Últimas notícias

F1: Como prova em anel externo no Bahrein vai quebrar recorde de 46 anos

Traçado atualizado no Bahrein deve ter voltas inferiores a 55 segundos na classificação, tempos que serão os menores da história na F1

Fireworks light the sky at the end of the race as George Russell, Williams Racing FW42, crosses the line

Simon Galloway / Motorsport Images

O tempo da pole position para o GP de Sakhir no traçado quase oval do Bahrein em dezembro deve quebrar um recorde da Fórmula 1 que já dura 46 anos. A F1 estimou que os tempos de classificação para a corrida no anel externo do Bahrein serão inferiores a 55 segundos, o que garantirá o menor tempo de pole da história da categoria.

Leia também:

A lista de todos os tempos é dominada pelas poles registradas em Dijon, antiga casa do GP da França. O circuito foi usado pela primeira vez em 1974 com seu layout original de 3,2 quilômetros. Niki Lauda, da Ferrari, estabeleceu um tempo de pole de 58s79, que foi a primeira e até agora a única pole com menos de 60 segundos na F1.

Essa corrida também forneceu a volta mais rápida da história da F1, com um tempo de 1min00s00 creditado a Jody Scheckter, da Tyrrell, que também pode ser melhorado no GP de Sakhir.

O circuito original de Dijon foi usado para o GP da Suíça, fora do campeonato, em 1975, quando Jean-Pierre Jarier registrou uma pole ligeiramente mais rápida, 59s25.

Graças aos seus baixos tempos de volta, a pista foi considerada muito curta para a F1 e um trecho extra foi adicionado para o GP da França de 1977, aumentando o comprimento do traçado para 3,7 quilômetros. Isso fez uma diferença significativa nos tempos de volta, com Mario Andretti conquistando a pole daquele ano em 1min12s21.

No entanto, nas temporadas subsequentes, o desenvolvimento dos carros e o aumento da potência turbo viram os tempos das voltas caírem mais uma vez. No GP da Suíça de 1982, que foi uma corrida válida pelo campeonato mundial, Alain Prost, da Renault, fez uma pole de 1min01s380, que ainda é o segundo menor tempo da história.

No GP da França, dois anos depois, Patrick Tambay não conseguiu igualar esse desempenho, registrando uma volta de 1min02s200 para a Renault, que se destaca como o terceiro mais rápido da história.

Depois de Dijon, a próxima pista na tabela de todos os tempos é Kyalami. O local do GP da África do Sul teria figurado no topo da lista se os turbos tivessem corrido lá em seu auge (1986-87), então sua volta da pole mais rápida continua sendo a alcançada por Nigel Mansell em 1985.

Nos últimos anos, o Red Bull Ring subiu gradualmente na ordem dos tempos de volta mais baixos, ajudado pelo desempenho cada vez maior dos carros e por um recapeamento em 2016.

O GP da Áustria deste ano conquistou o quinto lugar na lista de todos os tempos, graças à pole com 1min02s939 estabelecida por Valtteri Bottas. As corridas austríacas de 2019 e 2018 também estão entre as 10 primeiras posições.

O outro local que aparece no top-10 é Watkins Glen, com os GPs dos Estados Unidos de 1968, 1969 e 1970 que foram disputados na versão de 2,35 milhas. A via foi ampliada em 1971.

Menores tempos de volta na pole position na história da F1

  1. 1974 Dijon: Niki Lauda, 0min58s79
  2. 1982 Dijon: Alain Prost, 1min01s380
  3. 1984 Dijon: Patrick Tambay, 1min02s200
  4. 1985 Kyalami: Nigel Mansell, 1min02s366
  5. 2020 Spielberg: Valtteri Bottas, 1min02s939
  6. 2019 Spielberg: Charles Leclerc, 1min03s003
  7. 1970 Watkins Glen: Jacky Ickx, 1min03s07
  8. 2018 Spielberg: Valtteri Bottas, 1min03s130
  9. 1969 Watkins Glen: Jochen Rindt, 1min03s62
  10. 1968 Watkins Glen: Mario Andretti, 1min04s20
  11. 2017 Spielberg: Valtteri Bottas, 1min04s251
  12. 1990 Paul Ricard: Nigel Mansell, 1min04s402
  13. 1984 Kyalami: Nelson Piquet, 1min04s871
  14. 1967 Watkins Glen: Graham Hill, 1min05s48
  15. 1985 Silverstone: Keke Rosberg, 1min05s591
  16. 1981 Dijon: Rene Arnoux, 1min05s95
  17. 2016 Spielberg: Lewis Hamilton, 1min06s228 [Q2]
  18. 1982 Kyalami: Alain Prost, 1min06s351
  19. 1987 Paul Ricard: Nigel Mansell, 1min06s454
  20. 1986 Paul Ricard: Ayrton Senna, 1min06s526
  21. 1983 Kyalami: Patrick Tambay, 1min06s554
  22. 1986 Brands Hatch: Nelson Piquet, 1min06s961
  23. 1987 Silverstone: Nelson Piquet, 1min07s110
  24. 1988 Silverstone: Gerhard Berger, 1min07s110
  25. 1985 Brands Hatch: Ayrton Senna, 1min07s169

SEXTA-LIVRE: Surpreendente Verstappen, vergonhosa Ferrari e notícias sobre a saída da F1 da Globo

PODCAST: Na guerra de bastidores dos circuitos, qual é o calendário dos sonhos da F1?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation

Vídeo relacionado

Artigo anterior Grid da F1 diz que morte de Hubert ainda é "difícil de acreditar"; Gasly anuncia capacete em homenagem ao piloto
Próximo artigo Chefe da Red Bull diz que F1 não está vendo o "verdadeiro" Vettel em 2020

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil