Recomendado para você

Tela da MotoGP mostra números de Diogo Moreira e Toprak para 2026

Tela da MotoGP mostra números de Diogo Moreira e Toprak para 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Tela da MotoGP mostra números de Diogo Moreira e Toprak para 2026
F1 e Pirelli confirmam stints obrigatórios de 25 voltas no GP do Catar

F1 e Pirelli confirmam stints obrigatórios de 25 voltas no GP do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 e Pirelli confirmam stints obrigatórios de 25 voltas no GP do Catar
F1: Steiner critica presidente da Ferrari por "má liderança" após reclamações sobre Hamilton e Leclerc

F1: Steiner critica presidente da Ferrari por "má liderança" após reclamações sobre Hamilton e Leclerc

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Steiner critica presidente da Ferrari por "má liderança" após reclamações sobre Hamilton e Leclerc
Verstappen revela possível rumo da carreira se não tivesse ido à F1

Verstappen revela possível rumo da carreira se não tivesse ido à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Verstappen revela possível rumo da carreira se não tivesse ido à F1
Com 7º lugar em Valência, Honda sobe no sistema de concessões da MotoGP e 'perde vantagens' para 2026

Com 7º lugar em Valência, Honda sobe no sistema de concessões da MotoGP e 'perde vantagens' para 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Com 7º lugar em Valência, Honda sobe no sistema de concessões da MotoGP e 'perde vantagens' para 2026
Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá

Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá
ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência

ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência
VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer

VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer

Fórmula 1
Fórmula 1
VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer

F1: Ferrari encontrou solução para dificuldades de Hamilton?

Na Bélgica, o heptacampeão experimentou uma nova pastilha de freios, o que deixou sua pilotagem um pouco mais confortável

Detalhes técnicos da Ferrari

Foto de: Roberto Chinchero

Mynt

Bitcoin e criptomoedas? Invista na Mynt.com.br, a plataforma cripto do BTG Pactual

A Ferrari levou atualizações para o GP da Bélgica no último fim de semana, mudanças que, inicialmente, não pareceram surtir nenhum efeito nas dificuldades de Lewis Hamilton com o carro. Porém, na corrida e Fórmula 1, o inglês ficou mais confortável com a pilotagem de seu SF-25 e satisfeito com o resultado.

Leia também:

Em Spa-Francorchamps, o heptacampeão se beneficiou de novas pastilhas de freio. A peça tinha sido testada anteriormente por Charles Leclerc e a mudança o deixou mais confortável:

"Sou muito grato à equipe por me fornecer novos componentes. Alguns deles, aparentemente, Charles já havia testado em Montreal, então ele provavelmente ganhou mais experiência. Para mim, por outro lado, foi a primeira vez".

Lewis Hamilton, Ferrari

Lewis Hamilton, Ferrari

Foto de: Michael Potts / Motorsport Images

As palavras do britânico deram a entender que se tratava da nova suspensão traseira que, no entanto, como todos sabemos, fez sua primeira aparição na décima terceira etapa, a primeira da temporada de 2025. 

A mudança dizia respeito à opção que a Brembo disponibilizou para as equipes após os primeiros GPs deste campeonato, com a introdução de um novo material. O objetivo era oferecer aos pilotos uma modulabilidade de frenagem diferente, para se adaptar aos diferentes estilos de direção entre aqueles que gostam da pisada inicial e aqueles que, ao contrário, preferem gerenciar a frenagem com uma sensibilidade que varia de curva a curva. 

A Ferrari pensou em experimentar a pastilha no Canadá com Leclerc, enquanto a solução só foi transferida para Lewis na Bélgica, já que a equipe de Maranello está trabalhando duro para tentar deixar Hamilton confortável, que, desde o início da temporada, tem tido dificuldades para se adaptar ao SF-25 no momento delicado da frenagem. 

Ferrari SF-25, dettaglio della nuova sospensione posteriore

Ferrari SF-25, detalhe da nova suspensão traseira

Foto de: AG Galli

A adoção da suspensão traseira que deixa o carro mais firme nas acelerações ajuda a tornar o monoposto menos crítico na variação de carga, tanto na frenagem quanto na aceleração, mas as reclamações de Lewis também atingiram o sistema de direção hidráulica, a frenagem do motor e, de forma mais geral, o comportamento da SF-25 na frenagem.

A equipe técnica de Loic Serra tentou analisar aspectos individuais para tentar deixar Hamilton mais confortável: o freio motor da unidade de potência da Mercedes, por exemplo, não era "sentido" porque a ação era combinada com o freio por fio, tornando-o neutro para a percepção do piloto, por mais ativo que fosse.

O inglês, em mais de uma ocasião, queixou-se de ter problemas com seus freios: nada a ver com o material fornecido pela multinacional sediada em Bergamo, mas apenas uma atitude diferente na abordagem da frenagem, com maior modulabilidade da pressão sobre o pedal em comparação com a "mordida" que o material concedia.

A Ferrari, após a experiência positiva em Montreal com Leclerc, também disponibilizou a opção Brembo para Lewis. E a sensação é de que o sete vezes campeão encontrou outra peça útil de equipamento para colocar no lugar.

Lewis Hamilton in battaglia con Kimi Antonelli nel GP del Belgio

Lewis Hamilton em batalha com Kimi Antonelli no GP da Bélgica

Foto de: Peter Fox / Getty Images

Um fato é certo: não houve teste secreto, não foi um novo material que Maranello desenvolveu exclusivamente com a Brembo, mas, pelo que o Motorsport.com apurou, estamos falando de um pad, diferente daquele com o qual as equipes começaram em 2025, que em algum momento foi disponibilizado para as equipes e cada equipe avaliou quando usá-lo de acordo com seus próprios programas de desenvolvimento.

Panca ASSUSTADORA na MotoE, MOTOGP, MÁRQUEZ x VALENTINO, Diogo Moreira e cia: ERIC GRANADO | Sertões

Ouça a versão áudio do PÓDIO CAST: 

COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Russell: Seria "estupidez" largar na chuva em Spa, "isso não é corrida"
Próximo artigo F1: Novo contrato entre Russell e Mercedes deve ser válido até 2027, diz site

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros