F1: Ferrari protesta contra pódio de Verstappen em Mônaco por violação de regras; entenda

Holandês teria ultrapassado a linha amarela dos boxes após parar para colocar pneus de pista seca na 22ª volta do GP em Monte Carlo

Max Verstappen, Red Bull Racing at the drivers parade

Max Verstappen, Red Bull Racing at the drivers parade

Carl Bingham / Motorsport Images

O chefe da Red Bull na Fórmula 1, Christian Horner, revelou que a Ferrari protestou contra o terceiro lugar de Max Verstappen no GP de Mônaco por uma violação de saída dos boxes. O holandês parece ter colocado sua roda dianteira esquerda sobre a linha amarela enquanto saía do pit ao mudar para o pneu de composto duro na volta 22.

Verstappen tinha acabado de parar para slicks quando emergiu em terceiro lugar na pista ainda úmida, se esforçando para ficar à frente do rival Charles Leclerc. No entanto, enquanto ele acelerava na subida, seu carro derrapou e, ao corrigir, ele correu em direção à linha amarela que os pilotos não devem cruzar.

Leia também:

Imagens do incidente da câmera onboard do holandês foram mostradas durante o GP e pareciam mostrá-lo passando por cima da marcação, mas a visibilidade obscureceu o quão perto suas rodas chegaram. O assunto parece não ter sido investigado pela FIA.

Logo após a corrida, Horner estava em uma coletiva de imprensa quando recebeu um telefonema do diretor esportivo da Red Bull, Jonathan Wheatley, revelando que a Ferrari havia protestado.

Mattia Binotto, chefe da escuderia italiana, disse acreditar que as ações de Verstappen foram contra as regras.

"Como Ferrari, estamos desapontados porque achamos que houve uma clara violação dos regulamentos da Red Bull por passar pela linha amarela saindo dos boxes", disse ele à Sky Sports. "Acho que não foi [somente] perto, ele estava na linha. Se você olhar para o código esportivo, o texto diz a respeito de cruzá-la."

"Tivemos um esclarecimento na Turquia em 2020 para evitar discussões e, se você observar as orientações aos pilotos, elas dizem: 'Ficar na linha é violar as notas do diretor de corrida'. Acho que cada equipe tem a tarefa de segui-las. Está claro e ainda estamos buscando esclarecimentos com a FIA."

Verstappen se defendeu e disse que o momento conturbado ao sair dos boxes foi o resultado de ele ser super agressivo com sua aceleração – o que ele diz ter sido crucial para ficar à frente de Leclerc, que estava logo atrás.

"Eu precisava disso", disse o atual campeão sobre acelerar com muita força imediatamente para fora dos boxes.

"Caso contrário, ele teria me ultrapassado, porque eu não teria tração. Minha saída dos boxes foi provavelmente a mais divertida que tive na corrida tentando ficar à frente."

F1 AO VIVO: PÉREZ SEGURA SAINZ e vence em Mônaco, com Verstappen à frente de Leclerc; veja DEBATE | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #179: O que Hamilton e Russell podem conseguir com melhora da Mercedes?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen vê 3º lugar em Mônaco, à frente de Leclerc, como vitória
Próximo artigo F1 - Leclerc lamenta desempenho da Ferrari em Mônaco: "Cometemos erros demais"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil