Recomendado para você

Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá

Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia
Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1
F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano
Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

Moto2
Moto2
Valência
Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

F1: Di Grassi vê Massa como "campeão moral" de 2008, mas tem receios sobre precedentes do processo

Além disso, o piloto brasileiro de Fórmula E afirmou que o Crashgate prejudicou sua carreira na F1

Lucas Di Grassi, Lola Yamaha ABT Formula E Team

Foto de: Simon Galloway / LAT Images via Getty Images

As sessões de tribunal do processo de Felipe Massa contra a FIA, Bernie Ecclestone e a FOM (Formula One Management) pelas consequências do Crashgate começaram nessa semana. Outro piloto brasileiro ex-Fórmula 1, Lucas di Grassi, apoia o ex-Ferrari, mas tem receios sobre quais precedentes o resultado da ação pode abrir.

Leia também:

O ex-piloto da Ferrari entrou com uma ação na justiça britânica depois de Ecclestone revelar, em 2023, que já em 2008 soube do que aconteceu em Singapura, quando Nelsinho Piquet bateu de propósito para beneficiar Fernando Alonso.

Di Grassi, que ficou próximo de correr pela equipe em 2009, no lugar de Piquet, comentou, em entrevista ao RacingNews365 sobre o processo de Massa: "Bem, não posso generalizar sobre o Brasil [comemorar ou não o possível título]. Não faço ideia porque não fiz nenhuma pesquisa, não sei. Na minha opinião, eu gosto do Felipe, ele é um grande amigo meu. Ele fez um campeonato incrível naquele ano. Ele merecia ganhar? Sim".

"Mas, neste esporte, tantas coisas podem acontecer que, se você começar a analisar todos os cenários possíveis que aconteceram nos últimos 40 anos do esporte, há tantas formas de interpretá-los".

“Há tantos 'ses' neste esporte que é muito difícil justificar qualquer coisa. Eu gostaria que ele tivesse sido campeão. Sim, acho que ele foi o campeão moral daquele ano. Mudaria algo se ele ganhasse? Acho que [mudaria] financeiramente para ele".

Apesar de apoiar Massa, ele se preocupa com o precendente criado pelo resultado do processo: "Mas, além disso, eu não gostaria de ver esse precedente aberto para todos os campeonatos possíveis que foram perdidos ou disputados de maneira diferente. Espero sinceramente que ele receba o que merece, mas, ao mesmo tempo, não quero que o esporte abra esse precedente".

Di Grassi também revelou que o incidente do Crashgate, em 2008, e a investigação pela FIA, em 2009, prejudicou o seu caminho na F1.

"Isso prejudicou minha carreira, porque eu era piloto reserva da Renault. Eu iria assumir o lugar do Nelson, porque naquela época o Nelson praticamente já tinha sido demitido, e eu era o próximo na fila para subir para aquela vaga. E depois de Singapura, tudo parou e eles também renovaram [o contrato dele]. Então isso também impactou minha carreira".

"Talvez eu volte atrás e processe a [Renault]! Isso nunca vai acontecer. Também estaria em uma posição diferente na minha carreira", brincou o piloto brasileiro.

"É muito difícil, e claro, teria feito diferença na minha carreira, porque provavelmente eu teria corrido mais algumas provas com uma equipe melhor, em vez de estar com a Virgin na F1. Aí eu provavelmente teria, não sei, marcado pontos na F1. Isso teria mudado minha vida financeiramente na época".

Questionado se ele sabia da intenção da batida de Nelsinho, di Grassi disse: "Eu tinha minha suspeita, mas nunca foi confirmado. Só soube a história completa quando foi totalmente revisada".

NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA

Ouça versão áudio do Podcast:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Sainz 'roubou' vaga de Bottas na Williams; entenda
Próximo artigo F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros