Últimas notícias

F1: Chefe da Renault vê espírito de 'Ford vs Ferrari' em novo CEO da marca

Cyril Abiteboul elogiou entusiasmo de Luca de Meo, novo CEO da Renault, pela F1, ao comparar com trabalho da Ford para vencer Ferrari em Le Mans

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20, Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20, Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Charles Coates / Motorsport Images

O CEO da Renault, Luca de Meo, está instalando um espírito dentro da equipe da Fórmula 1 que tem semelhanças com a história por trás do filme 'Ford vs Ferrari', avaliou o chefe do time Cyril Abiteboul.

As ambições da Ford na década de 1960, quando a empresa americana construiu o Ford GT40 para enfrentar e eventualmente vencer a então dominante equipe Ferrari em Le Mans, foi recentemente transformada em um filme de Hollywood de sucesso com Matt Damon e Christian Bale.

Leia também:

De Meo assumiu a direção da montadora francesa em julho e não perdeu tempo em revelar sua visão - que inclui a mudança de nome da equipe Renault F1 como Alpine em uma tentativa de dar mais exposição à marca francesa de carros esportivos.

Com um claro entusiasmo pela F1 que acabou com qualquer dúvida sobre o compromisso da Renault para o futuro, Abiteboul disse que a equipe recebeu um grande impulso com o novo espírito vindo de seu CEO.

"É enorme. É enorme", disse Abiteboul em entrevista exclusiva ao Motorsport.com. "E, francamente, mesmo que ele não vá interferir no dia-a-dia, é uma virada de jogo para mim saber que tenho alguém atrás esperando que a equipe entregue resultados, o que é absolutamente fundamental, mas quem está também aqui para ajudar a qualquer momento.”

“Ele tem um bom conhecimento do esporte, e um bom conhecimento das pessoas. Também o seu conhecimento do esporte significa que ele valoriza e aprecia a dificuldade e a competitividade deste esporte.”

“Para mim, se faço uma pequena comparação, é como o filme Ford x Ferrari. Para mim, ele está abordando isso não apenas como um negócio, mas também com a emoção e a determinação que a Ford teve no passado quando eles decidiram que queriam vencer a Ferrari."

Embora a Renault esteja atualmente em sexto lugar no campeonato de construtores, ela continua travada em uma luta acirrada para ser a ‘melhor do resto’.

Mas apesar do claro progresso que a equipe fez, brigando por pódios nesta temporada, Abiteboul ainda não está satisfeito com o estado das coisas.

"É um esporte em que apenas o tempo de volta e, em última análise, o campeonato importa", disse ele. “E nisso, ainda não é que não esteja bom o suficiente. Mas se houver algum bom sinal de progresso, isso é bom.”

“Acho que há alguns anos tivemos um bom progresso, e acho que isso meio que parou, devido ao que era provavelmente na época um conceito aerodinâmico errado do carro.”

“Por isso, decidimos adotar um conceito aerodinâmico bem diferente, o que é sempre um risco, em particular para uma organização do porte da nossa. Mas, na verdade, conseguimos não apenas recuperar o que você perdeu na mudança de conceito, mas também progredindo. E vemos que está funcionando.”

"Tivemos boas atualizações, bom desenvolvimento no inverno, boas atualizações no início da temporada. E ainda há um pouco mais por vir”

“O que vemos é que a equipe está realmente começando a trabalhar melhor junto com todas as mudanças que aconteceram, e temos um melhor entendimento do carro.”

“Mas a realidade é que penso que ainda não conseguimos extrair todo o potencial do carro e da equipe.”

"Não conseguimos marcar o que devíamos marcar e, portanto, estar onde gostaríamos de estar, por isso prefiro focar no negativo em vez de no positivo em um campo que é tão competitivo."

Renault R.S.20

(Temporada 2020)

Motor: Renault

Combustível: BP Ultimate

Pneus: Pirelli

Pilotos:

3 – Daniel Ricciardo

31 – Esteban Ocon

Entenda como Lawrence Stroll passou de 'papai de piloto pagante' a homem-forte na Fórmula 1

PODCAST: Após 'comemorar' GP 1000, qual é o tamanho da crise da Ferrari?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: Entenda como Lawrence Stroll passou de 'papai de piloto pagante' a homem-forte na F1
Próximo artigo Veja os horários do GP da Rússia, em que Hamilton busca igualar vitórias de Schumacher na F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil