F1: Entenda atualizações da Aston Martin que criaram "Red Bull verde"

Apesar da polêmica, time britânico foi absolvido pela FIA após investigação

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A Aston Martin é o assunto do paddock da Fórmula 1 nesta sexta. A equipe de Silverstone revelou no GP da Espanha uma série de atualizações para o AMR22 que lhe renderam o apelido de "Red Bull verde", devido às similaridades com o RB18 do time austríaco.

Para uma equipe que mostrou o passado que não tem medo de copiar as ideias dos rivais, com o caso da "Mercedes rosa" em 2020, quando ainda era conhecida como Racing Point, a abordagem parece ser similar, mesmo sendo absolvida pela FIA após investigação.

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Sergio Perez, Red Bull Racing RB18

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Desde antes do fim de semana, já se falava muito sobre a Aston Martin divulgar uma nova versão do AMR22, muito diferente da anterior, que vinha sofrendo neste começo de temporada. Já era esperado que a equipe abandonasse seu conceito de sidepod para algo diferente, mas talvez não tão extremo quanto o da fornecedora de motores Mercedes.

Mas o que vimos foi que a solução de sidepod alta, de cintura larga e com guelras de resfriamento, usada pelas cinco primeiras etapas, foi trocada por algo que lembra muito o design usado pelo RB18. O conceito da Red Bull parece real não apenas em termos de superfícies que impactam o fluxo de ar externo, mas também no interno também.

Comparação do layout de radiador da Aston Martin AMR22

Comparação do layout de radiador da Aston Martin AMR22

Photo by: Giorgio Piola

Para obter isso, foi necessário uma grande 'cirurgia', já que radiadores, sistema de resfriamento e tubulações de alimentação precisaram ser reorientados para facilitar o conceito aerodinâmico. 

Anteriormente, os componentes internos do AMR22 eram colocados em modo horizontal, permitindo o uso de um corte inferior muito maior abaixo da carenagem do sidepod.

O novo arranjo obrigou a equipe a tirar o pé dessa direção de design, reorientando os componentes dentro do sidepod, resultando em uma carenagem externa que é muito similar à rampa de downwash dividida, usada pela Red Bull.

Esse design também se extende ao painel de resfriamento em forma de arco que vai do sidepod até o painel de carenagem atrás do halo, com o arranjo de fendas duplas e a borda do assoalho, com seu ponto médio inserido em um painel.

Mas um aspecto que a Aston Martin não conseguiu ou optou por não replicar é a entrada aberta na parte superior do sidepod. O design do AMR22 não é tão chamativo quanto o do RB18 neste departamento, com uma entrada menor na frente da montagem.

Detalhes do sidepod do Red Bull RB18

Detalhes do sidepod do Red Bull RB18

Photo by: Giorgio Piola

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