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F1: Ex-dirigente da Brawn GP revela atitude desesperada de Ron Dennis em 2009

Em seu livro, Nick Fry revela que ex-chefe da McLaren lhe pediu dados dos testes do túnel de vento do modelo de 2009

Heikki Kovalainen, McLaren Mercedes leads Jenson Button, BrawnGP

Foto de: XPB Images

Em 2009, o panorama da Fórmula 1 evoluiu com a introdução de novos regulamentos, os quais resultaram em uma hierarquia amplamente reformulada. As equipes mais visíveis nas temporadas anteriores, Mclaren e Ferrari pagaram caro pela corrida do título mundial de 2008, o que as impediu de desenvolver totalmente seu novo carro, e dois azarões dominaram a temporada, Brawn GP e Red Bull.  

Ross Brawn e sua equipe haviam trabalhado mais de um ano no regulamento de 2009, mas não havia sinal de tal domínio, nem da explosão da Red Bull, após a temporada 2008 quando a Toro Rosso o havia derrotado na classificação geral de construtores.

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Após sete corridas, com seis vitórias para Jenson Button e uma para Sebastian Vettel, a Brawn liderou o campeonato de construtores com 96 pontos à frente da Red Bull. A Ferrari era a quarta na classificação com 20 pontos, enquanto a situação da McLaren era terrível, com apenas 13 pontos marcados, incluindo nove para o atual campeão mundial Lewis Hamilton.

Nick Fry relatou em seu livro, ‘Survive. Drive. Win’, que recebeu um pedido inesperado de Ron Dennis, ex-chefe da equipe britânica, durante a temporada.

O até então CEO da Brawn GP foi abordado por seu compatriota, que "queria lhe pedir um favor", nas palavras de Fry. "(O MP4-24) tem falta de desempenho, como podem ver, mas os meus engenheiros dizem que a aerodinâmica do nosso conjunto está boa. O que quero dizer é que eu simplesmente não acredito neles."

Envolvida no Spygate, um escândalo de espionagem em 2007, a McLaren foi rebaixada no ranking de construtores daquele ano e multada em $ 100 milhões por usar dados da Ferrari. Mas o pedido de Dennis a Fry, que veio dois anos depois desse caso, não teve absolutamente nada a ver, já que, de acordo com o ex dirigente da Brawn GP, "ele só queria saber o quão bom era nosso pacote aerodinâmico e quais eram os números que estávamos vendo em nossos testes no túnel de vento ".

A mudança nos regulamentos deixou a McLaren sem informações sobre o desempenho aerodinâmico que os novos carros poderiam produzir, que apresentava uma asa traseira alta e estreita e uma asa dianteira tão larga quanto as rodas. Mas a Brawn GP tinha uma dívida com Dennis depois que ele autorizou a Mercedes a fornecer os motores para uma segunda equipe.

“Ele teve um papel fundamental ao dar o seu consentimento para que usássemos os motores Mercedes”, disse Fry. "Ele concordou com isso e suspendeu seu veto, embora como principal cliente a McLaren tivesse o direito de impedir conexão entre (o fabricante do motor) e qualquer outra pessoa.”

Por fim, Fry concordou em compartilhar os dados obtidos no túnel de vento.

Ao ser confrontado com os resultados de desempenho pela Brawn GP, Dennis respondeu com um "silêncio de tirar o fôlego", relatou.

A McLaren produziu uma evolução bem-sucedida de seu MP4-24 e venceu dois GPs naquela temporada, enquanto a Brawn GP conquistou os dois títulos mundiais em seu único ano na F1, antes de ser vendida para a Mercedes.

 

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