F1: Crise da Aston Martin foi determinante para Stroll correr de GT3 na pausa de abril
Piloto canadense está se preparando para participar de uma prova de GT com a Aston Martin na França, onde “é possível vencer”
Lance Stroll afirmou que as dificuldades da Aston Martin na Fórmula 1 influenciaram sua decisão de participar da prova do GT World Challenge Europe neste fim de semana, no circuito francês de Paul-Ricard.
O canadense aproveitará uma lacuna não planejada no calendário da F1 para disputar a prova de abertura da GTWCE Endurance Cup de 2026, pilotando o Aston Martin Vantage GT3 Evo da Comtoyou Racing ao lado de Roberto Merhi e Mari Boya.
Esta será apenas sua terceira participação em uma prova de endurance com carros de turismo, após duas participações anteriores nas 24 Horas de Daytona em carros protótipos na década de 2010.
A Aston Martin tem enfrentado dificuldades tanto em termos de desempenho quanto de confiabilidade no início da nova era da F1, apesar do investimento significativo em infraestrutura e da contratação do 'mago' do design Adrian Newey.
A parceria com a Honda também tem sido prejudicada por uma unidade de potência pouco competitiva que sofre fortemente com vibrações.
Nas três primeiras etapas, Stroll ainda não completou uma corrida (mesmo terminando o GP da Austrália, ele não foi considerado classificado no resultado final), enquanto seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, também não marcou nenhum ponto.
Em meio a uma pausa de cinco semanas após o cancelamento das etapas do Bahrein e da Arábia Saudita, Stroll disse que queria “mudar um pouco as coisas” e aproveitar um fim de semana mais relaxado na França.
“Gostei muito de correr nas 24 Horas de Daytona. É uma corrida que eu realmente adorei”, disse ele na quinta-feira (09). “Desde então, tenho me concentrado muito na F1, mas este ano não temos um carro muito competitivo e agora temos algum tempo sem corridas".
“Então, surgiu a ideia de mudar um pouco as coisas — uma mentalidade diferente durante o intervalo. Jean-Michel [Baert, proprietário da equipe Comtoyou] foi muito receptivo, e organizamos tudo em cerca de uma semana. Portanto, um grande obrigado ao Jean-Michel. É por isso que estou aqui correndo neste fim de semana".
Gilles Magnus, Comtoyou Racing Aston Martin Vantage GT3
Foto de: Alexander Trienitz
O Aston Martin Vantage GT3 da Comtoyou está inscrito na categoria Pro, que conta com 18 participantes como parte de um grid maior de 59 carros.
Stroll acredita que as corridas de GT3 oferecem um cenário competitivo mais aberto, dando a ele e à sua equipe uma chance realista de vitória se “tudo der certo”.
Questionado sobre qual era seu objetivo para o fim de semana, Stroll disse: “Diversão — e também é uma corrida".
“Na F1, nem sempre se tem a oportunidade de vencer. Aqui, é muito competitivo, mas mesmo que seja nossa primeira vez e nos falte experiência, se tudo der certo — boa configuração, boa sensação — vencer é possível. Isso realmente não existe na F1. Essa também é uma grande motivação para eu estar aqui".
A ideia de correr em Paul-Ricard surgiu durante o GP do Japão, de 27 a 29 de março, onde Stroll se encontrou com alguns amigos, incluindo o ex-piloto de F1, Merhi, durante um jantar.
Tem havido um interesse renovado entre os pilotos de F1 pelas corridas de turismo, com Max Verstappen, em particular, ganhando destaque por suas recentes participações na série NLS, disputada no circuito de Nordschleife.
Stroll revelou que conversou com Verstappen sobre seus planos para GT durante o fim de semana em Suzuka. “Conversamos sobre com quem entrar em contato e, como ele já está envolvido em corridas de GT, discutimos um pouco sobre isso. Todo mundo gosta de pilotar carros GT3 — eles são divertidos”, disse ele.
Questionado se estaria aberto a mais participações nessa modalidade, Stroll acrescentou: “Se eu me sentir bem física e mentalmente, sim — gostaria de disputar mais corridas durante o ano".
Di Grassi DESMISTIFICA MAX, se surpreende com Audi de BORTOLETO e é SINCERO sobre HAMILTON, F1 e F-E
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários