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F1: Entenda quais serão as alterações de layout do circuito do GP da Austrália

Modificações no circuito de Albert Park serão realizadas antes da prova de 2021

Circuit detail test shot

Circuit detail test shot

Sam Bloxham / Motorsport Images

O CEO da Corporação do GP da Austrália, Andrew Westacott, explicou sobre as alterações que serão realizadas no circuito de Albert Park. Simulações fornecidas pela Fórmula 1 e feedback dos pilotos levaram à mudança iminente de layout da pista em Melbourne.

O layout da pista será modificado antes do GP da Austrália em novembro, a alteração mais notável chegando à seção Lakeside Drive do circuito.

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O lento complexo das curvas 9/10 será transformado em um ziguezague fluido, o que tornará a entrada para o rápido complexo das curvas 11/12 que ficará ainda mais rápido.

A curva 13 será alargada e a linha externa será refeita para uma curvatura positiva a fim de criar várias linhas de corrida.

Haverá ainda um trabalho de ampliação na curva 6 para fornecer uma entrada mais rápida para a Lakeside Drive, e na curva 15 a fim de tornar mais difícil para os pilotos defenderem no setor final.

O interior das curvas 1 e 3 também serão alargadas para criar linhas de corrida mais viáveis.

Segundo o CEO da Corporação do GP da Austrália, Andrew Westacott, as mudanças foram projetadas com base em simulações da F1 e consultas com nomes como o membro do conselho da AGPC, Mark Webber, e vários pilotos atuais da categoria.

"A forma como abordamos isso é muito holística, ampla e orientada por uma consultoria", disse ao Motorsport.com.

“A pista foi lançada em 1995, portanto, é extremamente antiquada, não apenas do ponto de vista da superfície, mas os carros evoluíram. A pista em si foi sujeita ao que chamo de nível de evolução e de revisão.”

"Os pilotos costumam dizer que é uma grande cidade, com grandes multidões, um belo lugar para ficar, ótimo lugar para abrir a temporada - mas as corridas podem ser um pouco processionais”, explicou.

“Queríamos oferecer oportunidades para recompensar uma direção corajosa e oferecer oportunidades para penalizar uma direção desleixada ou ruim.”

“A curvatura das curvas não é necessariamente favorável às corridas de F1 em todos os casos. Se houver uma coroa no meio da pista, e a curva 13 é um exemplo clássico, significa que há curvatura negativa do lado de fora da curva.”

"Para obter uma oportunidade real de ultrapassagem, as simulações da F1 indicaram que, ao obter um maior nível de velocidade na curva 13 e alterar ligeiramente a geometria, pode fornecer uma oportunidade de ultrapassagem legítima. Isso também torna as curvas 11 e 12 mais desafiadoras, que é um complexo que os pilotos adoram."

A mobilização das obras de mudança de layout começará na segunda-feira, no dia 2 de março.

O processo de modificação segue com uma primeira fase já concluída, centrada no alargamento do pitlane em dois metros. Espera-se que isso permita que o limite de velocidade seja elevado de 60 para 80 km/h.

Um recapeamento completo com um asfalto mais agressivo, entretanto, acontecerá após a corrida de novembro, para uma atualização completa do circuito projetado com os novos carros de 2022 em mente.

"Toda vez que há uma corrida, as pessoas falam sobre a degradação dos pneus e onde fica Melbourne, onde fica Bahrein, onde fica Sochi, onde fica Silverstone ... e Melbourne fica bem no meio", acrescentou Westacott. "Não é o mais abrasivo, não é o mais liso.”

"Se vamos colocar algo no chão, vamos torná-lo mais abrasivo.”

"O que estamos fazendo é trabalhar com o ambiente físico (já existente) e as restrições para desenvolver um circuito que está melhor posicionado para melhorar a corrida quando esses carros de 2022 entrarem em jogo."

O GP da Austrália da temporada 2021 foi adiado e está programado para ocorrer entre 19 e 21 de novembro.

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