F1: Diretores de prova testam positivo para Covid e FIA avalia substitutos para GP de Miami

Depois da Austrália, os Estados Unidos são o segundo país anfitrião da temporada de 2022 que exige um teste negativo para coronavírus

Eduardo Freitas, Race Director, FIA, Niels Wittich, Race Director, FIA

Eduardo Freitas, Race Director, FIA, Niels Wittich, Race Director, FIA

Sam Bloxham / Motorsport Images

O diretor de provas da Fórmula 1, Niels Wittich, testou positivo para a Covid-19 e pode ser forçado a perder o GP de Miami se não voltar a apresentar um teste negativo até a próxima semana.

Eduardo Freitas também testou positivo, mas o português já estava comprometido com o campeonato mundial de Endurance em Spa no mesmo final de semana.

Depois da Austrália, os Estados Unidos são o segundo país anfitrião da temporada de 2022 da F1 que exige um teste negativo para o coronavírus, realizado nas 24 horas anteriores à entrada no país.

Leia também:

Entende-se que Wittich e Freitas, que foram convocados este ano depois que a FIA demitiu Michael Masi do cargo de diretor de provas após a controvérsia do GP de Abu Dhabi, foram testados no retorno aos seus respectivos países de origem. As equipes de F1 foram informadas sobre a situação na reunião da Comissão da F1 na terça-feira em Londres.

Enquanto Wittich ainda tem tempo de se recuperar e apresentar um teste negativo, ainda não está claro o que a FIA fará se ele chegar atrasado em Miami, ou mesmo se for forçado a perder todo o final de semana.

Uma solução óbvia, mas improvável, é chamar Masi, enquanto o diretor de provas da Fórmula E, Scot Elkins, também seria um possível substituto.

No entanto, o mais provável seria Herbie Blash, que atuou como vice-diretor de provas de Charlie Whiting até 2014.

Blash foi chamado de volta nesta temporada para atuar como consultor sênior no controle de corridas, ajudando Wittich e Freitas.

Blash esteve presente nas três primeiras corridas da temporada, embora não tenha estado em Ímola devido aos seus compromissos no campeonato mundial de Superbike com a Yamaha em Assen.

O veterano da FIA Colin Haywood, que foi chamado de volta da aposentadoria no início deste ano para substituir Freitas quando o português estava ocupado nos eventos do WEC, estava escalado para desempenhar o papel de vice no fim de semana de Miami.

Wittich e Freitas devem dividir o cargo de diretor de provas nesta temporada, embora até agora este último tenha atuado apenas como assistente nos eventos em que participou. Entende-se que sua primeira chance de experimentar o cargo pode vir no GP da Espanha de 20 a 22 de maio.

Conheça as origens da rivalidade entre Verstappen e Leclerc

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #175 - Como explicar desempenho constrangedor de Hamilton em Ímola?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE: Veja em detalhes a eficaz suspensão traseira da Ferrari na F1 para 2022
Próximo artigo F1: Leclerc garante que erro de Ímola não acontecerá novamente

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil