F1: Ecclestone teria atuado em conversas entre FIA e Red Bull, diz jornal italiano

Ex-chefe da categoria participou de encontros 'triangulares' com Christian Horner e Mohammed Ben Sulayem

Bernie Ecclestone

Foto de: Evgeniy Safronov

Na véspera do GP do México, a sanção aplica à Red Bull por ter ultrapassado o teto de gastos veio à tona: U$ 7 milhões de dólares de multa e uma redução de 10% no tempo de testes aerodinâmicos. Enquanto a penalidade divide opiniões, entre os que acham 'demais' e os que acreditam ser 'branda', uma figura conhecida da Fórmula 1 aparece como peça importante na negociação da punição: Bernie Ecclestone.

Leia também:

De acordo com o jornal italiano, Corriere della Sera, por conta do bom relacionamento de Ecclestone com Christian Horner e com o presidente da FIAMohammed Ben Sulayem, a sentença veio após estes encontros 'triangulares' - com o ex-dono da Fórmula 1 sendo fundamental na decisão da punição.

Vale lembrar que Bernie Ecclestone esteve a frente da categoria por cerca de 40 anos (até a chegada da Liberty Media em 2017) e foi importante na eleição de Ben Sulayem. Sua esposa, a brasileira Fabiana Flosi, atualmente é vice-presidente da FIA, ou seja, Ecclestone nunca deixou de estar - mesmo que indiretamente - envolvido com o alto escalação da F1. 

A penalização foi vista pelos rivais como 'branda', uma vez que Zak Brown, CEO da McLaren deixou claro, em carta enviada à FIA, que a quebra do teto orçamentário era "constituído como trapaça". O posicionamento do chefe da equipe britânica foi ecoado por outros líderes de equipe como Toto Wolff e até mesmo entre pilotos como Lewis Hamilton

Enquanto por outro lado, Christian Horner entendeu que a parte esportiva foi 'pesada', podendo influenciar em até meio segundo por volta de desempenho nos resultados conquistados na pista em 2023.

PÓDIO: Tudo sobre a BATALHA na altitude da CIDADE DO MÉXICO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate: quem poderá parar a Red Bull e Verstappen na Fórmula 1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Frustrado com punições, Gasly terá que enfrentar "fantasma" até maio de 2023; entenda
Próximo artigo F1: Jovem piloto? Alonso testará Aston Martin pela primeira vez em Abu Dhabi

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil