançar, e ele sabe disso. "Eu entendo muito bem onde nosso carro está, sabemos que não temos como ganhar uma corrida com o carro que temos hoje. Dá pra somar pontos em alguns finais de semana e, em outros, não somos tão competitivos, mas isso faz parte", reconheceu. 

"Não tem muito do que reclamar. Estou com um objetivo claro, que é pegar essa equipe, que vai se tornar Audi no ano que vem, e transformá-la em uma equipe de ponta. Quero lutar por vitórias, mas isso leva tempo e construção", continuou. Falando em melhoras, Bortoleto comentou que "a gestão de corrida e a gestão energética de pneus" foram as áreas onde mais evoluiu, citando também que, fora das corridas, aprendeu a "cuidar mais da energia durante os dias". 

O jovem piloto também comentou sobre a fala de Helmut Marko, consultor da Red Bull, quando disse que o brasileiro era um 'piloto B'. Bortoleto não só acredita que respondeu ao austríaco na pista, como disse que faria, mas também reforçou que, na verdade, nunca precisou provar nada a ele: "Não tenho obrigação de provar nada para ninguém, só para mim mesmo". 

"Eu sou sortudo pelo país em que nasci. Recebo muita cobrança, todo mundo sabe que brasileiro pode cobrar muito também. Não é fácil, mas eu entendo toda essa cobrança. Entendo que é a vontade de ter um cara lá em cima, vencendo de novo, um ídolo para unir o país, e é isso que eu tenho muita vontade de conquistar", finalizou. 

NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA

Ouça versão áudio do Podcast:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

 

 

 

Artigo anterior F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
Próximo artigo F1: Com foco em 2026, Lawrence Stroll diz que "não há outra fábrica ou túnel de vento" como o da Aston Martin

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros