F1: Ferrari demite Binotto e chefe da Alfa Romeo deve assumir comando em 2023, diz imprensa italiana

Erros de estratégia e 'falta de comando' teriam influenciado na decisão do presidente John Elkann

Mattia Binotto, Team Principal, Ferrari

Foto de: Ferrari

Mattia Binotto não seguirá no comando da Ferrari - nas pistas - em 2023. No seu lugar, o chefe de equipe da Alfa Romeo, Frederic Vasseur, deve assumir o comando do time de Maranello na Fórmula 1. A ausência do italiano nas últimas corridas desta temporada já levanta rumores de que Binotto não seguiria no comando.

Leia também:

De acordo com a Gazzetta dello Sport o presidente da escuderia italiana, John Elkann, já tinha consultado a possibilidade de Vasseur substituir Binotto há um tempo. A chegada do francês a Ferrari será vista como uma mudança geracional, após os quatro anos comandados pelo técnico Matia Binotto. A cúpula da Ferrari enxerga o chefe da Alfa Romeo como um 'homem de corrida' por ter gerenciado diversas equipes menores no passado.

Pelo lado de Binotto, a temporada 2022 teria pesado bastante na decisão de Elkann em não mantê-lo no comando. Neste ano, a Ferrari chegou ao Mundial com claras chances conquistar o campeonato de pilotos com Charles Leclerc e também de brigar com a Red Bull pelos construtores. Mas, depois de três corridas brilhantes, a escuderia italiana foi colecionando erros atrás de erros que minaram quaisquer chances de briga - lembre-se dos GPs de Silverstone, Hungria e Mônaco.

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Carlos Sainz, Ferrari F1-75

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Carlos Sainz, Ferrari F1-75

Photo by: Ferrari

Mesmo com Matia Binotto sendo responsável por trazer a equipe de volta ao pelotão da frente depois de dois anos complicados, a falta de liderança neste ano foi claramente percebida e diversas vezes questionada. Ao longo da temporada, Binotto deixou claro que não enxergava a necessidade de uma troca na equipe estratégica e de procedimentos mesmo após erros grotescos que atrapalharam os pilotos diretamente em vitórias que acabaram 'de bandeja' para os rivais.

O jornal ainda destaca uma tensão evidente no relacionamento entre Binotto e Charles Leclerc - piloto com o contrato mais longo da história da Ferrari - como outro ponto importante para a decisão de não continuar com o italiano no comando. 

RETA FINAL: Pérez x Verstappen x Hamilton e outras tretas da F1 no Brasil

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate 'valor real' do GP no Brasil para a F1; ouça já

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Tsunoda destaca anomalia bizarra em safety car no GP do Brasil
Próximo artigo F1 - Ferrari se pronuncia sobre saída de Binotto: "Rumores totalmente infundados"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil