Últimas notícias

F1: Entenda como aconteceu o acidente de Alonso na Suíça

Espanhol sofreu um acidente em Lugano enquanto andava de bicicleta; depois de fratura na mandíbula, piloto é incógnita para pré-temporada no Bahrein

Fernando Alonso, Renault F1 Team R.S.20

Foto de: Renault Sport

O bicampeão mundial de Fórmula 1 Fernando Alonso tem deixado os fãs da categoria nervosos desde a tarde de quinta-feira. O espanhol sofreu um acidente enquanto andava de bicicleta por volta do meio-dia em Lugano, na Suíça, embora a informação só começou a chegar no final da tarde. 

O piloto de 39 anos circulava pouco antes das 14h00, na via La Santa, na zona urbana da cidade.

Leia também:

De acordo com as primeiras informações fornecidas pela Polícia Cantonal, que o Motorsport.com teve acesso, um motorista suíço de 42 anos, que se dirigia a Pregassona (município vizinho), "fez uma manobra à esquerda para entrar no estacionamento de um supermercado”.

A essa altura, Alonso "sentado na bicicleta, passava na pista em sentido contrário (em direção a Lugano) à direita para a faixa de veículos parados". 

"O choque ocorreu contra o lado direito do carro", confirmaram fontes policiais sobre o acidente em que Alonso sofreu os ferimentos na boca e na mandíbula.

Oficiais da Polícia Cantonal e da Polícia local de Lugano, além dos serviços de urgência da Cruz Verde da cidade, levaram o piloto de ambulância ao hospital depois de fazer os primeiros socorros no local do acidente.

Agora, o asturiano terá que ficar 48 horas em observação, depois que os médicos realizaram uma cirurgia na noite de quinta para sexta-feira, a fim de reparar o dano dentário e a fratura da mandíbula superior.

Sua presença nos testes de pré-temporada da F1 no Bahrein (12 a 14 de março) ainda deixa dúvidas, mas, segundo declaração da equipe emitida na manhã desta sexta-feira, não deve haver problemas para que o novo piloto da Alpine guie o A521 e complete seus primeiros quilômetros com ele depois que deixar o hospital. 

"Esperamos que, depois de alguns dias de repouso absoluto, ele possa voltar aos treinos progressivamente. Esperamos que ele esteja totalmente pronto para os preparativos da temporada", disse a escuderia em comunicado.

Lugano, lugar para ciclistas, mas perigoso

Os arredores de Lugano, na fronteira entre a Suíça e a Itália, são incríveis para o ciclismo devido às suas interessantes subidas pela cidade e a um percurso à volta do lago que encanta a maioria dos profissionais e entusiastas do esporte.

No entanto, o centro da cidade de Lugano parece ser um lugar hostil para duas rodas, como o Motorsport.com analisou a partir de testemunhos de alguns frequentadores regulares da área. 

Em um relatório de 2019 da Polícia Cantonal, foram registados 3.714 incidentes de trânsito, sendo 706 com consequências físicas para os envolvidos. Destes, 92 envolveram ciclistas, 16 a mais do que em 2018. 

