F1: Entenda por que Vettel abandonou reunião com direção de prova e foi multado pela FIA

Piloto da Aston Martin ficou frustrado com o foco do briefing e decidiu sair mais cedo; multa gira em torno de R$130 mil

Sebastian Vettel, Aston Martin

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

O briefing dá última sexta-feira, entre os pilotos de Fórmula 1 e a FIA, andava em círculos até que Sebastian Vettel se frustrou, levantou da cadeira e deixou a reunião antes do fim. Irritado, o alemão não concordava com o fato da entidade dar importância, naquele momento, para assuntos que não eram tão determinantes - na visão do piloto da Aston Martin

Vettel foi convocado pela FIA, no sábado a noite, por conta desse comportamento. O alemão foi multado em €25,000 pelo incidente com a alegação de que Sebastian não seguiu o padrão de ser um modelo para os outros pilotos no automobilismo.

Leia também:

O piloto da Aston Martin, e quatro vezes campeão do mundo, se reuniu com o diretor de prova Niels Wittich para discutir o incidente e se desculpar, mas depois do encontro, ele se recusou a falar com a mídia sobre o assunto no domingo, apenas dizendo: "Pergunte à FIA."

Contudo, foi descoberto que a frustração de Vettel estava no fato do foco do brifieng estar em questões menores, como limite de pista e requisitos de entrada no pit, do que em outras prioridades.

Perguntado sobre a reunião e saída de Vettel, o piloto da Haas, Mick Schumacher, disse: "Eu apenas senti que estávamos andando em círculos em algumas coisas que foram discutidas.

"Estava ficando mais longo que o necessário. Eu entendo completamente a direção de Seb e acho que havia muito pilotos que também sentiram a necessidade de deixar a reunião." 

Drivers parade

Drivers parade

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

O piloto da McLaren, Daniel Ricciardo, avaliou que a pressão pelo tempo em fins de semana de corrida  podem tornar qualquer tempo perdido ou gasto no briefing possa ser uma fonte de frustração.

"Eu não quero falar pelo Seb, mas às vezes nós temos engenharia a fazer", disse Ricciardo.

"Então, eu acho que, se às vezes você está indo e voltando, e sempre há conversas e isso vai se tornando longo e não se chega a uma resposta definitiva, com certeza alguns vão pensar 'preciso ir'.

"Obviamente o Seb estava frustrado com esse vai e volta. Obviamente ele se sentiu forte sobre isso."

Após a convocação de Vettel, o piloto da Mercedes e diretor da GPDA, George Russell, destacou que há a necessidade de mais consistência por parte dos oficiais, dizendo que a F1 deve considerar ter apenas um diretor de prova e garantir que haja responsabilidade pelos comissários que tomam decisões.

O fim de semana da Áustria viu os comissários tomarem medida em relação a vários incidentes, em particular, o foco nos limites de pista, já que a regra de usar a linha branca como borda do circuito resultou em violações regulares.

Foram 43 voltas deletadas durante a corrida e quatro pilotos punidos em cinco segundos por exceder os limites de pista várias vezes. No entanto, isso foi classificado como "uma piada" por alguns pilotos enquanto a FIA pontuou que isso era um exemplo da consistência pedida por eles.

 

F1 2022: Rico Penteado explica FERRARI SUPERIOR ante Red Bull e motivos do FOGO em carro de Sainz

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Honda admite que “não fecha porta” para volta à F1 em 2026
Próximo artigo F1: Abandonos de Leclerc em Baku e Sainz na Áustria podem ter origens similares, diz Ferrari

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil