F1: Equipes pedem à FIA que não atrase finalização das regras de assoalho de 2023

Diretores não querem atrapalhar desenvolvimento do carro do próximo ano

Mercedes W13 floor detail

Foto de: Giorgio Piola

As equipes da Fórmula 1 pediram à FIA que não atrase a finalização de possíveis mudanças no assoalho para o próximo ano, em meio a preocupações com o trabalho extra "doloroso" nos carros de 2023.

Como parte da intervenção da FIA para livrar a F1 do porpoising, ela pretende mudar os regulamentos técnicos para a próxima temporada para ajudar a levantar os carros do chão.

Leia também:

Mas seus planos, que atualmente estabelecem um levantamento de 25 mm das bordas do piso, não foram bem aceitos por todos os concorrentes, com alguns recuando contra as revisões.

Pelo menos cinco equipes querem que os assoalhos sejam mudados por muito menos, e as discussões estão em andamento com o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, sobre o assunto.

Entende-se que uma opção de compromisso de um aumento de 10 mm tem o apoio da maioria das equipes, mas a FIA sente que essa mudança não é suficiente.

Embora alguns times não estejam muito incomodados com as revisões, há um consenso de que uma decisão final precisa ser tomada em breve para evitar que as equipes tenham que descartar o trabalho com o qual já estão comprometidos em seus carros de 2023.

O diretor técnico da Alfa Romeo, Jan Monchaux, disse: “Ainda não é tarde demais, mas não podemos esperar mais quatro ou seis semanas.

“Eu preferiria que essas mudanças fossem para 2024, mas, se vierem para 2023, acho que agora, pouco antes das férias, é o mais aceitável.

“Após a paralisação, suponho que a maioria das equipes estará pronta nos desenvolvimentos de carros de 2023 e uma mudança dessa perturbaria muitos planos de desenvolvimento.”

Até a Mercedes, que acolheu a intervenção da FIA, acha que o órgão regulador precisa entrar e declarar qual é o plano para 2023.

Andrew Shovlin, Trackside Engineering Director, Mercedes AMG, talks to the press

Andrew Shovlin, Trackside Engineering Director, Mercedes AMG, talks to the press

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

O diretor de engenharia da Mercedes, Andrew Shovlin, disse: “O que gostaríamos é de clareza. Eles vão mudar isso? E se assim, vamos continuar com isso e concordar.

“A realidade é que esses carros sempre correrão perto do chão, sempre estarão batendo no asfalto. E, embora você possa minimizar isso e melhorá-lo, se quisermos realmente alterar, será necessária uma mudança clara nos regulamentos.”

O diretor técnico da McLaren, James Key, acrescentou: “Acho que isso se torna tarde quando você gostaria de obter itens de longa duração, caixas de câmbio, por exemplo, e esse tipo de coisa, que começa a amadurecer bastante nesta época do ano.

“É muito tarde para entender isso. Então, sim, quanto mais cedo soubermos os números finais, melhor.”

Voltando ao que Monchaux disse, os ajustes planejados nos regulamentos estavam longe de ser ideais porque forçariam equipes menores como a Alfa Romeo a gastar seu dinheiro limitado em repensar as soluções de piso.

“O problema, como diretor técnico, é que você terá que gastar recursos que potencialmente não planejava colocar nisso”, disse ele.

“Então, você terá que se esforçar mais para ter certeza de que não está perdendo nada. Se for 25mm, isso terá um papel. Então essa é a coisa mais dolorosa para um diretor técnico, porque também estamos trabalhando com o limite de custos.

“Temos uma visão de como abordar estrategicamente os desenvolvimentos nos próximos anos e é bastante evidente que precisamos de alguma estabilidade firme nas regras.

“Se a cada seis meses estamos mudando as restrições, isso torna nossa vida bastante complicada.”

VÍDEO: O assoalho é a parte mais importante de um carro atual da F1

 

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Sainz e Magnussen largam do final do grid na França após punições
Próximo artigo F1: CEO da Alpine diz que só aceita "emprestar" Piastri para outra equipe em 2023

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil