Últimas notícias

F1 cancela atividades de sábado no Japão devido à chegada de supertufão; quali será horas antes da corrida

Treino de classificação vai acontecer no domingo, às 10h (horário local, 22h de sábado em Brasília)

Friday Sky

Foto de: Motorsport.com / Japan

Devido à chegada do supertufão Hagibs, a Fórmula 1 decidiu cancelar todas as atividades de pista deste sábado. O cronograma incluía o terceiro treino livre e a classificação para o GP do Japão deste fim de semana.

Por conta disso, o treino classificatório ficou para o domingo, às 10h (22h de sábado no horário de Brasília), e a corrida se manteve às 14h10 (2h10 em Brasília). Segundo o comunicado, o autódromo de Suzuka estará fechado para público e imprensa.

Leia também:

Os organizadores monitoraram de perto o supertufão, que está se aproximando do Japão e deve impactar fortemente Suzuka na tarde de sábado, trazendo ventos e chuvas extremos. Os pilotos esperavam por uma decisão e desejavam que fosse tomada nesta sexta-feira.

A justificativa dos organizadores recaiu no “impacto previsto” e “no interesse da segurança dos espectadores, competidores e todos” na pista. Com as mudanças, não haverá o último treino livre, que normalmente ocorre horas antes da classificação.

"Se for esse o caso, não acho seguro estar na pista, nas arquibancadas ou em qualquer outro lugar do autódromo", disse o francês Romain Grosjean, piloto da Haas e diretor da Associação de Pilotos de GPs.

"Acho que não há motivo para discutir isso. Acredito que eles tomarão a melhor decisão. Obviamente, um tufão pode mudar de direção e assim por diante, mas até agora parece que está chegando aqui”, ponderou.

"Eu pratico bastante kitesurf, então olho para meus aplicativos e dá para ver o vento e onde ele estará. A decisão precisará ser tomada na noite de sexta-feira, tendo em vista todos os espectadores que estão chegando".

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Daniel Ricciardo, da Renault, concorda: "Na sexta-feira, em algum momento, eles devem tomar uma decisão. Não dá para esperar até sábado. Acho que eles entenderão o suficiente sobre o que vai acontecer, então acho que sexta à noite é o suficiente”.

Confira como ficou a programação:

Sessão Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre 1 Quinta-feira 22h SporTV 2
Treino Livre 2 Sexta-feira 2h SporTV 2
Treino Livre 3 Cancelado    
Treino Classificatório Sábado 22h SporTV 3
Corrida Domingo 2h10 Rede Globo

Relembrando 2004

A edição de 2019 certamente entrará para a história e fará parte das curiosidades do GP do Japão. A etapa japonesa da temporada 2004 também foi marcada por condições climáticas adversas. Confira essa e outras curiosidades na galeria especial do Motorsport.com abaixo:

Esta será a 35ª edição do GP do Japão de F1. No mundial desde 1976, foram realizadas 30 corridas em Suzuka e quatro em Fuji. Mario Andretti, de Lotus, foi o primeiro vencedor.
E foi nesta edição, em Fuji, que aconteceu a famosa prova que deu o título mundial a James Hunt, com o abandono de Niki Lauda, sob muita chuva. O episódio foi retratado brilhantemente no filme
Suzuka é a única pista de todo o calendário da F1 com a primeira metade no sentido anti-horário e a segunda no sentido horário.
Em 30 edições, o GP do Japão em Suzuka foi vencido pelo pole position em 16 delas.
Michael Schumacher é o maior vencedor do GP do Japão, com seis triunfos: 1995, 1997, 2000, 2001, 2002 e 2004.
Mas Lewis Hamilton pode igualar o feito do alemão neste ano, já que possui cinco vitórias: 2007, 2014, 2015, 2017 e 2018.
A McLaren é a equipe que mais venceu no Japão, com nove vitórias, mas a Mercedes venceu em todas as edições desde o início da era híbrida da F1.
Ayrton Senna é o brasileiro com mais vitórias no país, vencendo em 1988 e 1993. Nelson Piquet ganhou em 1990 e Rubens Barrichello em 2003.
Durante muito tempo o GP do Japão era a penúltima etapa da temporada da F1, por isso acabou sendo palco de 12 decisões de título. A primeira com James Hunt, em 1976, e a última em 2011, com Sebastian Vettel, já com a corrida em Suzuka não sendo mais a penúltima daquele ano.
Em uma delas, em 1989, aconteceu um dos mais polêmicos finais de campeonato, com Ayrton Senna e Alain Prost batendo, com o francês abandonando e o brasileiro conseguindo voltar, para vencer. Logo em seguida, Senna foi desclassificado, com o título caindo no colo de Prost.
Mas Suzuka viu os três campeonatos de Ayrton Senna serem decididos lá.
Em 1988...
1990 (no 'troco' sobre Prost)
E 1991.
Em 2004, a chegada do tufão Ma-on ao país causou o cancelamento das atividades de sábado, fazendo com que o treino fosse transferido para o domingo. Naquela ocasião Michael Schumacher chegava ao país como heptacampeão e Rubens Barrichello como vice.
O alemão largou na pole e terminou a prova em primeiro, conquistando sua 13ª vitória no mundial e fazendo, de quebra, uma 'dobradinha' familiar com o irmão Ralf, que corria pela Williams na época.
16

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Jornal diz que Honda estaria investindo R$ 600 milhões para vencer mundial em 2020
Próximo artigo Bottas sai na frente no Japão em ‘passeio’ da Mercedes sobre Ferrari

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil