F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números
Scuderia, mesmo com temporada turbulenta, ainda conquistou um troféu neste ano
Mesmo em uma temporada conturbada, a Ferrari conquistou um título: o de pit stops de 2025. Uma vitória que reflete o progresso feito para se tornar a referência de consistência nos boxes da Fórmula 1. A Scuderia é a única que pode se gabar de ter uma média abaixo de 2,5s e é a equipe que cometeu menos erros, garantindo o campeonato de paradas patrocinado pela DHL, com 559 pontos.
Na temporada que poderia ter trazido o título de volta a Maranello, a Ferrari não conseguiu levar para casa seu objetivo, principalmente devido a uma série de problemas que surgiram logo no início do ano e que acabaram afetando o campeonato, a ponto de até mesmo o desenvolvimento ter sido interrompido precocemente. Mas mesmo nos momentos mais sombrios, há algo com que se pode aprender e sobre o qual se pode construir uma base positiva para o futuro.
Um desses elementos é a solidez demonstrada pelos mecânicos durante as paradas nos boxes, a ponto de merecerem o prêmio estabelecido por um dos patrocinadores da F1 para a equipe mais eficiente e consistente durante as paradas. É uma classificação que não necessariamente premia apenas a velocidade durante os pit stops, mas também a consistência, e foi exatamente isso que fez da Ferrari a vencedora.
É um pequeno consolo em comparação com os objetivos da pré-temporada, mas é preciso lembrar que os campeonatos mundiais não são conquistados com um único ponto forte, mas é preciso estar no topo em várias frentes para criar uma equipe vencedora, destacando o crescimento de um grupo que agora, pelo menos nessa área, conseguiu se tornar a referência e é justo comemorar seu trabalho.
Lewis Hamilton, Ferrari SF25
Foto de: Erik Junius
É um desafio que se baseia na velocidade de execução, mas só isso não é suficiente: o valor real está na consistência. Não se trata apenas de fazer o pit stop mais rápido de todos os tempos, mas de ser capaz de repeti-lo regularmente em todas as corridas e durante todo o campeonato. Nesse sentido, o exemplo mais significativo é o da McLaren, capaz de assinar os três pit stops mais rápidos do ano, incluindo um de apenas 1,91s.
Tempos excepcionais, com três paradas concluídas abaixo de dois segundos, confirmam o trabalho da equipe de Woking em buscar o limite. A velocidade pura, no entanto, deve ser acompanhada de consistência: algo que tem faltado em algumas ocasiões. Prova disso são os vários erros cometidos com Lando Norris e Oscar Piastri, especialmente na segunda metade da temporada, em episódios que também alimentaram algumas polêmicas.
Analisando os dados, e excluindo as paradas condicionadas por penalidades ou situações especiais, como no Catar, quando as equipes voltaram todas ao mesmo tempo, a Scuderia registrou uma média de 2,4 segundos por pit stop. Um resultado que o mantém abaixo da meta de 2,5 segundos estabelecida pelas equipes como referência.
Prática de pit stop da Scuderia Ferrari
Foto de: Dom Gibbons / LAT Images via Getty Images
Além disso, ao longo da temporada, os mecânicos da Ferrari ultrapassaram o limite de 3 segundos em apenas oito dos cerca de 60 pit stops. Um número significativo, considerando que 3 segundos é o limite máximo ideal: não apenas pela velocidade de execução, mas também pelo impacto que pode ter em um nível estratégico.
Uma constância que também se reflete em um nível prático, nos pit stops mais rápidos do ano: no ranking dos dez melhores pit stops da temporada, a Ferrari aparece em três ocasiões, em pé de igualdade com a McLaren e a Red Bull. O recorde foi alcançado com três paradas de 2,0 segundos, em Mônaco, Arábia Saudita e Abu Dhabi.
A consistência da Ferrari nas paradas nos boxes é o resultado de investimentos destinados a diminuir a diferença em relação aos rivais: desde 2023, foram introduzidas pistolas pneumáticas de última geração com tiras de LED para monitorar o desaparafusamento e o aparafusamento, enquanto no lado humano há mais de mil testes durante as férias.
Os dados coletados pelos sensores permitem que os técnicos analisem todas as etapas do intervalo, garantindo que cada mecânico esteja pronto para rodízios e mudanças de função. Este ano, a Ferrari terminou com 559 pontos, apenas dez a menos do que o recorde da Red Bull de 2024, embora tenha havido duas corridas a menos na época.
Treino de pit stop da Scuderia Ferrari
Foto de: Dom Gibbons / LAT Images via Getty Images
Ampliando a comparação, a McLaren teve uma média de cerca de 2,8s por pit stop, permanecendo abaixo do limite. O que pesa, no entanto, são os inúmeros erros: em nada menos que 27 ocasiões, a equipe de Woking excedeu três segundos para concluir a parada, excluindo as penalidades. Um número importante quando comparado aos oito da Ferrari.
No caso da Mercedes, o tempo médio para uma parada é de cerca de 2,71 segundos, enquanto na Red Bull esse tempo sobe para 3,10s. A equipe de Milton Keynes, no entanto, é afetada pelos inúmeros erros cometidos durante a temporada, com pit stops que, em algumas ocasiões, ultrapassaram até mesmo dez segundos.
Classificação DHL Fastest Pit Stop Award 2025
| Posição | Equipe | Pontos |
| 1º | Ferrari | 559 |
| 2º | McLaren | 410 |
| 3º | Red Bull | 362 |
| 4º | Racing Bulls | 353 |
| 5º | Mercedes | 253 |
| 6º | Sauber | 195 |
| 7º | Alpine | 99 |
| 8º | Williams | 84 |
| 9º | Aston Martin | 56 |
| 10º | Haas | 53 |
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