Os acidentes que Fernando Alonso sofreu ao longo de sua carreira

GP de San Marino 2001
O espanhol estreante pisou no acelerador no Circuito de Ímola. Ele tinha completado apenas quatro voltas. Foi seu primeiro susto na Fórmula 1, com apenas 19 anos.
GP do Brasil (São Paulo) em 2003
O piloto da Renault, Fernando Alonso, já na 55ª volta, se viu na pista com os restos do carro de Webber. O Renault de Alonso foi jogado contra uma pilha de pneus. Curioso: como a corrida foi interrompida e o status da volta 54 foi contado, Alonso aparece em terceiro lugar nos resultados oficiais. O asturiano foi retirado do circuito de ambulância e passou a noite no hospital.
GP de Mônaco em 2004
Após 42 voltas, Alonso tentou passar por um túnel ultrapassando Ralf Schumacher (Williams) na batalha pelo décimo primeiro lugar. O espanhol usou o lado sujo da pista e o seu Renault não pôde ser controlado e bateu na barreira protetora. Alonso acusou Ralf Schumacher de direção perigosa.
GP dos Estados Unidos (Indianápolis) em 2004
Do nono lugar, Alonso rapidamente assumiu a terceira posição. Na volta 73, seu pneu traseiro direito explodiu.
GP do Japão em 2007 (Fuji)
Em segundo lugar na corrida de pista molhada em Fuji, na volta 42, perdeu o controle do carro e acidentou-se na Curva 6 devido à aquaplanagem.
GP da Europa em 2008 (Valencia)
Alonso voltou depois de um ano na McLaren para a Renault, fazendo sua segunda corrida em casa no calendário de 2008. Na primeira volta, na curva 4, colidiu com Kazuki Nakajima (Williams). O Renault de Alonso perdeu a asa traseira.
GP de Mônaco (Monte Carlo) em 2010
Alonso, que agora guiava para a Ferrari, saiu na terceira sessão de treinos livres na manhã de sábado. O espanhol, antes do Casino, perde controle do carro vermelho. O dano é muito grande. No dia seguinte, Alonso terminou a corrida em sexto lugar.
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) em 2010
Alonso rodou na volta 37 e teve consequências. Sua Ferrari foi contra os guardas e quebrou a suspensão direita dianteira.
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) em 2012
Depois largar em quinto lugar, o bicampeão ficou em quarto e Grosjean jogou Hamilton na curva La Source e ambos, por sua vez, bateram e explodiram o carro de Alonso em um dos piores acidentes de sua carreira. O carro de Grosjean passou por cima da Ferrari, a poucos centímetros da cabeça de Fernando Alonso. O piloto espanhol saiu ileso
GP do Japão (Suzuka) em 2012
Apenas cinco semanas após a colisão no início da temporada em Spa, protagonizado por Alonso e Grosjean. Desta vez, foi com a Lotus de Kimi Raikkonen que a Ferrari colidiu.
GP da Malásia (Sepang) em 2013
Em seu GP de número 200, Alonso não teve sorte. Ao entrar na segunda curva, ele bateu na traseira de Vettel e danificou a asa dianteira de sua Ferrari, deixando o cascalho e ficando de fora da corrida.
Testes de inverno (Barcelona) em 2015
Na segunda semana de testes de pré-temporada no circuito Barcelona-Catalunha, Alonso, agora com a McLaren-Honda, bateu no muro dentro da pista, na curva 3. É um acidente misterioso, cuja causa ainda é completamente desconhecida. Alonso perdeu o início da temporada em Melbourne.
GP da Áustria (Spielberg) em 2015
Alonso enfrentou o GP do final do grid, recebendo uma penalidade de 25 posições por trocar várias peças do motor. O espanhol teve que desistir na primeira volta depois que seu McLaren foi atingido pela Ferrari de Kimi, que perdeu o controle do carro logo após a largada.
GP da Austrália (Melbourne) em 2016
Na Austrália, Alonso sofreu o pior acidente de sua carreira. Ele ficou milagrosamente ileso, pois seu carro foi esmagado após bater a uma velocidade de 300 km/h contra uma cerca de proteção em Albert Park. O piloto da McLaren colidiu com a Haas do mexicano Esteban Gutiérrez na volta 18 e fez seu carro voar por vários segundos até ficar contra a cerca. Alonso conseguiu sair sozinho do que restou do carro.
GP da Bélgica em 2018
Um dos mais volumosos, embora felizmente sem danos. Nico Hulkenberg freou muito tarde e levou o espanhol à frente, cujo McLaren sobrevoou o Sauber de Charles Leclerc. Incrivelmente os três saíram ilesos do acidente.
Acidente de Fernando Alonso, McLaren MCL33
Dakar em 2020 com Marc Coma
Dakar em 2020 com Marc Coma
Dakar em 2020 com Marc Coma
19

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

CORRIDAS aos SÁBADOS ganham força e podem ESTREAR na F1 em 2021; congelamento de motores é APROVADO

Podcast #088 - F1 na Band e o 'fico' de Hamilton: o que esperar de 2021?

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE: Veja quais são os obstáculos que a F1 precisa enfrentar para realização das corridas sprint
Próximo artigo F1: Ferrari revela a data de lançamento do carro de 2021; confira

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil