Pular para o conteúdo principal

Recomendado para você

MotoGP: Horários, previsão do tempo e como assistir ao sábado de quali e sprint do GP de San Marino

MotoGP
MotoGP
GP de San Marino
MotoGP: Horários, previsão do tempo e como assistir ao sábado de quali e sprint do GP de San Marino

Rafael Suzuki terá Nelsinho Piquet como dupla na Corrida Endurance da Stock Car

Stock Car
Stock Car
Rafael Suzuki terá Nelsinho Piquet como dupla na Corrida Endurance da Stock Car

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao sábado de classificação do GP da Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP da Espanha
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao sábado de classificação do GP da Espanha

Sem vaga na MotoGP em 2027, Rins anuncia ida para o automobilismo

MotoGP
MotoGP
GP de San Marino
Sem vaga na MotoGP em 2027, Rins anuncia ida para o automobilismo

NASCAR Brasil: Curvelo terá 75 pontos em jogo e última chance antes dos playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Curvelo
NASCAR Brasil: Curvelo terá 75 pontos em jogo e última chance antes dos playoffs

Pedro Clerot é destaque na F3 e conquista primeira e segunda fila nos qualis em Madri

F3
F3
Madri
Pedro Clerot é destaque na F3 e conquista primeira e segunda fila nos qualis em Madri

Stock Car: Julio Campos retoma parceria com Antonio Pizzonia para corrida de duplas

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Julio Campos retoma parceria com Antonio Pizzonia para corrida de duplas

BYD quer equipe de fábrica, mas precisa apresentar "proposta séria" para entrar na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP da Espanha
BYD quer equipe de fábrica, mas precisa apresentar "proposta séria" para entrar na F1

F1: Danos no assoalho impediram pole de Antonelli na sprint da Holanda; entenda

Italiano escapou da pista ainda no início da sessão classificatória e logo na sequência 'brigou' com o carro

Andrea Kimi Antonelli não teve uma classificação fácil para a sprint do GP da Holanda nesta sexta-feira (21). O atual líder do campeonato de Fórmula 1 escapou da pista e sofreu uma pequena quebra no assoalho em sua primeira tentativa de volta rápida e depois disso teve que brigar com o carro no restante da sessão.

Leia também:

Antonelli cometeu um erro logo na abertura da classificação, danificou a estrutura de seu Mercedes W16 ao atravessar a brita e acabou limitado à quinta posição no grid de largada, perdendo a chance de brigar pela pole position na sprint.

O incidente ocorreu durante a primeira tentativa do piloto italiano. Ao se aproximar da curva final do circuito holandês com velocidade excessiva na entrada, Antonelli perdeu a traseira do carro e acabou escapando da pista.

A passagem pela brita causou furos na estrutura do assoalho — elemento central na geração de sustentação aerodinâmica (downforce) dos carros —, prejudicando diretamente o equilíbrio, sobretudo nos trechos de baixa velocidade. 

Ao retornar aos boxes para avaliações de emergência, os engenheiros da equipe alemã constataram uma queda drástica no rendimento do carro. O próprio Antonelli detalhou a dimensão do estrago sofrido antes das tentativas finais em entrevista à Sky Sports:

"Eu tinha alguns furos no assoalho. Quando entrei [nos boxes], disseram inicialmente que era uma perda de 25 pontos [de downforce]. Eles tentaram reparar o máximo possível, mas sim, definitivamente o dano ainda estava lá".

Com o assoalho comprometido, controlar o carro se tornou um verdadeiro desafio, exigindo adaptação imediata em um traçado que pune qualquer perda de pressão aerodinâmica. O líder do campeonato admitiu a falha na aproximação da curva e descreveu como a falta de aderência afetou sua pilotagem no restante do treino:

"Eu estava lutando muito nas baixas velocidades. Entrei com um pouco de velocidade demais na última curva naquela primeira volta, perdi a traseira e passei pela brita. Foi basicamente isso. E depois também não foi fácil recuperar a confiança, mas ainda assim ficamos razoavelmente perto".

Nos boxes, os mecânicos da Mercedes correram contra o tempo para aplicar um reparo rápido na peça danificada, utilizando resina e remendos de carbono na tentativa de estancar o prejuízo.

O chefe da equipe, Toto Wolff, corroborou a versão do jovem italiano e ressaltou a gravidade do impacto na telemetria do W16:

"Perdemos 20 pontos [de downforce] com um furo no assoalho, mas conseguimos remendá-lo. Ele cometeu um pequeno erro na Curva 11, forçando demais na entrada".

Enquanto George Russell conseguiu extrair ritmo do carro sem danos e garantir um resultado sólido na frente do pelotão, Antonelli terá o desafio de largar fora das primeiras posições.

Em Zandvoort, um circuito estreito, de alta velocidade e famoso pela extrema dificuldade de ultrapassagem, largar em quinto impõe um obstáculo significativo para os pilotos, principalmente para quem está liderando o campeonato confortavelmente.

Consciente do cenário adverso para a sprint, o jovem piloto evitou promessas mirabolantes, mas garantiu foco total para recuperar o máximo de pontos possíveis na Sprint:

"Vamos tentar fazer a melhor corrida que pudermos. Claro, está muito apertado na frente, então não vai ser fácil ultrapassar. Mas sim, tentaremos fazer o nosso melhor, mesmo com os danos".

AULA de HELINHO: Tetra da Indy500, RIVALIDADES, o FLERTE com a F1 via Toyota, BORTOLETO e MUITO MAIS

Ouça a versão em áudio do PODCAST Motorsport.com:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Bortoleto mira pontos com a Audi na sprint da Holanda
Próximo artigo F1 - Hamilton culpa ajustes no carro por queda de performance no quali sprint da Holanda: "Desastre total"

Principais comentários