F1: Red Bull confirma saída de Lambiase no fim de 2027; engenheiro de Verstappen deve ir para a McLaren
Além de atuar como engenheiro do holandês desde sua chegada à equipe austríaca em 2016, britânico também assumiu o posto de diretor de engenharia de corrida em 2022
A Fórmula 1 pode estar em uma férias forçadas das atividades de pista, mas as coisas seguem quentes nos bastidores, e a notícia mais recente a abalar o paddock envolve o tetracampeão Max Verstappen. A Red Bull confirmou nesta quinta-feira (09) a saída de seu engenheiro de corridas, Gianpiero Lambiase no fim de 2027, tendo como destino mais provável a McLaren, segundo apurado pelo Motorsport.com.
Lambiase tem sido um nome cotado em todo o paddock, com o engenheiro chegando a considerar uma saída da Red Bull no fim do ano passado mas, em meio a rumores de uma possível ida para Aston Martin ou Williams, ele optou por seguir na equipe, ocupando os cargos de engenheiro de corrida de Verstappen e chefe de engenharia de corrida.
Mas, agora, Lambiase tem sua saída confirmada pela Red Bull, com o engenheiro devendo cumprir seu contrato atual até o fim de 2027, conforme planejado.
"A Red Bull confirma que Gianpiero Lambiasi deixará a equipe em 2028, quando seu contrato atual expirar", disse a equipe em comunicado enviado à imprensa. "GP valioso da equipe, tendo se juntado em 2015".
"Até sua saída planejada, GP mantém seus postos de chefe de engenharia de corrida e engenheiro de Max Verstappen. Ele e a equipe estão totalmente comprometidos a aumentar o sucesso de nossa forte parceria nas pistas juntos até lá".
O comunicado deixa uma dúvida no ar: Lambiase seguirá em seus papéis até o fim de 2027 ou deixará os postos após a temporada de 2026, cumprindo um ano de quarentena?
Lambiase se juntará aos atuais campeões mundiais apenas em 2028, segundo anunciado pela McLaren. Ele será o Chief Racing Officer da equipe de Woking, ou seja, o diretor de corridas, respondendo diretamente ao chefe Andrea Stella.
Com Stella fazendo parte da nova geração de chefes de equipe que priorizam a engenharia, com amplas atribuições tanto durante os finais de semana de corrida quanto na fábrica, a chegada de Lambiase ajudaria a aliviar um pouco a carga de trabalho do italiano, que cuida de uma equipe com bem mais de 1.000 funcionários.
No entanto, especula-se que a mudança de Lambiase seja parte de um plano de longo prazo para suceder Stella, em meio a um suposto interesse da Ferrari em seu ex-engenheiro, o que parece estar longe da realidade.
Na McLaren, Lambiase apoiaria o chefe de equipe Andrea Stella em uma função sênior nas pistas. Mas as especulações de que Lambiase estaria na fila para substituir Stella a longo prazo estão longe da verdade.
Foto: Mark Sutton / Fórmula 1 via Getty Images
A mudança seguiria um roteiro semelhante ao do ex-chefe de estratégia da Red Bull, Will Courtenay, que também teve que esperar até o início desta temporada para se juntar à McLaren. Lambiase pode se juntar à McLaren antes de 2028 caso as duas equipes cheguem a um acordo para uma liberação antecipada.
Anteriormente, a Red Bull também perdeu o designer-chefe Rob Marshall para a equipe britânica. Outras figuras importantes que deixaram a Red Bull nos últimos anos incluem o chefe técnico Adrian Newey e o diretor esportivo Jonathan Wheatley, enquanto o CEO de longa data Christian Horner e o consultor Helmut Marko também saíram nos últimos nove meses.
A partida iminente de Lambiase da Red Bull ocorre em um contexto em que Verstappen pondera sobre seu próprio futuro, tendo ficado desiludido com os novos regulamentos técnicos de 2026. O contrato atual dele com a Red Bull expira no fim de 2028, mas sabe-se que o holandês possui várias cláusulas de rescisão que podem ser acionadas já neste verão, caso ele queira sair mais cedo.
Di Grassi DESMISTIFICA MAX, se surpreende com Audi de BORTOLETO e é SINCERO sobre HAMILTON, F1 e F-E
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários