F1: Classificação em Baku começará 15 minutos mais tarde após atraso no TL3

Com isso, fãs de automobilismo poderão acompanhar a largada das 24 Horas de Le Mans sem perder nada da definição do grid para o GP do Azerbaijão

Kevin Magnussen, Haas VF-22

Kevin Magnussen, Haas VF-22

Mark Sutton / Motorsport Images

Uma pequena, mas importante mudança na programação da Fórmula 1 em Baku: devido ao atraso de 15 minutos no início do terceiro treino livre deste sábado, a classificação, que define o grid de largada para o GP do Azerbaijão passa a ser às 11h15, em vez do horário inicialmente planejado, 11h.

O motivo para a mudança é que o regulamento da F1 define que, entre o TL3 e a classificação, é preciso haver uma janela de intervalo de duas horas.

Leia também:

O atraso no início do TL3 foi causado devido a reparos nas barreiras de proteção do circuito após a corrida 1 da Fórmula 2. Na última relargada, tivemos dois contatos, entre Ralph Boschung e Calan Williams e Cem Bolukbasi e Marino Sato.

Pelo fato da FIA optar pelo atraso do TL3 em vez de iniciar o relógio no horário programado para a sessão, às 08h, horário de Brasília, o fim da regressiva de uma hora aconteceu às 9h15.

O Artigo 39.1 b) do Regulamento Desportivo da F1 determina que, em finais de semana sem corrida sprint, a classificação acontecerá: "no segundo dia de atividades de pista, começando não antes de duas horas e não mais que três horas após o fim do terceiro treino livre".

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR22

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR22

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

A FIA confirmou durante a sessão a mudança no horário da classificação. Isso é uma boa notícia para os fãs de automobilismo, permitindo que todos acompanhem a largada das 24 Horas de Le Mans, marcada para 11 horas, horário de Brasília, com transmissão da ESPN 4 e do Star+ no Brasil. 

O problema é que esse atraso de 15 minutos joga a F1 bem mais próxima do crepúsculo em Baku. Sem paralisações, a classificação terminará às 19h15, horário local, apenas uma hora antes do por do sol.

VÍDEO: O que acontece com quem não respeita teto de gastos da F1?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #181 – O que novo carro da F1 tem de melhor e pior até agora?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Pérez supera Leclerc e lidera TL3 para o GP do Azerbaijão
Próximo artigo F1: Ferrari se diz "preocupada" após FIA contratar ex-executiva da Mercedes

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil