F1: FIA confirma quatro zonas de DRS para o GP da Austrália

Pista reformulada do Albert Park terá dois pontos de detecção, com cada um valendo duas aberturas da asa móvel

The grid as seen from above prior to the start

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Surgiu mais cedo nesta semana a informação de que a Fórmula 1 planejava colocar em prática zonas adicionais de DRS no Circuito de Albert Park após uma imagem do novo mapa do circuito ser exibida no site da categoria. Agora, a FIA confirmou que o GP da Austrália contará com quatro zonas de ativação da asa móvel.

Isso é algo inédito para a F1 já que, até então, o recorde de zonas de DRS em uma mesma pista era de três. A versão anterior do Albert Park, cuja última corrida foi realizada em 2019, contava com três ativações: na reta principal, entre as curvas 2 e 3 e entre as 12 e 13, no início do terceiro setor.

Leia também:

O layout da pista de Melbourne sofreu mudanças significativas para a corrida deste ano, incluindo a remoção da chicane nas curvas 9 e 10 para criar praticamente uma reta-curva na curva 8 antes da chegada na nova 9 e 10.

A quarta zona de DRS está neste trecho, com o carro indo para a esquerda antes de entrar na curva 9. A zona de detecção ficará na saída da curva seis, sendo também o ponto para a abertura do DRS entre as curvas 10 e 11.

O segundo ponto de detecção foi movido da entrada do que é agora a curva 12 para o ponto de frenagem da 13, a penúltima da pista. Isso dará aos pilotos DRS em duas áreas: a reta principal e entre as curvas 2 e 3, como em anos anteriores.

Neste ano, o DRS já se provou ser uma ferramenta poderosa para os pilotos, particularmente nas batalhas entre Charles Leclerc e Max Verstappen no Bahrein e na Arábia Saudita pela liderança. Em Jeddah, ambos os pilotos deliberadamente reduziam em certos pontos para tentar passar atrás na zona de detecção, para poderem usar a asa móvel.

Várias curvas foram expandidas no Albert Park como forma a estimular melhores corridas e criar pontos de ultrapassagem após críticas nos últimos anos. As alterações levaram a uma pequena redução da pista, de 5.303km para 5.278km, mas a corrida manterá a duração de 58 voltas.

No detalhe: o que de fato muda no Circuito de Albert Park em Melbourne?

Podcast #171 - Má fase da Mercedes indica fim de uma era na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior 'Missão de resgate' evitou que F1 vivesse pesadelo da MotoGP com atraso do frete na Austrália
Próximo artigo F1: Ferrari "esquenta" prévia do GP da Austrália com mensagem para Red Bull

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil